Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Capela de S. Cristóvão - Serra de Botucatu: quem vai salvá-la? - PARTE II

Fiz uma postagem, há alguns dias, falando do estado deplorável, que se encontrava a Igreja de São Cristóvão, localizada na Serra de Botucatu.
Infelizmente poucos dias se passaram e o que era uma suspeita, se confirmou! Uma das paredes da igrejinha ruiu. Ela estava se separando das demais, após o telhado ter sido parcialmente (cerca de 60%) queimado.
O local continua sendo visitado por turistas!
Não tem nenhuma faixa protegendo os turistas, ou seja, impedindo as pessoas de entrar no local! Tem muito entulho, algumas pontas de ferro, o que restou do telhado, que está sustentado em duas paredes, que estão apoiadas em um parede. No mínimo perigoso!
Diante do estado desolador da Igreja fica uma pergunta, que farei novamente? Quem vai salvar o que restou dela?
Hoje estivemos lá, cedo, depois de nós outras pessoas estiveram por lá, visitando o que sobrou da Igreja e observando a maravilhosa vista, que se tem de lá!
Dá uma enorme tristeza ver os escombros! Ver os tijolos, que compunham uma parede, terem sido jogados como entulho na encosta. A Igrejinha que foi fruto do esforço de um homem, mais tarde de outros que a reformaram, não encontrou, após o incêndio homens de boa vontade, que resolvessem cuidar dela!
Temos em nossa região cerâmicas, depósitos de madeiras, arquitetos, engenheiros, pedreiros.
Tem o poder público, que segundo jornal local, faria manutenção mensal na Igrejinha.
Cerca de sete meses se passaram após o incêndio e...
... o final desta história como será?
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Minha vivência com o alzheimer de minha mãe

  Vivenciamos, não todos, na família a demência/Alzheimer de minha mãe. Eu, meu marido, e um dos irmãos diariamente. Os demais o sabem, presenciam nas visitas, maiores detalhes ficam sabendo por mim, meu marido, o irmão, que mora com minha mãe. Apesar de, no início da doença, bem como nos acompanhamentos regulares com a neurologista particular fui alertada que, mesmo medicada, a doença progrediria, talvez mais lentamente devido aos remédios, mas avançaria mesmo assim. Assim está acontecendo! Até uns dois anos a memória dela estava bem melhor, mas a idade é implacável! Os neurônios estão morrendo! Com eles está indo a memória dela, a recente, mas agora também as memórias passadas. O que sobrou, por enquanto, são as memórias do passado muito distante, da infância, adolescência, juventude, porém poucas, cujas histórias já nos eram bem conhecidas, agora são repetidas diariamente. Ontem ela esteve em casa, conversou comigo, foi para a cozinha conversar e ficar com meu marido, qu...

Corações gélidos!

  Aos governantes por aí, que acreditam que em qualquer época do ano, a frequência do alunado DEVE SER perto dos 100%... Caros senhores, aqui quem vos fala é alguém que se encontra com os pés, cabeça e o coração no chão da escola, que mesmo, em anos anteriores, atuando em outras funções na educação pública, nunca deixou de ter um contato frequente e regular com unidades escolares muito diversas entre si. Dito isto, vou   abordar aqui quem são os alunos da escola pública. Temos uma clientela bem variada, desde alunos de classe média até alunos menos favorecidos financeiramente. Vou falar destes últimos! Vou falar deles, porque eles, assim como eu, sabemos o que é passar muito frio! O que é ter que acender uma tampa de tambor de ferro no chão da cozinha para fazer uma fogueira e se aquecer nas madrugadas gélidas do sul do País, para só depois poder ir para a cama e tentar dormir. Também sei o que é só ter uma coberta e precisar enrolar os pés com jornal e colocá-los dent...