Pular para o conteúdo principal

Você é um analfabeto digital?

Lendo um texto de uma colega blogueira, que se justificava o porquê de não escrever sobre tecnologia, pensei que poderia escrever, afinal tenho algum conhecimento e vivência no assunto.
Mas o que escrever?
Vou começar pelo clichê: a tecnologia está por todo lado, no seu cotidiano. Já parou para pensar nisto? Não é só a tecnologia da informática, mas todas elas. Observe ao seu redor, verifique a quantidade de aparelhos que o rodeia: TVs dos mais variados tipos e com diversas funcionalidades: entrada para USP, HDMI, AV, por aí vai. Celular: desde os mais antigos, que só eram (são) utilizados para receber e fazer ligações, até os mais modernos, que servem para isto, mas também para enviar mensagens (e-mail, What’s up, torpedo), acessar a internet, serviços de previsão do tempo, jogos, entre outros; tirar fotos, gravar voz e vídeo, calculadora, bloco de notas... e uma infinidade de utilidades ainda aparecerão!
Já foi ao banco hoje? Com certeza vai ao caixa eletrônico, utiliza os serviços oferecidos sem maiores dificuldades. Mas e aqueles que não se adaptaram, o que fazem? Durante a semana tem um estagiário do banco para ajudá-los, mas e aos finais de semana? Ficam à mercê de pessoas estranhas, que podem ser honestas, mas também podem ser oportunistas.
Conheci pessoas que se negam a ter endereço eletrônico, acessar e-mail. Aprender a usar o computador então, nem pensar!  Como conseguirão ficar distantes disto tudo?
Há cerca de dezesseis anos, quando comecei a ouvir falar termos da informática, comecei a ficar incomodada, me sentir meio “por fora”. Apareceu a oportunidade de fazer um curso de quatro dias, básico, fiz. Mas era muito básico, portanto senti a necessidade de aprender mais. Fiz um curso do pacote Office, que na época, incluía o MS-Dos. Foram quatro meses de curso, duas vezes por semana, à noite, com aulas curtas. Uma turma com gente de todas as idades, mas a maioria jovens. Em seguida comprei meu primeiro computador. Passei a utilizá-lo com frequência. Passei a trabalhar em um local, onde precisava utilizar, portanto aprendi mais, fiz outros cursos.
Hoje em dia as crianças aprendem a usar o computador em casa, na escola, até mesmo sozinhos. Mas e aquelas pessoas que têm medo? Ficarão sem aprender?
Atualmente desconhecer a informática é o mesmo que não saber ler ou escrever, ou seja, as pessoas se tornam analfabetos digitais. Mais do que negar a tecnologia, precisamos aprender a usá-la, de tal forma que ela sirva a nós, não nós a ela.



Comentários

Rafaela Valverde disse…
Gostei muito do texto e estou sempre acompanhando o blog. Bjos!

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ENEM/ENCCEJA

Fiz duas postagens, muito acessadas, falando sobre o Enem e o Encceja, duas importantes avaliações para alunos que pretendem eliminar matérias ou o curso todo. Sempre acompanho todos os comentários postados em todas as matérias e respondo a todos. Tento fazer isto o mais rápido possível e responder aos questionamentos dos leitores do Blog, entretanto ao ler as perguntas notei que são enviadas, com um texto um pouco diferente, questões já respondidas por mim, portanto bastaria ao interessado, ler os comentários e buscar a resposta a sua questão. Sei que todos temos uma vida muito corrida, que nem sempre as pessoas dispõem de tempo para ficar lendo, por isto reúno aqui todas estas dúvidas, que organizei por assunto. Pretendo desta forma a auxiliar todos que acessam o blog em busca de mais informação e respostas para suas dúvidas. Faço isto, pois estamos novamente em tempos de Encceja, o que gera nas pessoas uma ansiedade e uma busca por maiores informações. Para aqueles que desejarem, tiv…