Pular para o conteúdo principal

Mais informações sobre o CEEJA

Olhando a lista de minhas postagens populares, verifiquei no topo da lista aquelas mais informativas, ou seja, sobre: Encceja e Enem, CEEJA, onde encontrar documentos escolares.
Diante disto, pensei em escrever mais sobre o CEEJA, que é uma novidade na nossa região, mas que existe em outras cidades do Estado de São Paulo. Primeiro, o significado da sigla: Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos.
Esta Escola possui uma organização diferenciada, pois a presença é flexível, o que equivale a dizer, que o aluno poderá freqüentar as aulas no período da manhã, ou da tarde, ou da noite. Mas não é todos os dias da semana, nem do mês, mas há a obrigatoriedade comparecer às avaliações parciais e finais, bem como ter o registro de, pelo menos, 1 comparecimento por mês para desenvolver as atividades previstas para cada disciplina.
Quem pode cursar o CEEJA?
Alunos com 18 anos completos no ato da matrícula, o que precisará ser comprovado com documentos. Isto vale para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
A matrícula poderá ocorrer em qualquer época do ano, tanto para início, quanto para continuidade.
Mas e se o aluno já tiver estudos realizados com êxito? Segundo site da SEE (Secretaria de Estado da Educação), estes estudos poderão ser utilizados, desde que o interessado possa comprová-los. Mas quais seriam eles?
Ainda segundo site da SEE:
I - cursos de frequência flexível e atendimento individualizado, oferecidos por instituições de ensino, públicas ou privadas, inclusive de outros Estados, desde que devidamente validados pelos órgãos de competência;
II – telessalas;
III - exames destinados à obtenção de certificação de competências da Educação de Jovens e Adultos, realizados por esta Secretaria da Educação ou por instituições autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo ou de outros Estados;
IV – exames em nível nacional promovidos pelo Governo Federal (ENEM e ENCCEJA);
V - cursos de educação a distância ministrados por instituições de ensino credenciadas pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo ou por instituições de ensino de outros Estados, devidamente credenciadas e/ou reconhecidas pelo respectivo sistema de ensino e validadas pelos órgãos de competência;
VI - regime de promoção parcial no ensino regular.
Como saber se há um CEEJA na sua cidade? Tem várias formas... Você pode digitar a palavra no Google, aparecerão alguns resultados. Pode também acessar o site da SEE (www.educacao.sp.gov.br ), digitar na busca “CEEJA” e encontrará matérias relacionadas ao assunto.
Neste mesmo site, tem disponível a lista abaixo, dos 22 CEEJAS existentes, até o momento, no Estado de São Paulo:

Americana - CEEJA Profª. Alda Marangoni França
Bauru - CEEJA Presidente Tancredo Neves
Bebedouro - CEEJA Prof. Hernani Nobre
Botucatu - CEEJA de Botucatu
Campinas - CEEJA Profª. Jeanette Andrade Godoy Aguila Martins
Campinas - CEEJA Paulo Decourt
Marília - CEEJA Profa. Sebastiana Ulian Pessini
Mauá - CEEJA Prof. Valberto Fusari
Miracatu - CEEJA de Miracatu
Piracicaba - CEEJA Prof. Antonio José Falcone
Praia Grande - CEEJA Max Dadá Gallizzi
Presidente Prudente - CEEJA de Presidente Prudente
Registro - CEEJA Ricardo José Poci Mendes
Ribeirão Preto - CEEJA Profª. Cecilia Dultra Caram
São Paulo - CEEJA Dona Clara Mantelli
Santos - CEEJA Prof. Archimedes José Bava
Santos - CEEJA Profª. Maria Aparecida Pasqualeto Figueiredo
São José dos Campos - CEEJA de São José dos Campos
Sorocaba - CEEJA Prof. Norberto Soares Ramos
Taubaté - CEEJA Monsenhor Cícero de Alvarenga
Votorantim - CEEJA de Votorantim

Comentários

Gabriel disse…
Por favor! Alguém poderia me informar um tempo médio no qual consigo concluir a matéria de matemática do 3º ano do E.M.? As outras consegui eliminar pelo ENEM 2015. Só falta essa!
catléia disse…
Gabriel, você precisa ver quais as opções que existem na sua cidade e no seu Estado. Por exemplo, aqui no Estado de São Paulo, você poderia fazê-la no CEEJA, que é uma modalidade de ensino de presença flexível, onde poderia cursar somente ela.
Entre em contato com a Secretaria de Educação do seu Estado ou do seu município e se informe.
Anônimo disse…
Ola gostaria de saber quando se da início as férias d final de ano no ceeja de bauru
catléia disse…
Bom dia! Não poderei ajudá-lo. Procure o CEEJA de Bauru. Ligue para a escola e se informe lá.

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

HISTÓRIA DE ANA ROSA

Você já ouviu a música sertaneja de Tião Carreiro e Carreirinho intitulada "Ana Rosa"? Se ouviu conhece a história dessa mulher. Se não ouviu, farei um resumo da história. Ana Rosa morava em Avaré, cidade próxima a Botucatu. Como muitas jovens de sua época casou-se cedo, pois havia se apaixonado por Francisco de Carvalho Bastos, mais conhecido como Chicuta, que era muito ciumento, por isso trazia a esposa sob constante vigilância. Homem dos idos de 1880, muito machista, começou a maltratar a mulher, tanto moral quanto fisicamente. Até que um dia a jovem esposa cansou de tanto sofrer, fugiu para Botucatu, refugiando-se em um cabaré de uma mulher chamada Fortunata Jesuína de Melo. Quando o marido chegou em casa e não encontrou a mulher, ficou cego de ciúmes, procurou-a por todos os lados, até que soube que ela havia fugido e para onde havia ido. Mais do que depressa ele se dirigiu para Botucatu, onde chegou e contratou José Antonio da Silva Costa, mais conhecido por Costinha, e He…

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!!
Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra.
Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup. 
Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar. 
Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça!




Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito boa, porém vale…