Imagens de cinegrafista amador


Com certeza, você, internauta já leu esta expressão. Mas quem é o cinegrafista amador? Por que não aparece o nome dele?
O cinegrafista amador é uma pessoa comum, como eu, como você. Comum no sentido de não ter um curso específico de cinegrafista, de fotógrafo, ou outro qualquer ligado às mídias. 
Mesmo não possuindo um curso específico, onde pudesse ter obtido conhecimentos a respeito da captação de imagens e sons, ele tem em mãos uma câmera digital, que fotografa e filma, ou ainda um celular, que também tem estas funções. Além de ter estes aparelhos comuns e acessíveis nos dias de hoje, ele tem algo mais... a sorte de estar em um determinado local, em um momento especial, onde algo importante digno de ser  fotografado ou filmado aconteceu.  Neste momento não havia ninguém da grande mídia presente, pois são muitos, mas não são onipresentes. É neste momento de ausência da grande mídia e de seus profissionais, que entra o cinegrafista amador.
Qual o reconhecimento que ele tem do trabalho que realizou? Apenas isto, a citação na foto ou no filme, exibido na mídia televisiva, com estes dizeres “Imagens de cinegrafista amador”.
Será que o fato de ser amador, tira a importância do fato que ele presenciou e registrou? Se este fato, ser amador, tirasse o mérito do “furo” da imagem ou do filme por que então a mídia televisiva ou impressa veiculou as imagens deste desconhecido sem qualificação?
Senhores diretores de jornais impressos e televisionados, já está mais do que na hora de CITAR A FONTE DA IMAGEM ADEQUADAMENTE: imagens do cinegrafista amador “fulano de tal”. Mesmo que ele receba financeiramente pela imagem, ele continua sendo o “cara” que estava na hora certa, no lugar certo, teve aquele “insight” e registrou um acontecimento, que, pela sua importância ou novidade, mereceu estar no Jornal Nacional, no Jornal da Record, no Estadão, na Folha de S. Paulo...
Qual a sua opinião, leitor, a este respeito? Já enviou algum vídeo para a mídia? A fonte foi citada? Seu nome foi citado?

Comentários