Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Inesquecível D. Ziná

Em nossa trajetória de vida sempre conhecemos pessoas, que nos ensinam algo. Ensinam com seus exemplos positivos e negativos também. Se formos relembrar teremos várias histórias para contar de coisas, que aprendemos com outras pessoas, que não os nossos professores das escolas.
Não vou contar muitas destas histórias nesta postagem, mas uma delas.
Quando criança íamos muito à casa de uma tia, fosse para visitá-la, para brincar com os primos, para assistir de televisão.
Próxima à casa desta tia morava uma senhora portuguesa. A distância entre as duas casas, não era muita. Havia a casa de minha tia, outra casa de madeira, que mais tarde pertenceu aos pais do Prof. João Martins, depois ficava a casa desta portuguesa. A casa não tinha um grande quintal, como as demais da rua. Era uma casa pequena, de madeira como todas as outras, naquele tempo onde as casas de alvenaria eram coisas pra gente rica.
Esta portuguesa, D. Ziná, tinha uns móveis coloniais, escuros, altos, com mármore branco. As mesas e os criados mudos tinham mármore branco!
A casa estava sempre muito arrumada e limpa! Não havia crianças para desarrumá-la, pois ela nunca se casou. Os sobrinhos dela, ao que me lembre, já eram adultos, portanto aquelas bagunças típicas de criança não existiam por ali.
Lembro-me, que algumas vezes, passávamos na casa dela. Em uma destas vezes vi um lindíssimo caminho de mesa sobre a mesa da sala! Maravilhoso!
Eu era criança, acho, mas já gostava de #crochê, pois aprendi muito cedo com minha mãe, que era hábil e caprichosa #crocheteira. Com o tempo, o trabalho, as responsabilidades, as dificuldades financeiras, ela abandonou o amor pelas agulhas e linhas.
Eu, ou minha mãe, não me lembro bem... Alguém de nós pediu uma amostra do belíssimo trabalho de crochê, que ornava a mesa da sala da D. Ziná. Ela generosamente se prontificou a fazer uma florzinha daquelas ou duas e doar para que guardássemos. Assim ela fez!
Os anos se passaram e a simpática portuguesa se mudou da cidade. Não sei para onde. Talvez tenha ido para Paranaguá, pois ela falava muito de lá e da devoção dela à Nossa Senhora do Rocio.
O tempo também passou para mim. Houve uma época de minha vida, que fazia muitos #crochês, tanto para outras pessoas, quanto para mim. Tenho algumas coisas feitas nesta época, que ornamentam minha mesa. Um destes trabalhos é um caminho de mesa, de mais de 2 metros, que fiz seguindo a amostra de D. Ziná. Fiz com linha salmão. Acredito que um branco também ficaria lindo, mas optei pelo salmão.


Por que conto esta história? 
Porque lembrei-me dela, nesta semana, ao abrir uma gaveta da cômoda e retirar o tal caminho de mesa para enfeitar minha mesa da sala de jantar para o natal.
Esta senhora me deu algo, que, acredito, ela nem se lembre, que tenha dado. Uma simples amostra de crochê! Um presente, que se transformou em algo especial, muito especial, que carrega em si a generosidade. Ela poderia ter se negado a dar a amostrinha. Poderia ter nos “enrolado” até que deixássemos para lá e não fôssemos mais na casa dela. Ela não fez isto! Generosamente ela dispôs de uma parte do tempo dela para crochetar algumas flores e nos dar para servir de amostra pra trabalhos futuros.
Não lembro de ter feito outros destes caminhos de mesa. Talvez tenha feito, mas sinceramente não lembro mais.

Das hábeis mãos de D. Ziná saíram as florzinhas de crochê e as memórias, que aqui contei para vocês. Inesquecível, D. Ziná! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

HISTÓRIA DE ANA ROSA

Você já ouviu a música sertaneja de Tião Carreiro e Carreirinho intitulada "Ana Rosa"? Se ouviu conhece a história dessa mulher. Se não ouviu, farei um resumo da história. Ana Rosa morava em Avaré, cidade próxima a Botucatu. Como muitas jovens de sua época casou-se cedo, pois havia se apaixonado por Francisco de Carvalho Bastos, mais conhecido como Chicuta, que era muito ciumento, por isso trazia a esposa sob constante vigilância. Homem dos idos de 1880, muito machista, começou a maltratar a mulher, tanto moral quanto fisicamente. Até que um dia a jovem esposa cansou de tanto sofrer, fugiu para Botucatu, refugiando-se em um cabaré de uma mulher chamada Fortunata Jesuína de Melo. Quando o marido chegou em casa e não encontrou a mulher, ficou cego de ciúmes, procurou-a por todos os lados, até que soube que ela havia fugido e para onde havia ido. Mais do que depressa ele se dirigiu para Botucatu, onde chegou e contratou José Antonio da Silva Costa, mais conhecido por Costinha, e