Pular para o conteúdo principal

Iluminação na fotografia

Esta semana, mais uma vez participei de uma oficina do Projeto Pontos MIS. O foco desta vez foi tratar sobre o papel da iluminação na fotografia.
Neste texto vou abordar alguns aspectos da oficina, que contribuíram para o aprendizado dos conceitos explicados pela Prof.ª Bete Savioli.
Primeiro, claro, a Professora, que é excelente especialista no assunto, trabalha na área. Professora de fotografia na USP, câmpus Maria Antonia. Trabalha com fotografia profissionalmente.
Segundo aspecto, ainda relacionado à docente, uma aula preparada com materiais visuais, que foram complementados com as explicações dela, que ampliavam a apresentação dos conceitos, bem como com a participação dos alunos.
Um terceiro aspecto, que contribui para o sucesso e aproveitamento dos alunos, é que todos estavam lá, porque gostam e se interessam por fotografia! Não pensem vocês que todos tinham mesmo nível de conhecimento, nem a mesma idade. Em geral, por serem oficinas abertas ao público, ele é sempre bem variado e com pessoas de todas as idades e níveis de conhecimento. Há alunos adolescentes, jovens, adultos, terceira idade! Destes há aqueles que vão, mas nem têm máquina fotográfica, porém querem aprender e desvendar as novas tecnologias fotográficas, as máquinas digitais. Há também aqueles que fotografam por hobby, mas que já fizeram outros cursos, participaram de outras oficinas, já usam um equipamento fotográfico profissional ou semiprofissional. Mesmo com um público tão diverso as aulas ocorrem sem sobressaltos, o respeito entre os alunos é presente o tempo todo, bem como do Professor, que vai explicando, tirando as dúvidas à medida que elas aparecem.
Nestas oficinas há uma parte teórica, depois a parte prática. Desta vez não foi diferente. Após as explanações da professora, de análises de imagens, nas quais observávamos as diferentes iluminações utilizadas e o efeito conseguido pelo fotógrafo, fomos desafiados a fotografar um objeto, na própria sala, com três tipos de iluminação diferentes. Depois deveríamos sair fora do prédio e, lá fora, com a iluminação do ambiente e os recursos da máquina, também realizar fotografias com iluminações diferentes.
Um ponto importante que, para os que não tinham ou não levaram equipamento, foram oferecidas algumas máquinas digitais comuns, mas que cumpriram seu papel. Utilizei uma destas, pois saí do trabalho, fui direto para a aula, quando saí de casa, nem me passou pela cabeça colocar uma máquina na bolsa, mas isto foi bom, pois usei uma máquina sem muitos recursos, bem diferente da minha.
Após as tarefas terem sido realizadas por todos, retornamos à sala, onde todas as fotos foram carregadas no computador e foram exibidas para todos. Este momento é muito interessante, pois temos a oportunidade de ver as opções de cada um, qual objeto escolheram, que tipo de iluminação utilizaram. O grupo se utilizou de tudo que estava à mão: materiais pessoais, como óculos, caneta, celular; objetos da sala: mouse, mesa do café, jarra de vidro com água, cadeira, luminária, bolachas... enfim cada um se utilizou de sua capacidade de observação e criatividade para transformar um objeto simples em um objeto diferenciado, por meio das escolhas feitas.
Desta oficina, pode parecer chavão, mas vou relembrar, para encerrar o texto, um conceito bem popular da fotografia, que é “fotografar é escrever com a luz!”.

Abaixo algumas fotos feitas por mim durante a oficina.






























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ENEM/ENCCEJA

Fiz duas postagens, muito acessadas, falando sobre o Enem e o Encceja, duas importantes avaliações para alunos que pretendem eliminar matérias ou o curso todo. Sempre acompanho todos os comentários postados em todas as matérias e respondo a todos. Tento fazer isto o mais rápido possível e responder aos questionamentos dos leitores do Blog, entretanto ao ler as perguntas notei que são enviadas, com um texto um pouco diferente, questões já respondidas por mim, portanto bastaria ao interessado, ler os comentários e buscar a resposta a sua questão. Sei que todos temos uma vida muito corrida, que nem sempre as pessoas dispõem de tempo para ficar lendo, por isto reúno aqui todas estas dúvidas, que organizei por assunto. Pretendo desta forma a auxiliar todos que acessam o blog em busca de mais informação e respostas para suas dúvidas. Faço isto, pois estamos novamente em tempos de Encceja, o que gera nas pessoas uma ansiedade e uma busca por maiores informações. Para aqueles que desejarem, tiv…