Bienal do Livro de São Paulo


Você já foi? Eu já. Algumas vezes. Já fui assistir palestras enquanto funcionária da Secretaria da Educação, já fui enquanto cidadã levando uma sobrinha pela mãe (atualmente leitora apaixonada!), já fui como professora inscrita em atividades da Sala do Professor, já fui como coordenadora com ônibus cheio de alunos, fui recentemente acompanhando uma de minhas ex-alunas, cujo texto foi publicado em um livro!
Cada vez foi especial. Esta última quando fui com minhas alunas, que participaram de uma tarde de autógrafos com outros alunos e alunas, em um evento movimentado no stand da Secretaria foi muito especial para mim e para elas. Para mim porque pude vê-las participando ativamente de uma atividade relacionada a livros na Capital do Estado. Para elas também foi muito, muito especial, primeiro porque elas não haviam saído do interior, segundo porque ambas muito tímidas, pouco falavam em sala de aula. Aí estava a grata surpresa! Durante esta atividade foi solicitado que os alunos presentes dessem depoimentos falando dos seus textos. E um a um foram falando. Com microfones ligados, filmadoras, máquinas fotográficas registrando tudo. Pensei: estas meninas não vão se propor a falar, são tão tímidas, tão quietas! Quando de repente uma delas ergueu a mãozinha e pediu para falar. E falou! Falou muito bem, como se já tivesse passado por situação semelhante antes. Só isto já valeu a pena! Ela venceu sua timidez e conseguiu falar em público, uma sala cheia de alunos das mais variadas idades e cidades, adultos, professores, Coordenadores das Coordenadorias da Secretaria da Educação.
Estas duas meninas voltaram diferentes! Muito diferentes de quando saíram de suas casas. Conheceram um outro mundo. Um mundo de literatura, de livros, da língua escrita, falada, vivenciando situações de letramento. Mais que isto, atuaram na realidade que estavam vivendo naquele momento.
Passearam em diversos stands das editoras grandes e pequenas, mas como co-autoras de um livro e com a auto-estima muito, muito elevada.
Mesmo que elas não participassem disto, como muita gente que visita a Bienal, mas que visitassem cada exposição de livros, folheassem, cheirassem, enxergassem as belas imagens, as diferentes texturas dos livros, tamanhos e suportes... sim porque agora tem os digitais, que ficam nos tablets e i-pads. Mesmo assim sairiam diferentes!
E você, leitor, qual sua experiência com a Bienal do Livro? Já foi?  Não? Vá, leve seu filho, neto, sobrinho, amigo.
Não sabe onde será?  Abaixo todas algumas informações...

22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

De 9 a 19 de Agosto de 2012
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021 São Paulo - SP
ATENÇÃO: Ao participar da Bienal Internacional do Livro, VISITANTES e EXPOSITORES estão cientes e concordam que fotos e filmagens feitas durante o evento poderão ser utilizadas pelos organizadores para promoção do setor e do evento

Como chegar:

Informações sobre a Bienal – Fonte: : http://www.bienaldolivrosp.com.br/A-Bienal/Apresentacao/

Comentários