Escaladores e cola

Quando a gente pensa que já viu e ouviu de tudo sobre pais que superprotegem seus filhos, ouço uma manchete na TV, que não entendi direito, por isto fiquei atenta para assistir.
Além da chamada para a notícia era exibida uma imagem, que não entendi direito, tão exótica, que era. Em um prédio decadente pessoas escalavam paredes e janelas. Para quê?
O prédio era uma escola. Talvez pudéssemos imaginar, que o prédio estivesse pegando fogo, pais zelosos estivessem escalando paredes para resgatar seus filhos da morte iminente.
Não. Não era isso.
Talvez um assalto, com reféns, a polícia sem ter efetivo suficiente tenha recorrido aos populares para resgatarem crianças e jovens.
Não. Também não era o caso.
O ocorrido foi na Índia. Neste País, a exemplo de muitos outros, inclusive o Brasil, existe uma prova para alunos, que estão concluindo o Ensino Médio, só que neste caso a principal finalidade é conseguir uma vaga em uma Universidade.
Mas o que os pais estavam fazendo por lá? Atônitos? Desesperados a ponto de escalar as paredes, quebrar janelas, subir dois, três, quatro andares, escalando andar a andar, segurando-se nas paredes, janelas, parapeitos?
Ao assistir a notícia, por inteiro, fico mais perplexa ainda! Os pais dos adolescentes pularam cercas, alguns pagaram propina para os guardas, escalaram paredes, das janelas jogavam papéis, gritavam. Para quê? Para passar “cola” para seus filhos.
Não, senhores. Não era um tubo de cola tenaz. Não era um rolinho de cola Pritt. A cola em questão eram as respostas das perguntas das provas!
Quem atua na área da Educação já deve ter ouvido de tudo. Visto também muita coisa das pessoas responsáveis por educar crianças e jovens. Por exemplo, quando o Professor pede para ajudar na tarefa de casa, o responsável tem pressa de acabar, faz as tarefas pelo filho. Há aqueles que querem que o filho tire a melhor nota. Então faz o trabalho para o “pimpolho”. Acredita que, o professor, coitado, não sabe, não percebe o que o aluno é capaz ou não de fazer!
O que estes pais estão ensinando a seus filhos?
Aqui no Brasil chamamos de a “Lei de Gérson”. Qual a premissa desta lei? “Gosto de levar vantagem, em tudo, certo?”

Obs. Se você não sabe quem é o Gérson, assista o comercial no link abaixo.

Comentários