Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Você pretende abrir uma escola?


Se sua resposta à pergunta do título desta postagem foi sim, se você mora no Estado de São Paulo, aqui vão algumas orientações, pois talvez você seja “de fora” da Educação, ou mesmo atuando na Educação pode desconhecer as normais legais (de Lei), que tratam deste assunto.
Abaixo fonte da imagem*
Primeira coisa a fazer, antes de qualquer outra, é se dirigir ao Plantão da Supervisão de uma Diretoria de Ensino responsável pela região, onde você reside. Logo você entenderá o porquê disto!
Se pretende abrir uma escola somente de Educação Infantil, você se dirigirá à Secretaria Municipal de Educação da cidade onde reside ou onde pretende abrir a instituição, pois, neste caso, a competência para autorizar o funcionamento deste nível de ensino é da Prefeitura Municipal.
Se você pretende abrir uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio a responsabilidade é do Estado, portanto deverá procurar uma Diretoria de Ensino responsável pela Região, onde será aberta a escola. No site da Secretaria de Estado da Educação há como localizá-las: www.educacao.sp.gov.br , clique em “Central de Atendimento” e em seguida em “Localize uma Diretoria de Ensino”. Nesta página você escolhe a Diretoria de Ensino e verá o endereço dela e as cidades ou bairros da área de abrangência e as escolas.
Dito isto, por que é importante comparecer ao plantão da Supervisão de Ensino? Um Supervisor de Ensino a(o) atenderá e orientará a respeito da legislação, que dispõe sobre autorização e funcionamento de escolas/cursos e dos prazos para dar entrada na documentação obrigatória e demais providências.
A legislação que trata de autorização e funcionamento de escolas e cursos mudou em 2016, desta forma os prazos estão bem definidos e a responsabilidade do mantenedor (proprietário da escola) também.
Um erro que certos mantenedores  cometem é, ao dar entrada na documentação, protocolam uma mínima parte dos documentos exigidos, achando que ganharão tempo!
Não caia nesta!
Isto só irá prejudicá-lo, pois há certos documentos exigidos, que dependem de outras instituições, que têm prazos e procedimentos para expedição dos mesmos. Pode ser que você terá dificuldades para consegui-los em tempo hábil.
Outra coisa... não pense que se autorizam escolas a funcionar de qualquer jeito, em qualquer lugar, sem as exigências legais (da Lei).
Se você é, ou será, o proprietário cuide você mesmo da documentação, que será protocolada, após informar-se no órgão competente. Se você não tem tempo para isto, procure na sua equipe uma pessoa competente e que seja ágil e organizada para cuidar deste processo, que definirá se sua instituição será aberta (autorizada) ou não.
Outra coisa... não abra e nem funcione a escola/curso sem a publicação da autorização, pois se isto ocorrer o órgão responsável poderá cassar a escola. A cassação também ocorre, quando a escola aberta funciona sem condições, sem obedecer às leis, que disciplinam o assunto.
Pelas regras atuais (legislação atual) se o curso (Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio) foi autorizado e não começou a funcionar no prazo de dois anos, não poderá mais funcionar! Será considerado extinto!
Por que não vou elencar aqui a legislação?
Porque penso, que a visita ao plantão da Supervisão de Ensino é extremamente importante, pois lá, além de ter acesso à legislação, poderá sanar suas dúvidas em relação ao assunto.


*Fonte da imagem: https://www.contioutra.com/10-dicas-importantes-para-escolher-a-escola-onde-nossos-filhos-estudam/

#escola    #educação    #aberturaescola      #autorizaçãoescola    #aberturacurso    #autorizaçãocurso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Minha vivência com o alzheimer de minha mãe

  Vivenciamos, não todos, na família a demência/Alzheimer de minha mãe. Eu, meu marido, e um dos irmãos diariamente. Os demais o sabem, presenciam nas visitas, maiores detalhes ficam sabendo por mim, meu marido, o irmão, que mora com minha mãe. Apesar de, no início da doença, bem como nos acompanhamentos regulares com a neurologista particular fui alertada que, mesmo medicada, a doença progrediria, talvez mais lentamente devido aos remédios, mas avançaria mesmo assim. Assim está acontecendo! Até uns dois anos a memória dela estava bem melhor, mas a idade é implacável! Os neurônios estão morrendo! Com eles está indo a memória dela, a recente, mas agora também as memórias passadas. O que sobrou, por enquanto, são as memórias do passado muito distante, da infância, adolescência, juventude, porém poucas, cujas histórias já nos eram bem conhecidas, agora são repetidas diariamente. Ontem ela esteve em casa, conversou comigo, foi para a cozinha conversar e ficar com meu marido, qu...

Corações gélidos!

  Aos governantes por aí, que acreditam que em qualquer época do ano, a frequência do alunado DEVE SER perto dos 100%... Caros senhores, aqui quem vos fala é alguém que se encontra com os pés, cabeça e o coração no chão da escola, que mesmo, em anos anteriores, atuando em outras funções na educação pública, nunca deixou de ter um contato frequente e regular com unidades escolares muito diversas entre si. Dito isto, vou   abordar aqui quem são os alunos da escola pública. Temos uma clientela bem variada, desde alunos de classe média até alunos menos favorecidos financeiramente. Vou falar destes últimos! Vou falar deles, porque eles, assim como eu, sabemos o que é passar muito frio! O que é ter que acender uma tampa de tambor de ferro no chão da cozinha para fazer uma fogueira e se aquecer nas madrugadas gélidas do sul do País, para só depois poder ir para a cama e tentar dormir. Também sei o que é só ter uma coberta e precisar enrolar os pés com jornal e colocá-los dent...