Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Que pizzaria!!!


Mocinha de interior, cidadezinha pequenina. Não saía de casa! Não conhecia outro mundo além da pequena cidade, onde morava, cujos limites nunca foram ultrapassados.
A cidade, poucas casas e pequenos comércios, se distribuíam ao redor da Igreja Matriz, cuja pracinha era um dos lugares mais frequentados, pois não havia muitos outros na cidade. Durante as missas os fiéis voltavam seus olhares e sua atenção ao santo padre e ao altar, mas terminado o ritual sagrado, os olhares, atenções se voltavam para a pracinha, onde todos andavam, vagarosamente, conversando, rindo e, claro, falando da vida dos outros, afinal todos se conheciam, nada era segredo, ou melhor, nada conseguia ficar como segredo por muito tempo, logo se tornava de domínio público.
Mas e a nossa mocinha? Levava vida simples, como todos dali. Estudou nas escolas da cidade mesmo, somente a Faculdade cursou em cidade vizinha, também do interior, cujo tamanho e quantidade de habitantes não eram muito superiores aos da sua cidadezinha. O nome da cidade? Pode ser qualquer um, aquele que quiser dar, pois são tantas parecidas pelo nosso interiorzão!
A mocinha concluiu seu curso superior, uma licenciatura, claro, precisou se aventurar em outras cidades da região, afinal cada cidadezinha tem poucas escolas, como os ares do interior são mais saudáveis, ajudam a prolongar a vida, não havia muitas vagas disponíveis, portanto a nossa jovem precisou começar sua carreira no magistério em outra cidade, ora aqui, ora ali.  Foi ampliando um pouco mais seus horizontes, seu conhecimento de mundo, mas continuava um pouco ingênua.
Certa feita, trabalhando em uma destas cidades, que ela conhecia pouco, um colega professor falou para ela de uma certa pizzaria, que ficava próxima da escola. O amigo deu algumas orientações para ela chegar até lá! Ela e uma amiga, também iniciante no magistério, jovem como ela, resolveram ir conhecer a tal pizzaria, que era uma novidade para ambas, uma vez que na cidade de origem das duas não havia pizzarias.
Saíram da escola animadas, rindo, conversando e lá se foram, neste enlevamento da juventude e do ócio após um duro dia de trabalho. Noite, cidade bem arborizada, o que deixava as ruas mais escuras, escondendo um pouco as casas, prédios.
Não andaram muito. Chegaram. Entraram, observaram que estava bem cheio o lugar. Havia muita gente em pé, aguardando! Que coisa! A pizza devia ser ótima!, pensou a mocinha interiorana e  comentou isto com sua amiga. Ficaram por ali, conversando e aguardando uma mesa. Conversa vai, conversa vem e nada! Não aparecia ninguém para atendê-las. As duas mocinhas, já cansadas de tanto ficar em pé, começaram a observar os rostos das pessoas que aguardavam. Estavam todas meio tristonhas, quietas, olhar meio perdido! Ambas se olharam, riram, deram de ombros! Estavam cansados de esperar!
Depois de muito esperar, muito observar, resolveram se chegar mais próximo de um local onde as pessoas se amontoavam mais. E? Surpresa! Tinham entrado por engano no velório da cidade!!!

Comentários

Professor Gerson disse…
Muito bom! Experiência com uma dose de bom humor!
Muito bom minha querida amiga! Só um pequeno alerta para o cuidado com o português. O verbo haver no sentido de existir é impessoal!

Postagens mais visitadas deste blog

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

O que é o material dourado?

Você, internauta, sabe o que é isto? Provavelmente não. Também não deveria saber, mas uma certa escola particular da cidade colocou isto na lista de material escolar do aluno. Isto é assunto recorrente na mídia todo início de ano: o abuso das escolas em relação ao material escolar. Na semana passada já foi assunto de pauta dos jornais televisivos. Isto não foi veiculado na mídia da região, mas presenciei um pai, que estava fazendo uma via sacra pela cidade à procura do tal material. Eu estava em uma loja de artesanato, quando ele entrou, interpelou o proprietário da loja, que estava me atendendo, perguntou se ele tinha tal material. O dono da loja imediatamente disse que nem sabia o que era isto. Perguntou se eu sabia. Respondi que sim. Falei ao pai o que era tal material, onde ele poderia encontrá-lo. Mas você, leitor, sabe o que é o tal material dourado? Nunca usei este material na escola, pois não é material didático da minha disciplina, nem o utilizei quando era criança

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat