Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Era uma vez um país imaginário...

Em um País não muito longe daqui, aconteciam coisas, que contando ninguém acredita. Este lugar, dividido em estados, em cidades, como todo país, que se preza, afinal todo território precisava ter uma certa organização, hierarquia.
Mas que coisas aconteciam por lá?
Cada cidadezinha deste país, claro, tinha suas autoridades, entre elas, o prefeito. Mas o que tem de tão extraordinário nos afazeres de um prefeito? Eles dão seu expediente na prefeitura. Se reúnem com seus secretários para ver o que cada um está fazendo na sua pasta. Assinam documentos diversos. Ah, mas tem também aqueles momentos muito especiais, que os prefeitos adoram. Você saberia dizer quais são? Pense bem.... Não sabe? Aquele momento de infinito prazer, orgulho, regozijo... o momento da inauguração de obras. Pequenas, grandes, médias, novas, mais ou menos... não importa! O negócio é ser notícia! É aparecer! E como?
Neste país muito distante cada um destes prefeitos tinha suas próprias estratégias. Quer conhecer algumas?
Tinha aquele prefeito de Bofópolis, que inaugurava de tudo, até mesmo obras que não foram feitas pela Prefeitura... Contavam que certa vez ele inaugurou uma quadra de esportes de uma escola, que pertencia a outra esfera do poder público. Foi lá, chamou gente, inaugurou, tirou fotos, saiu na gazeta da região.
Havia também outro prefeito em outra cidadezinha, que andava meio em baixa, com poucas obras para inaugurar, não aparecia no jornal tanto quanto gostaria. Ele pensou, pensou, pensou... teve uma ideia! O que o povo quer? O povo clama pelo quê? Saúde e educação!
O que ele fez? Soube do feito do prefeito de Bofópolis, resolveu imitá-lo.
Foi até uma escola, de outra esfera pública, claro, mas onde tinha trânsito livre, afinal era autoridade da cidadela, verificou que a mesma estava em obras, uma reforma próxima de acabar. Na hora teve a ideia! Retornou para o seu palácio encantado, reuniu sua equipe, orientou-os. O tempo passou, não tão rápido quanto ele queria, mas fazer o que, isto ele não conseguia mudar a seu favor. Teria que esperar...
Chegou o grande dia! Convites distribuídos, muita gente reunida, pais, alunos, professores, comunidade do entorno, mídia impressa, falada e televisionada, internet, enfim todas as mídias ali, com microfones, câmeras e filmadoras a postos para gravar o grande momento. O momento muito especial da inauguração de mais uma obra. Ele, o  prefeito, foi até o palanque improvisado, distribuiu sorrisos, acenos, beijou criancinhas, senhoras idosas, quarentonas, bonitas, feias, ricas, pobres (afinal as próximas eleições não estavam tão distantes!), proferiu seu discurso, gestado por vários e vários dias. Usou as palavras que o povo mais gosta: educação de qualidade, cidadania, inserção social, e outras tantas. Inaugurou a reforma da escola. E a outra autoridade? Que outra? Ele só enxergava e ouvia a si mesmo!
Não se assustem com estas histórias! Não, elas não aconteceram em nosso País. Não, no Brasil isto não acontece! Não existem obras inacabadas. Não existem obras faraônicas inconclusas. Não existem obras caríssimas, em detrimento de outras mais urgentes e necessárias.
Não. Isto, que contei, meus amigos, só acontece em cidades imaginárias!


Aviso: Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com pessoas, fatos, lugares, terá sido mera coincidência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Prainha de Santa Albertina e Águas Claras em Santa Fé do Sul

Quando conhecemos um lugar legal, bonito, sempre queremos contar, falar como era, as qualidades, o que vimos, o que gostamos, não gostamos. Estivemos recentemente visitando um amigo, que nos levou a conhecer alguns pontos turísticos de cidadezinhas próximas à cidade onde mora. Estivemos um Balneário na cidadezinha de Santa Albertina, mas conhecido como “Prainha”. O lugar tem uma praia de água doce, limpa, do Rio Grande (divisa com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul), com quiosques com churrasqueira, um restaurante e lanchonete, além da vista belíssima. Como fomos a este lugar em um feriado prolongado, havia muita gente por lá, claro, o barulho próprio de gente de cidade grande. Carros com som ligado muito alto, ferindo os ouvidos daqueles que não queriam ouvir o tipo de música, que o sujeito gosta! Segundo nosso amigo o lugar é muito tranquilo a maior parte do tempo, pois pudemos verificar que a maior parte dos carros era de outras cidades: São Paulo, Jales, Campinas, entre outra...

Dica de excursão cultural: Fazenda Ipanema

Procuramos lugares interessantes, bonitos, com história, cultura para visitar e ampliar nossos conhecimentos. Muita gente sai de sua região em busca de grandes centros, pois tem uma visão de que na sua região, no interior, não tem o que conhecer. Ledo engano! Visitamos recentemente a Fazenda Ipanema, localizada em Iperó, próxima a Sorocaba, estado de São Paulo. Fácil acesso pela Rodovia Castelo Branco, próximo a Boituva, ou ainda entrando pela mesma rodovia rumo a Iperó. Optamos pela primeira opção. Até o trevo, entrada da cidade de Iperó, fomos por avenida asfaltada, mas daí por diante, até a Fazenda, uma simpática estrada de terra, com chácaras dos dois lados. Está em boas condições, pois não chovia há bastante tempo. Ainda por cima enfeitada por belíssimas paineiras floridas em alguns pontos! Mas o que tem pra ver na Fazenda Ipanema? Muita coisa! Só a natureza presente no lugar já é um espetáculo, além de amplos espaços para andar, ir apreciando aos pouquinhos a paisagem, os ...