Ontem e hoje aconteceram as
provas do Enem, entre elas, a redação. Mas o que é exigido destes candidatos,
que ao fim do 3ª série do Ensino Médio prestam um exame como estes?
Na redação são avaliadas as
seguintes competências:
“Competência 1: Demonstrar
domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência
2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo.
Competência
3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões
e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência
4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção
da argumentação.
Competência
5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os
direitos humanos.”
Vamos abordar cada uma
delas. Na competência 1 não se fala em utilizar a norma padrão da língua
escrita, mas em demonstrar domínio.
Entre os significados desta palavra estão “compreensão, conhecimento, entendimento.”
Diante disto exige-se do
candidato que ele compreenda a língua portuguesa, o funcionamento dela, que
entenda este funcionamento, que compreenda seus meandros.
Conhecimento da Língua não
se aprende somente fazendo redações como treineiro, às vésperas de uma prova. O
conhecimento é muito mais que isto. Significa conhecer a Lìngua, suas regras,
suas normas, bem como saber aplica-las na escrita, nas situações de uso, no
caso em questão, a redação de um texto dissertativo argumentativo.
Na competência 2 exige-se
que o candidato compreenda qual é a proposta da redação, que saiba, ao
redigi-la, aplicar conhecimentos de várias áreas do conhecimento, ou seja, de
todas as disciplinas estudadas no decorrer de sua formação acadêmica. Isto não
se restringe apenas as três séries do Ensino Médio, mas é mais amplo.
A competência 3 está
intimamente ligada à anterior, pois somente terá argumentos, aquela pessoa que
possui conteúdo. Mas como se consegue o conteúdo. Primeiro pela educação
formal, a escola, claro, mas não somente. Este conteúdo é também conseguido por
meio de leituras diversas, sejam aquelas com o objetivo de estudar, ou aquelas
cotidianas, cujo objetivo é a informação, ou seja, a leitura de um jornal, uma
revista, um bom site, livros, entretanto não pode ser uma leitura esporádica.
Aquele que lê de vez em quando, não vai entender todo o conteúdo de um jornal
por exemplo, pois as notícias são vinculadas umas as outras, alguns fatos
aparecem no jornal diversas vezes, como é o caso das notícias internacionais,
que tratam de conflitos, guerras, que são acompanhados por longo período pelas
mídias.
A competência 4 está
interligada à primeira competência, ou seja, o domínio da norma padrão da
Língua. Como construo uma argumentação? Como faço a conexão das ideias e dos
fatos? Como organizo estas ideias de forma a categorizá-las?
Um texto dissertativo
argumentativo tem uma estrutura padrão, que é composto por introdução,
desenvolvimento, conclusão. Mas o que significam estas três partes deste texto?
A introdução será o primeiro
parágrafo, no qual serão expostos o problema e suas principais abordagens, bem
como a tese que será defendida ao longo do texto.
O desenvolvimento é composto
por dois ou três parágrafos, nos quais será defendida a tese, mas baseando-se
em argumentos, que sustentem as afirmações anteriores.
Na conclusão será retomada a
ideia inicial apresentada na introdução, de forma a reforçar o problema
discutido, mas nela deverá existir uma proposta de solução para ele ou eles.
Nela também serão retomadas as palavras-chave de cada parágrafo.
Mas e o conhecimento da
Língua vai ajudar? Claro que sim, pois no texto deverão estar presentes a
coerência e a coesão, que farão com que o texto seja inteligível, coerente, a
leitura seja fluída. Além disto, a concordância nominal e verbal, a regência
verbal, outros tantos componentes da Língua Portuguesa deverão estar presentes
no texto, demonstrando desta forma o domínio da norma culta e dos mecanismos
linguísticos necessários a este tipo de texto.
A competência 5 aparecerá na
conclusão da redação, na qual o candidato proporá soluções para o problema
apontado na introdução do texto. Esta competência está ligada às competências
dois e três, pois somente terá propostas de solução para o problema, aquele
indivíduo que tenha conhecimentos das diversas áreas e conhecimento de mundo,
que lhe possibilitem vislumbrar possíveis soluções.
Como vimos pela análise das
competências, a redação será construída no decorrer da formação acadêmica do
aluno, período no qual ele irá aprendendo e aprofundando conteúdos das diversas disciplinas, que servirão para
embasas a argumentação no texto, independente do tema proposto.
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