Tenho participado, há um bom
tempo, de entrevistas, seja como candidata a uma função ou como entrevistadora, neste último caso, há menos tempo,
entretanto tenho aprendido muito com ambas as experiências.
Quero compartilhar aqui, o
que tenho aprendido com isto, quem sabe ajudar pessoas que passarão por estas
situações na Educação.
As orientações que darei
aqui, não estão em manuais, mas são frutos das minhas vivências profissionais,
que foram (são) todas elas nesta área.
Quando falamos em
entrevistas e dinâmicas, acabamos nos lembrando de empresas particulares, mas
tanto para estas, quanto para as públicas, certas coisas são válidas.
Primeira pergunta que
devemos nos fazer é:
- o que sei desta
cargo/função que vou pleitear? - o que vivi, na vida profissional, que possa me auxiliar nesta nova função?
- o que os profissionais, que já atuaram (atuam) neste cargo, fazem no seu cotidiano profissional?
Para a primeira questão é
preciso pesquisar e estudar. Se é uma função que já existe há algum tempo ou
mais recente, existem publicações oficiais, que tratam disto. Surge daí uma
nova questão: onde encontrá-las?
Para esta questão existem
diversas respostas. Você pode simplesmente digitar o nome da função no buscador
Google ou outro de sua preferência, ver entre os
resultados, selecionar alguns, ler, ou seja, se informar.
Você pode ainda pesquisar no
site da Secretaria de Educação, ou ainda
nos sites das Diretorias de Ensino. Neste caso, basta acessar o Google,
digitar “Diretoria de ensino de ...”,
colocar o nome da cidade ou bairro. Nas cidades maiores há mais de uma
Diretoria, como é o caso de São Paulo, Campinas. Nas cidades da região
metropolitana de São Paulo, isto já não ocorre, é uma Diretoria por cidade, mas
se você for do Interior, a história muda, pois é uma Diretoria que é
responsável por várias cidades.
Mas quais documentos
procurar? A Secretaria de Estado da Educação
publica suas orientações por meio de Resoluções, Comunicados. Cada Resolução
tem um número diferente e um ano de publicação, mas há sites de Diretorias,
onde elas estão organizadas por assuntos, como é o caso da Diretoria de Ensino – Região de São Vicente.Para a segunda questão tente rememorar o que já fez, mesmo que na docência, mas que possa ser utilizado ou socializado com os demais profissionais. Uma boa dica é elaborar um memorial de formação, no qual você vá escrevendo sobre sua experiência profissional, pois desta forma terá tudo isto bem “fresquinho” em sua mente.
Para a terceira questão basta se lembrar dos profissionais, que conhece ou conheceu, que atuaram nesta função, verificar o que faziam, como faziam, porém mesmo fazendo esta análise, não deixe de atender às orientações da primeira questão. Feito isto, compatibilize o que a orientação da SEE diz e o que o profissional faz, que pode ser uma boa experiência, que poderá ser citada como exemplo, até mesmo para evidenciar o que você conhece desta função para a qual está se candidatando.
Já realizou tudo isto? Se a
função for na escola X? O que fazer?
Atualmente as escolas se voltaram,
devido ao IDESP criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2008, para
indicadores internos e externos. Não tem a mínima ideia do que é isto?
Pesquise! Comece acessando o site da SEE e procure em “projetos e programas” o
IDESP e leia as informações que estão disponíveis lá, em especial, o boletim da
Escola onde pretende atuar nesta nova função. Neste boletim tem diversas
informações sobre cada Escola. Leia, estude, entenda!
Estamos falando de
indicadores... Mas e os indicadores internos da Escola? Você sabe o que são?
Onde estão? Em quais documentos oficiais da Escola?
Os indicadores internos são
obtidos por meio das avaliações realizadas pelos professores, pela frequência dos
alunos, ou seja, estão nos Diários de Classe, nas papeletas bimestrais, estas
últimas podem estar coladas em um documento chamado consolidado ou ainda
digitadas. Nestes documentos os dados estão dispersos, portanto precisam ser reunidos, trabalhados. Em geral, os professores coordenadores realizam esta reunião de dados, montam gráficos bimestrais de resultados da escola, os mesmos são comentados e discutidos em reuniões, sejam de planejamento, de ATPC.
Resumindo... é preciso se
informar! Ler, estudar, se atualizar!
Uma boa dica é ler o edital
da vaga, do processo seletivo, verificar também a legislação citada no
documento, pois ela embasa o processo, bem como trata das atribuições e
requisitos deste profissional.
Você pode também tentar encontrar o site ou blog da Escola, pois poderá conhecer melhor a instituição, projetos que ela desenvolve, até mesmo encontrar os indicadores da escola à disposição para consulta pela Comunidade seja ela a da própria escola ou a da web.
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