Arquitetura das Igrejas da Região de Botucatu

O que tem em todas as cidades? Pequenas ou grandes? Em muitas cidades pequenas elas ficam na região central, ao redor dela a cidade se desenvolveu.
Elas costumam ser o centro de reunião de muitas pessoas, seja pelos ritos que acontecem dentro dela, seja pela vida que acontece na praça. Muitos namoros começam nestas praças, outros terminam. Nas cidades pequenas continuam sendo um importante local para reunir a juventude.
Do que estou falando? Das Igrejas.
Há bastante tempo comecei a fotografá-las por fora, por dentro. Gosto especialmente do silêncio no interior delas, quando estão vazias, sem as pessoas, sem as ladainhas. Naquelas de estilo gótico o silêncio aliado à luminosidade dos vitrais torna o local especialmente convidativo para a meditação.
Por mais que andemos por este Brasil, por todas as cidades, dificilmente encontraremos uma igual à outra.  Umas são mais simples, mas mesmo assim, bonitas. Em cidades maiores há várias espalhadas pelos diversos bairros. Cada uma dela com seu estilo, sua arquitetura, claro, seu santo padroeiro.
Já vi as de Ouro Preto. Lindas. Algumas delas muito abandonadas pelo Vaticano, que não providencia a restauração, apesar de cobrar por cabeça de turista, que ingressa neste sacrossanto lugar.
Tenho fotos de Igrejas do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso.

Nesta postagem vou colocar algumas fotos das Igrejas existentes na região de Botucatu. Em cada cidadezinha tem pelo menos uma. Na cidade de Botucatu tem muitas. Não sei o total, nem tenho fotos de várias delas. 
Compartilho com vocês, leitores, um pouco destas Igrejas. Inicialmente postaria somente as Igrejas Católicas, mas há outras, de outras denominações também interessantes.

Igreja Sagrado Coração de Jesus - Botucatu  

Igreja Jesus Menino

Catedral Sant'Ana - Botucatu

Igreja São José - Botucatu

Igreja Matriz  Nossa Senhora dos Remédios - Anhembi

Igreja Matriz de Bofete

Igreja no Bairro Demétria - Botucatu

Igreja Matriz de Santa Cruz - Cesário Lange

Obs. Não autorizo a utilização destas fotografias, nem do texto, por terceiros. Caso haja interesse em utilizar um ou outro, entre em contato com a proprietária do Blog.

Comentários