Pular para o conteúdo principal

Escrevendo, errando e rindo...


Você, leitor, atento, perspicaz, deve ter visto e lido alguns absurdos por aí. Absurdos que aumentam a cada dia, quanto mais aumenta o número de pessoas que acham legal usar termos em inglês para exprimir uma ideia.
Aliás isto não é novidade! Há muito tempo a nossa língua incorpora palavras de outras línguas, transforma-as e as “engole”, aportuguesando-as, passando assim a fazer parte do nosso vocabulário, nosso léxico de cada dia.
Mas enquanto isto não acontece, enquanto continuamos usando palavras inglesas, sem ao menos sabermos escrever direito o nosso bom, bonito e riquíssimo português, continuaremos lendo absurdos. Quer alguns exemplos?
Vamos a eles...
Certo jovenzinho recém matriculado na Faculdade, preenche sua primeira ficha, com o nome de seu curso. Muito empolgado (talvez), sapeca na ficha: “Letras – Licenciatura Premium”. Sacou?
Os casos não param por aí. Em outra ficha, de outro assunto, poderíamos dizer que era uma ficha de compra de aparelho eletrônico, o jovem vendedor, ao escrever o nome do aparelho, em inglês, registra que o cliente comprou um “home teacher”. Será que seria um professor que leciona em casa?
Mas nas casas de vendas de equipamentos ou talvez um posto de gasolina, também tinha um vendedor desatento, apressado, que instalou alguns itens em um automóvel. Ao fazer a nota fiscal, escreve entre os demais itens: instintor.
O caro, atento, leitor saberia me dizer o que é um instintor? Seria um objeto para apagar os instintos selvagens dos compradores?
Você conhece alguns outros assassinatos da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa?
Pode enviar seus comentários, sugestões... vamos enriquecer (ou empobrecer) nossos conhecimentos sobre as Línguas ou nos divertir um pouco, afinal rir ainda é um bom remédio...

Obs. Qualquer semelhança com fatos, pessoas e palavras terá sido mera coincidência, pois esta é uma obra de ficção!

Comentários

Ivan Leite disse…
Muito Bom! Bem engraçado também. Gostei!!!
Mada Ponce disse…
Os "institores" podem, quem sabe, apagar o fogo de alguma paixão!!! hehehehe
Gostei muito do texto!Infelizmente, são momentos e palavras que vivenciamos todos os dias e temos que engolir... abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

Documentos escolares: onde encontrá-los?

Muito já se falou a respeito da internet. Que é uma boa ferramenta. Que é perigosa, em especial para crianças, que ainda não têm senso para perceber o perigo. Além disto, já se falou também da infinidade de informações que temos acesso pela net. Vamos falar, neste texto, deste último ponto. Como ter acesso a esta infinidade de informações, chegando até a informação que se deseja. Por meio deste blog, sempre recebo perguntas de internautas sobre alguns textos, alguns assuntos, que abordei em outras postagens, pedindo maiores informações. Ontem recebi um destes questionamentos, que pedia mais informações sobre o CEEJA. Deste questionamento surgiu a ideia desta postagem. Como a pergunta era relacionada à Educação, irei tratar, nesta postagem, disto... Onde conseguir maiores informações a respeito de: escolas, históricos, documentos antigos, etc... etc... Vou focar, nesta postagem, as informações relacionadas ao Estado de São Paulo, pois cada Estado da Federação tem uma Secretaria de Educação…