Pular para o conteúdo principal

Medidas para melhorar o Meio ambiente e as sacolinhas plásticas

Recentemente foram iniciadas no país todo campanhas contra as sacolinhas plásticas, que, até então, eram distribuídas nos supermercados, lojas, farmácias, etc. Nos supermercados serviam para armazenar nossas compras, chegando as nossas residências serviam para os mais diversos usos, um deles a embalagem do lixo.

Houve um prazo inicial para acabar com a distribuição, depois  o prazo foi postergado. Agora nos supermercados, até mesmo em lanchonetes, não são mais distribuídas as sacolinhas. Muitas pessoas já internalizaram o novo hábito, levam sua sacola retornável ao mercado, onde há diversas opções de sacolas à venda.

Não sou contra a que isto aconteça, mas acredito que caibam algumas reflexões. Se o intuito é cuidar do meio ambiente, o que os municípios brasileiros estão fazendo para acabar com os lixões?  Está sendo implantada em todo o território das cidades a coleta seletiva? O esgoto de toda a cidade é coletado e tratado?

Eu morava em uma cidade de grande porte, onde havia um aterro sanitário, cooperativas  de coletores que eram beneficiadas com a coleta seletiva, que acontecia duas vezes por semana em toda a cidade, projetos educacionais relacionados à preservação do meio ambiente em órgãos municipais, como o viveiro de mudas, serviço de água e esgoto, aterro sanitário.

Atualmente moro em um município menor, mas que também, como todos os outros, aderiu, por força de lei, à campanha das sacolinhas, entretanto na cidade não há coleta seletiva implantada na cidade, as cooperativas de coletores não dão conta de coletar o lixo, mesmo que você separe, tenha uma boa quantidade, eles não retiram. Os coletores que passam de porta em porta, não coletam tudo que você separa, querem somente os materiais mais caros, como as latinhas de alumínio. Já separei materiais durante muito tempo, deixei-os limpos, armazenados em um cômodo ocioso da casa... Arrumei um grande problema, pois a cooperativa existente veio buscar somente uma vez, na outra liguei, agendei, ninguém apareceu. Coletores que passaram no bairro? Marquei com uns três ou quatro em diferentes dias e horários... nenhum apareceu... Conclusão: fomos descartando aos poucos no lixo normal.

Nesta cidade há um lixão enorme, cujo volume só aumenta. Fica fora do perímetro urbano, mas é uma verdadeira montanha, que só tende a aumentar devido a falta da coleta seletiva na cidade.

Este é só um exemplo, mas tenho certeza que na maioria dos municípios do Brasil, o panorama não seja muito diferente.

Isto posto, retomo minhas perguntas...  quem se habilita a respondê-las?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

Documentos escolares: onde encontrá-los?

Muito já se falou a respeito da internet. Que é uma boa ferramenta. Que é perigosa, em especial para crianças, que ainda não têm senso para perceber o perigo. Além disto, já se falou também da infinidade de informações que temos acesso pela net. Vamos falar, neste texto, deste último ponto. Como ter acesso a esta infinidade de informações, chegando até a informação que se deseja. Por meio deste blog, sempre recebo perguntas de internautas sobre alguns textos, alguns assuntos, que abordei em outras postagens, pedindo maiores informações. Ontem recebi um destes questionamentos, que pedia mais informações sobre o CEEJA. Deste questionamento surgiu a ideia desta postagem. Como a pergunta era relacionada à Educação, irei tratar, nesta postagem, disto... Onde conseguir maiores informações a respeito de: escolas, históricos, documentos antigos, etc... etc... Vou focar, nesta postagem, as informações relacionadas ao Estado de São Paulo, pois cada Estado da Federação tem uma Secretaria de Educação…