O que é o material dourado?


Você, internauta, sabe o que é isto? Provavelmente não. Também não deveria saber, mas uma certa escola particular da cidade colocou isto na lista de material escolar do aluno.
Isto é assunto recorrente na mídia todo início de ano: o abuso das escolas em relação ao material escolar. Na semana passada já foi assunto de pauta dos jornais televisivos.
Isto não foi veiculado na mídia da região, mas presenciei um pai, que estava fazendo uma via sacra pela cidade à procura do tal material.
Eu estava em uma loja de artesanato, quando ele entrou, interpelou o proprietário da loja, que estava me atendendo, perguntou se ele tinha tal material. O dono da loja imediatamente disse que nem sabia o que era isto. Perguntou se eu sabia. Respondi que sim. Falei ao pai o que era tal material, onde ele poderia encontrá-lo.
Mas você, leitor, sabe o que é o tal material dourado?
Nunca usei este material na escola, pois não é material didático da minha disciplina, nem o utilizei quando era criança, porque raramente os professores usavam algum recurso adicional para ensinar, além do giz e lousa.
Conheci o material dourado, em uma escola de Ciclo I (antigas 1ª a 4ª série). Nesta escola havia muito deste material guardado, pouco utilizado pelos docentes.
Mas para que serve tal material? Em qual disciplina é utilizado? É material de uso do aluno ou de uso da escola?
O material dourado nada mais é do que uma caixa de madeira, onde estão organizados cubinhos de madeira separados ou unidos em quantidades para ensinar unidade, dezena, centena, milhar. Este material é indicado para as crianças que estão na fase concreta de aprendizagem, na qual precisam manusear objetos, vê-los, para conseguir aprender determinados conteúdos, em especial, os matemáticos.
No blog abaixo há um material dourado virtual, que poderá ser interessante para a criança, que goste de computador e de jogos.



Comentários