Pular para o conteúdo principal

Santa Maria e fiscalização de obras pelo País a fora...


Todo começo de ano temos catástrofes ambientais, pois recomeça o período de chuvas, característica do verão em algumas regiões ou o chamado “período das águas” em outros. Isto é sabido por governantes, moradores das encostas, cidadãos comuns, mesmo assim acontecem mortes devido a estas causas.
Neste ano todo o Brasil volta sua atenção para Santa Maria, RS, onde aconteceu um grande número de mortes de jovens, que festejavam em uma boate conhecidíssima da cidade.
A mídia divulgou, há alguns dias, uma notícia de que alguns prefeitos começaram a fazer uma “varredura” das casas de shows de suas respectivas cidades. Mas isto não deveria ser feito normalmente? Não faz parte do papel deste órgão público a fiscalização de obras, sejam elas pequenas ou grandes? Para que existem então as Secretarias de Obras ou similares? O que fazem os fiscais, que deveriam fiscalizar? Se não há o número de fiscais necessário para realizar tal trabalho em todo o município, por que o poder municipal não toma providências?
Muito provavelmente, você, leitor já passou por uma situação parecida com a que vivi. Iniciei há alguns anos uma construção. Cumpri os trâmites legais: croqui da obra, planta do imóvel assinada por Arquiteto aprovada na Prefeitura do município.
A obra foi iniciada, devido à fatores financeiros foi sendo feita aos poucos, em etapas, que duraram alguns anos. No começo até esperava a visita de um fiscal da Prefeitura do município. Nada! A arquiteta, que contratei, acompanhou o início da construção, orientou o pedreiro.
Foi feita a primeira etapa, fundações e a garagem, somente a parte “grossa”, sem acabamentos. Parei para tomar fôlego e poder recomeçar. Tempos depois, a obra foi recomeçada. Foi feito um andar, que foi concluído devido à urgência da mudança. Após a mudança, sem os gastos mensais com aluguel, nem outros gastos com a obra, mais um tempo, mais um respiro, mais um ou dois anos, foi feito mais um andar ( o último!), este ficou mais um tempo sem o acabamento... claro!
Neste longo período não recebemos a visita do fiscal para fiscalizar o andamento da obra. O cidadão só apareceu, quando solicitamos o “habite-se”. Claro, neste momento, achou defeitos, disse que a casa estava “torta” no terreno, mas não observou, que havia uma casa antiga, de mais de 30 anos, que foi construída meio na “transversal”, isto se refletiu nas casas mais novas.
Na ocasião questionamos o fato de verificar determinadas casas e outras não. A resposta foi “Para a prefeitura esta casa, a antiga de 30 anos, não existe. A gente só fiscaliza o que dá entrada de pedido de habite-se.”
Isto me faz lembrar certas comunidades, onde as pessoas vão chegando, construindo barracos, que mais tarde se tornam sobrados, construídos sem orientação, nem fiscalização.
Depois ouvimos notícias de catástrofes alarmantes de barrancos, que desbarrancaram levando casas, móveis e vidas. Morros que se derreteram como sorvete no sol quente, não deixando tempo para ninguém sair, soterrando adultos, jovens, crianças, vidas, sonhos.
Até quando ficaremos procurando culpados para as catástrofes? Quando vamos começar a nos prevenir, realizando o trabalho que deve ser realizado?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ENEM/ENCCEJA

Fiz duas postagens, muito acessadas, falando sobre o Enem e o Encceja, duas importantes avaliações para alunos que pretendem eliminar matérias ou o curso todo. Sempre acompanho todos os comentários postados em todas as matérias e respondo a todos. Tento fazer isto o mais rápido possível e responder aos questionamentos dos leitores do Blog, entretanto ao ler as perguntas notei que são enviadas, com um texto um pouco diferente, questões já respondidas por mim, portanto bastaria ao interessado, ler os comentários e buscar a resposta a sua questão. Sei que todos temos uma vida muito corrida, que nem sempre as pessoas dispõem de tempo para ficar lendo, por isto reúno aqui todas estas dúvidas, que organizei por assunto. Pretendo desta forma a auxiliar todos que acessam o blog em busca de mais informação e respostas para suas dúvidas. Faço isto, pois estamos novamente em tempos de Encceja, o que gera nas pessoas uma ansiedade e uma busca por maiores informações. Para aqueles que desejarem, tiv…