Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Ano eleitoral: algumas questões para refletir!


Estamos em ano eleitoral. Mais uma vez. Mais uma vez veremos e ouviremos na televisão, na internet, nas rádios, as propagandas políticas!
Qual é o papel do publicitário contratado para estas propagandas? Querer nos vender o invendável! E quais artifícios eles utilizam para isto? Belas imagens! Escolhem um exemplo de algo, algum projeto, que tenha sido implantado, generalizando como se fosse a realidade para toda a área. Por exemplo na área da saúde escolhe-se um hospital de referência, mostram-se as belas imagens do prédio, entrevista-se um médico, que trabalhe no lugar, claro, não falará dos problemas... só das coisas boas!
Ouviremos, muito provavelmente, os candidatos, já estiveram em cargos públicos, falando do quanto são ótimos gestores! Do quanto estão preparados para administrar o Estado, o Brasil. Talvez falem também de como superaram a crise no Estado, onde governaram, “com muito trabalho, eficiência na gestão...”
Nós, cidadãos comuns, fazemos milagres com nosso salário para pagarmos a imensa carga de impostos, que nos são impostos pelos excelentes gestores públicos!
Como damos conta de pagar nossas contas? Como administramos nossos recursos, se nosso salário não sobe anualmente e nem é minimamente corrigido de acordo com a inflação anual? Como vivemos se não temos um monte de gente, que trabalhe para nós, cujos bolsos possamos “enfiar as mãos” regularmente para conseguir mais verbas?
Vou pôr aqui, dois exemplos de arrecadação de impostos, dados do Impostômetro. Quando será que o Brasil já arrecadou até hoje? E o Estado de São Paulo? O que retorna de tudo isto pra nós?
Você está satisfeito com os serviços de saúde prestados pelos órgãos estaduais? Você está satisfeito com o atendimento feito pelo SUS? Você tem facilidade para conseguir remédios nas farmácias populares? Os hospitais estão em boas condições e com todos os insumos necessários para atender a todos? Tem médicos generalistas e especialistas? Você consegue marcar consultas e exames com estes profissionais sempre que precisa e quando precisa?
E a educação? E a escola onde seus filhos estudam? Está em boas condições? A merenda escolar é de boa qualidade e possui diversidade? Tem frutas no cardápio? Tem cardápio assinado por nutricionista e exposto para consulta de todos: alunos, professores, pais/responsáveis? Há professores de todas as disciplinas? Quando eles faltam, tem professor substituto? Seus filhos estão na creche? Foi fácil conseguir vaga? Tem creche na sua cidade? Ela está funcionando?
E as estradas estaduais e federais? Como estão? Só estão razoáveis as que foram privatizadas? As que são responsabilidade dos Governos estão em péssimo estado? Cheias de buracos? Sem acostamento? Sem sinalização? Sem asfalto ou somente com um monte de remendos mal feitos? Se foram reformadas recentemente o trabalho realizado foi de boa qualidade? Ou aparecem buracos a cada nova chuva?
Estas são só algumas perguntas para que você, eleitor, avalie seus candidatos, em especial, aqueles que já governaram os Estados brasileiros, já governaram o País!

Dados comparativos do #impostometro 


01/01/2017 a 25/03/2017 - valores arrecadados no Brasil

     


01/01/2018 a 25/03/2018 - valores arrecadados no Brasil




    
  

01/01/2018 a 25/03/2018 - valores arrecadados no Estado de São Paulo








     


01/01/2017 a 25/03/2017 - valores arrecadados no Estado de São Paulo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo...

Pensamentos sobre a morte e a vida

Na minha infância convivi com pessoas idosas, sempre gostei de estar próxima de gente mais velha, mais experiente. Mesmo com esta proximidade a morte não era tão próxima, pois no interior, naquela época, as pessoas morriam, em geral, somente de velhice. Desta época lembro-me somente da morte de uma velhinha, tia de um amigo de meu pai, cujo velório fomos. Na verdade eu fui levada, não me lembro de quem foi a ideia. Eu era muito pequena, nem sei ao certo a idade que tinha. Este velório, em uma casa simples, de madeira, no sítio, rodeada de árvores. Imagine um lugar destes somente com iluminação de velas, as pessoas ao redor do caixão, pessoas chorando, se lamentando, outras falando baixinho, cochichando. Eu presenciando tudo isto! Esta cena escura, cujo local mais iluminado era um caixão de defunto. Isto me deixou de tal foram aterrorizada, que no dia seguinte tive febre! Até hoje não gosto muito de lembrar disto! Os anos se passaram, rapidamente. Há pelo menos treze anos tenho v...