Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Sobre a greve dos professores

Acabei de ler um comentário de um internauta, de um jornal de grande circulação (on line), onde a pessoa dizia que se os salários pagos no Estado de São Paulo são tão ruins, porque todos não se demitem então; dizia ainda que as provas de mérito só comprovam o que todos sabem: a baixa qualificação do professor. O mesmo internauta dizia que professor bastaria um toque de dedos, sumiria da face da terra. Ainda dizia, que se todos os insatisfeitos se demitissem, não faltariam interessados.
Quanto a essa fala desse Senhor, quero esclarecê-lo que:
- se ele escreve uma mensagem tão bem escrita, com tanto poder de argumentação, ele passou pelas mãos de vários professores, desde o ensino fundamental até o curso superior ou pós.
- os professores que atuam nas escolas particulares, em grande parte trabalham também nas escolas públicas.
- as escolas particulares, como empresas que são (visam lucro), não pagam tão melhor assim, seus profissionais, claro que há exceções.
- professor, assim como todo ser humano, tem uma grande capacidade de adaptação, ou flexibilidade, como se chama atualmente essa habilidade. Diante disso, há professores no ensino presencial, no ensino à distância como tutores.
- dados do INEP e Censo da Educação Superior (Revista Nova Escola, ed. Jan/fev2010, pág. 69) mostram que o déficit de professores nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio é de 710 mil. 
- essa mesma pesquisa demonstra que 55% é o total de vagas ociosas nos cursos de Pedagogia e formação de professores.
- ainda a mesma pesquisa revelou que 34% dos alunos dos cursos de Pedagogia e formação de professores se evadem.
Como mostram os dados coletados cientificamente pelo INEP, caro internauta desavisado e desinformado, caso os professores em greve resolvessem se demitir todos ao mesmo tempo, não haveriam professores formados e licenciados para atuar no magistério, em especial, nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Mas, internauta, se isso ainda não o convenceu, há na mesma revista dados de pesquisa feita pela Fundação Carlos Chagas, que mostram claramente que, dos alunos estudantes de Ensino Médio:
- apenas 2% têm intenção de cursar Pedagogia ou Licenciaturas;
- 9% pretendem cursar disciplinas da Educação Básica;
- 83% (ampla maioria) pretendem prestar vestibular para disciplinas desvinculadas da carreira docente (outras carreiras);
- 6% não responderam.
A pesquisa ouviu 1.501 alunos de 3° ano do Ensino Médio em 18 escolas públicas e particulares, em oito cidades.
Essa mesma matéria fala que os principais fatores que afastam os jovens da carreira do magistério são: baixa remuneração (40% dos que consideraram fazer cursos ligados à docência).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat...

Prainha de Santa Albertina e Águas Claras em Santa Fé do Sul

Quando conhecemos um lugar legal, bonito, sempre queremos contar, falar como era, as qualidades, o que vimos, o que gostamos, não gostamos. Estivemos recentemente visitando um amigo, que nos levou a conhecer alguns pontos turísticos de cidadezinhas próximas à cidade onde mora. Estivemos um Balneário na cidadezinha de Santa Albertina, mas conhecido como “Prainha”. O lugar tem uma praia de água doce, limpa, do Rio Grande (divisa com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul), com quiosques com churrasqueira, um restaurante e lanchonete, além da vista belíssima. Como fomos a este lugar em um feriado prolongado, havia muita gente por lá, claro, o barulho próprio de gente de cidade grande. Carros com som ligado muito alto, ferindo os ouvidos daqueles que não queriam ouvir o tipo de música, que o sujeito gosta! Segundo nosso amigo o lugar é muito tranquilo a maior parte do tempo, pois pudemos verificar que a maior parte dos carros era de outras cidades: São Paulo, Jales, Campinas, entre outra...

Dica de excursão cultural: Fazenda Ipanema

Procuramos lugares interessantes, bonitos, com história, cultura para visitar e ampliar nossos conhecimentos. Muita gente sai de sua região em busca de grandes centros, pois tem uma visão de que na sua região, no interior, não tem o que conhecer. Ledo engano! Visitamos recentemente a Fazenda Ipanema, localizada em Iperó, próxima a Sorocaba, estado de São Paulo. Fácil acesso pela Rodovia Castelo Branco, próximo a Boituva, ou ainda entrando pela mesma rodovia rumo a Iperó. Optamos pela primeira opção. Até o trevo, entrada da cidade de Iperó, fomos por avenida asfaltada, mas daí por diante, até a Fazenda, uma simpática estrada de terra, com chácaras dos dois lados. Está em boas condições, pois não chovia há bastante tempo. Ainda por cima enfeitada por belíssimas paineiras floridas em alguns pontos! Mas o que tem pra ver na Fazenda Ipanema? Muita coisa! Só a natureza presente no lugar já é um espetáculo, além de amplos espaços para andar, ir apreciando aos pouquinhos a paisagem, os ...