Estamos
passando, na família, por um momento delicado, no qual um membro precisa tomar
um determinado medicamento de alto custo.
Por
conta disto precisamos nos inteirar dos procedimentos para retirada dos mesmos.
Primeiro
a pessoa passou por consulta médica, na qual foi detectada a necessidade deste
remédio. A consulta já é uma primeira dificuldade! Tentamos, pelo SUS, marcar
um geriatra! Imagine se conseguimos! Desde meados de janeiro estamos aguardando
sermos chamados para levar nosso ente querido para a TRIAGEM, para então, um
clínico geral, acredito, dizer se a pessoa de 79 (SETENTA E NOVE) anos têm o
direito a ser consultado e acompanhado por um geriatra! Absurdos das UBS! Sem a triagem o cidadão não
tem acesso à um especialista!
Voltemos!
Após
consulta médica e diversas orientações e preenchimento de alguns documentos, do
próprio SUS, para solicitação do remédio de alto custo, pensei... vai ser
simples! Ligo no local, confirmo os documentos e exames necessários e não
perderei a viagem, gastarei tempo, nem combustível! Ledo engano!
Liguei
na farmácia de alto custo, que atende nossa região, e a funcionária, que me
atendeu, disse que eu precisaria ir até o local “para pegar o processo!”. Fui! Saí do trabalho, no horário de almoço,
uma correria para pegar o processo. O que era o processo? Uma lista de
documentos e de exames! Eu já tinha os
exames e os documentos necessários, pois a médica já havia de dados informações
e orientações a respeito dos procedimentos! Não os levei, por quê? Por quê? Por
quê? Porque tinha que ir até lá para pegar o processo!
Retornei
no dia seguinte e levei os documentos, os exames! Enfrentei uma fila, claro,
fui atendida e orientada por outra funcionária!
Por
que escrevo isto?
Não
é uma crítica aos funcionários! Eles recebem ordens! Uma crítica ao sistema
público de saúde! Em tempos de internet e de divulgação de informações, por que
este tipo de informação não se encontra no site da Instituição? Ou do próprio
SUS? Se esta lista de documentos estivesse à disposição em um site, com
certeza, eu não seria mais um na fila somente para receber um papel! Uma ida
até lá teria sido evitada e alguns
litros de gasolina teriam sido poupados! As demais pessoas, que lá
estavam, teriam ficado menos tempo na fila aguardando!
Outra
coisa... provavelmente irei retirar o medicamento na segunda feira. Ouvi, na
fila, outras pessoas, que foram até lá para retirar outros medicamentos de alto
custo de ouviram o quê? ESTE MEDICAMENTO ESTÁ EM FALTA!!! Não foi dada uma previsão de quando terá o
remédio para a pessoa! Ou seja... enquanto isto o cidadão fica sem tomar o
remédio! Um tratamento que foi iniciado poderá ser perdido por ter sido
descontinuado! Muito provavelmente um avanço em relação à saúde do paciente
desaparecerá por falta do remédio necessário!
Quais os documentos necessários?
Alguns,
talvez o próprio médico fará, que são exames diagnósticos feitos por ele
durante a consulta e laudos feitos após estes diagnósticos. Dependendo do
problema de saúde relatado, poderão ser solicitados exame de imagem e exame de
sangue completo e exames de sangue
adicionais (sífilis, cálcio, potássio... entre outros...)
Documentos
pessoais do paciente (RG, CPF) e carteirinha do SUS (cópias simples)
Dica: no dia que for até a
farmácia de alto custo “buscar o processo”, leve os exames feitos, os
documentos fornecidos pelo médico, os documentos do paciente e as cópias
simples, desta forma poderá, se estiver tudo certo, entregá-los e assim evitar
uma viagem perdida...
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