Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO



Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.
                                                                                                                            


Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano.
Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação.
Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017.
Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes.
O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja frequência dos alunos é flexível, ou seja, não tem a frequência diária e horários fixos como do ensino regular.
Ele é destinado a alunos com mais de 18 anos, tanto para o ensino fundamental, quanto para o ensino médio.
No site http://www.educacao.sp.gov.br/educacao-jovens-adultos tem mais informações e uma lista contendo todos os 31 CEEJAs, que funcionam no Estado de São Paulo.


Quer mais informações?
As que existem até este momento são:
Inscrições: 7 a 18 de agosto.
Data da prova: 8 de outubro (manhã e tarde)
Para quem se destina a prova?
A prova é voltada para candidatos que não conseguiram concluir estas etapas de ensino na idade própria.
Quem pode fazer a prova?
Para certificações no ensino fundamental, o aluno deve ter 15 anos completos na data da realização da prova. No caso do diploma de ensino médio, é preciso ter 18 anos.

Locais de prova: 564 cidades (lista ainda não divulgada)

Como será a prova?
Redação + 30 itens de múltipla escolha por área, somando 120 questões
Áreas:
Linguagens e códigos = Português (questões + redação), Arte, Inglês, Educação Física
Ciências da natureza = (Ciências, Biologia, Física, Química)
Ciências Humanas = História, Geografia, Filosofia, Sociologia
Matemática
O que vai cair na prova?
O INEP (Instituto de Pesquisas Anísio Teixeira) informou que a prova terá as mesmas referências do #Enem.
Quando será publicado o Edital com todas as informações?
Publicação prevista para: 24/07.


#Encceja2017   #EliminaçãoMatérias    #Conclusão  #EnsinoFundamental  #Conclusão #EnsinoMédio

Comentários

Anônimo disse…
Olá,fiz o enceja esse ano,preciso de uma matéria pq já conclui no cesec as outras... enfim mesmo não colocando a opção de conclusão no enem 2014 e tirando uma nota superior a 450 eu posso aproveitá-la para a conclusão ??
catléia disse…
Até onde sei no enem, ao fazer a inscrição, você escolhe o que fará com a nota e é esta opção que vale.
Lika disse…
Olá, estou cursando o ensino médio, e fiz a prova do encceja neste último domingo, caso eu não tenha conseguido concluir todo o ensino médio por essa prova, mas tenha atingido a nota mínima (no caso 100 pontos) em algumas matérias, gostaria de saber se é possível eliminar (deixar de falezas durante o ano letivo) essas matérias?
Desde já agradeço.
catléia disse…
Lika, como você não informou em qual Estado mora, vou informar a opção, que teria se morasse em São Paulo. Você poderia cursar o que faltou no CEEJA, que é uma escola com presença flexível, mas o aluno preci yer 18 anos completos para cursar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.
Caso resida em outro Estado, procure a Secretaria da Educação do seu Estado ou Município e informe-se das possibulidades existentes.
Anônimo disse…
Olá eu gostaria de saber como faço para solicitar o comprovante de que eliminei algumas matérias
catléia disse…
Você encontra esta informação no edital da avaliação citada, que pode ser encontrado no site do MEC.
Unknown disse…
Consigo concluir o fundamental e o ensino médio fazendo o encceja? Ou terei que fazer a 8* série pra depois fazer o encceja pra conclusão do ensino médio?
catléia disse…
Douglas, se fizer só o médio terá a conclusão só do médio. Se pode fazer a prova e concluir os dois de uma vez só o MEC saberá responder. Ligue no 0800 do MEC e se informe!

Postagens mais visitadas deste blog

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

O que é o material dourado?

Você, internauta, sabe o que é isto? Provavelmente não. Também não deveria saber, mas uma certa escola particular da cidade colocou isto na lista de material escolar do aluno. Isto é assunto recorrente na mídia todo início de ano: o abuso das escolas em relação ao material escolar. Na semana passada já foi assunto de pauta dos jornais televisivos. Isto não foi veiculado na mídia da região, mas presenciei um pai, que estava fazendo uma via sacra pela cidade à procura do tal material. Eu estava em uma loja de artesanato, quando ele entrou, interpelou o proprietário da loja, que estava me atendendo, perguntou se ele tinha tal material. O dono da loja imediatamente disse que nem sabia o que era isto. Perguntou se eu sabia. Respondi que sim. Falei ao pai o que era tal material, onde ele poderia encontrá-lo. Mas você, leitor, sabe o que é o tal material dourado? Nunca usei este material na escola, pois não é material didático da minha disciplina, nem o utilizei quando era criança

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat