Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM





Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.

Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.

Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática). Se prestar prova para todas as áreas, mas só for aprovado em uma, terá que fazer as demais no próximo ano, assim sucessivamente até eliminar todas. Se o candidato não estiver atualizado, poderá demorar anos! Atendi um candidato que estava há sete anos eliminando o Ciclo II! Se ele tivesse cursado um supletivo presencial teria terminado em dois anos ou um pouco mais. É preciso que o candidato avalie o que é mais interessante para ele.

Se a pessoa pretende eliminar o ensino médio, uma péssima notícia: não existe mais a eliminação de matérias para este nível. Atualmente há o ENEM, onde,no ato da inscrição, o candidato opta por usar a nota para concluir o ensino médio ou para conseguir uma bolsa de estudos pelo Pro-Uni.

Em ambos os casos as inscrições são feitas diretamente no site do Ministério da Educação, MEC: www.mec.gov.br . Ao fazer a inscrição o candidato deve anotar (e guardar) o login e a senha para acompanhar datas, resultados. Muito importante também é acessar este site, o do MEC, para se orientar sobre datas e prazos para inscrição, pois se perder em um ano, somente poderá se inscrever no próximo ano. Quando o assunto é ENEM saem matérias nos jornais, na TV e propagandas institucionais, mas sobre o Encceja não há toda esta divulgação, portanto informe-se!

Atente para o fato de que, no ENEM, se o candidato for reprovado em redação, automaticamente é reprovado na área de Linguagens e Códigos, que inclui as matérias: Língua Portuguesa, Inglês, Arte, Educação Física.

Se você quer se preparar para esta avaliações, poderá acessar o site do MEC e "baixar" para o seu computador provas de anos anteriores, com as quais poderá treinar, responder as questões, ler os temas de redação e tentar fazê-la de acordo com as orientações da prova. Se conhecer um professor de Português, poderá pedir para ler seu texto, orientá-lo para melhorar sua produção. Para fazer uma boa redação é importantíssimo que o candidato esteja atualizado, seja um bom leitor, também goste de escrever.

Mas o que é estar atualizado?

Os temas de redação normalmente tratam de assuntos da atualidade do Brasil e do Mundo, portanto procure ler jornais, revistas, podem ser jornais da internet mesmo, mas leia assuntos relacionados à política nacional e internacional, ciências. Você terá um panorama disto ao ver os temas das redações do ENEM dos anos anteriores. Há alguns sites que trazem exemplos de redações corrigidas, nas quais são comentados os principais erros e sua correção. O UOL é um deles. Acesse o site: www.uol.com.br , procure no menu lateral: educação, enem. Interessante notar, quando acessar ENEM 2011, há na página um "guia de estudos" (na barra lateral) com diversos assuntos: atualidades, banco de redações, dúvidas de português, etc.
Estude! Se prepare! Boa sorte!!!
E você, que quer fazer o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) do Ciclo II, deve estar se perguntando: e eu? Onde encontro as orientações que preciso?
Primeiro é bom saber que esta avaliação não é para o aluno que está na idade certa, estudando na série correta. No site http://encceja.inep.gov.br/  há a delimitação do público-alvo "... é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada para aferir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extra-escolar."
Neste mesmo site há também todas as informações a respeito da avaliação, materiais de estudo, provas de anos anteriores, gabaritos.
O que disse a respeito do enem, vale também para o ENCCEJA: informe-se! Acompanhe as notícias no site acima. Esta avaliação costuma acontecer no início do ano, mas não confie, fique atento!!! Ninguém irá avisá-lo a respeito de inscrição, prazos, nada!
Lembre-se vivemos a era do conhecimento!
Este texto é uma forma de ajudá-lo a procurar a informação no lugar certo!
Sucesso para você!!!


Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
jobersilva disse…
Olá, minha esposa passou em todas as matérias do Encceja 2013, mas, infelizmente obteve 4.5 em Redação, existe alguma possibilidade dela fazer somente essa Disciplina em algum Curso particular ou do Estado para eliminar e conseguir aprovação. Até porque no site do INEP/Encceja diz o seguinte:
Compete às Secretarias Estaduais de Educação que aderiram ao ENCCEJA 2013 definir os procedimentos complementares para certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental com base nos resultados do Exame e certificar seus participantes!!!
Enfim, teria alguma chance em conseguir a Certificação ou não??? até porque é uma situação muito complicada, porque os candidatos não puderam nem ficar com o gabarito ou rascunho das provas para poderem acompanhar o resultado e conferir seus acertos e erros.
Disseram-me que ela poderia pedir revisão da Redação!!!
Um abraço, Jober B. da Silva
catléia disse…
Jober, boa noite!
Vi o comentário, que deixou no meu blog. A respeito dos seus questionamentos, segundo informações do site do Inep, ao ser reprovada em redação, sua esposa automaticamente foi reprovada em toda a área de Linguagens e Códigos, portanto precisará fazer novamente a prova do Encceja nesta área ou, se houver esta possibilidade no seu estado, cursá-las em um curso de EJA de presença flexível (Centros de Ensino de Educação de Jovens e Adultos). Verifique junto à Secretaria Estadual ou Municipal de Educação se há algum curso de EJA de presença flexível, caso contrário terá que refazer a prova do Encceja na área citada.
fabio miranda disse…
Bom dia...eu fiz o enem 2013 para conseguir o certifiado de enino médio...porem tirei duas notas baixa...em Ciências da Natureza e suas Tecnologias 406.3 e
Matemática e suas Tecnologias 448.7...Gostaria de saber se é possivel eu refazer apenas esses dua materias eliminando assim as demais ,ja que tirei a nota exigida pelo enem...E qual a instituição que eu poderia fazer se é possivel...grato
e-mail fabiogerdau@hotmail.com
catléia disse…
Fábio, boa tarde! Obrigada por acessar meu blog. Espero que torne-se leitor e seguidor dele.
Pesquisei no site do INEP, encontrei no documento "Orientações para obtenção de certificação de conclusão do Ensino Médio" a resposta a sua pergunta:
"Para efeito de certificação é permitido o aproveitamento de estudos – obtidos por processos de escolarização formal – e de outras formas reconhecidas oficialmente de eliminação de componentes curriculares. Por exemplo, o participante poderá utilizar os resultados de edições anteriores do ENEM (a partir de 2009) e de outros Exames da mesma natureza para obter a certificação, como o Encceja ou outros exames supletivos, em atendimento ao que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira."
Segundo este documento, o texto acima, a partir de 2009 é permitido o aproveitamento de estudos de outras avaliações, exames supletivos, mas acredito que precisará ver, no ato da nova inscrição do ENEM, se haverá esta opção para você.
Você não informou onde mora, mas poderá ver na sua cidade, se existe algum sistema público de supletivo de presença flexível (em SP temos os CEEJAS, Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), no qual o aluno estuda em casa, vai até a escola tirar dúvidas com professores de plantão, depois realiza avaliações e elimina as disciplinas, que faltam para concluir o ensino fundamental e/ou o ensino médio. A este respeito informe-se com a Secretaria de Educação do seu Estado ou do seu município.
Espero tê-lo ajudado!
Boa sorte! Muito sucesso nos estudos!!!
Obs. esta resposta foi enviada também no e-mail informado por você.
Jaqueline disse…
Olá, eu procuro provas anteriores do ENCCEJA, pois minha mãe irá realizar as provas e infelizmente no site do inep eu só consegui encontrar os gabaritos das mesmas. Pesquisei no google e encontrei apenas provas mais antigas (2004, 2005), e não tenho certeza, mas estudar com material de estudo desatualizado costuma não ser uma boa.
Acontece que eu não tenho nenhuma experiencia com o ENCCEJA, e seria muito bom se minha mãe pudesse ter contato com as provas para se preparar. Então se você souber onde eu posso encontrar este material e puder me ajudar, ficaria muito muito grata.
catléia disse…
Jaqueline, no site do INEP você encontra materiais de estudo, que poderá baixar para sua mãe. Eles se encontram no seguinte link: http://portal.inep.gov.br/web/encceja/materiais-para-estudo
Neste site https://sites.google.com/site/enemchute/apostilas-do-encceja, segundo informações, há apostilas do Encceja de 2009, mas não acessei o material, não sei, portanto se é confiável, uma vez que no site do Inep não disponibilizam mais este material.
Espero que tenha ajudado!
Desejo muito sucesso para sua mãe!
Unknown disse…
Olá,

a Soma necessária é 450(prova)+500(redação)

O que seria 950

Porem tirei apenas 440 na redação mas tirei 553.7

Será que a nota da prova não compensa a nota da redação ?

Obrigado!!
Unknown disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse…
Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida, eu vou me inscrever para a prova do Encceja esse ano também : data de 6 a 28/3 e as provas em 31/05 e 01/06. Gostaria de saber se consigo me inscrever no Enem para concluir o ensino médio também, sendo que provavelmente não terei nem feito a prova do Encceja muito menos obtido o resultado da prova antes de encerrar as inscrições para o Enem, é possível me inscrever mesmo assim? Acho que até a data da prova do Enem eu já estarei com o resultado em mãos da prova do Encceja
catléia disse…
Felipe, muito obrigada por acessar meu blog! Quanto a sua pergunta, acredito que possa fazer a inscrição sim, afinal como será impedido de realizá-la? Mas precisa verificar quais os critérios do ENEM para receber o certificado. Um deles é a idade, ou seja, ter 18 anos até a data da primeira prova do ENEM.
Pesquisei em alguns sites, que tratam do assunto, que orientam a respeito da documentação para solicitar a certificação, mas não encontrei orientações a respeito no site do Inep, nem no manual do enem 2013.
Você deve, no ato da inscrição, ler toda documentação sobre o enem 2014: editais, portarias, manuais. Espero tê-lo ajudado!
Unknown disse…
ola , eu tirei acima de 450,00 nas provas do enem menos na redação :/ e eu curso o terceiro ano ainda e queria tirar matematica do meu componente curricular da escola, tem como eu consegui tirar essa matéria pela minha nota ?
catléia disse…
Samue Silva, segundo as regras do Enem a reprovação em redação automaticamente o reprova nas demais matérias da área de Linguagens e Códigos, conforme já informado em comentários anteriores.
Você precisará tentar novamente! Boa sorte!
catléia disse…
Vitor Hugo, vamos por partes:
- reprova em redação significa reprova em todas as matérias da área de Linguagens e Códigos, portanto nas disciplinas desta área você não foi aprovado;
- quanto à matemática, precisa entrar em contato com a Direção da Escola, verificar o que consta no Regimento Escolar a este respeito.
O Regimento é o documento da escola, no qual constam as normas legais (relativo à leis) que organizam a escola. Este documento, para ter validade, precisa estar homologado pela Diretoria de Ensino, no caso das escolas estaduais, particulares e municipais (ou pela Secretaria Municipal de Educação) do Estado de São Paulo, ou pelo órgão responsável pela Supervisão das escolas no seu Estado.


daniel ribeiro machado disse…
ola boa noite. hj fui no ceeja fazer minha inscriçao para o provao no estado de rondonia, e a atendente falou que eu poderia usar asminhas notas do enem para eliminar materias. mais ai que ta a pergunta. no ano de 2013 eu nao fiz.no ano de 2012 eu fiz apenas um dia e passei nas duas materias(ciencias humanas e suas tecnologias eciencias da natureza e suas tecnologias.. e no ano de 2011 eu passei nas 4 provas e reproveiem redaçao... sera que eu posso usar asnotas do enem de 2011?

fico aguardando sua resposta e ate mais... muito obrigado
Unknown disse…
Oi eu estou com uma duvida enorme eu fiz o encceja no ano 2008 e até hoje meu nome não está no GDAE ,teria que estar lá ?Não fiquei devendo nenhum documento..obrigada
catléia disse…
Claudia Silva, bom dia! Por favor, entre em contato com a Diretoria Regional de Ensino da sua região, pois lá existe alguém que poderá ajudá-la nesta questão. Procure o Plantão da Supervisão ou o Núcleo de Vida Escolar.
catléia disse…
Daniel Ribeiro, obrigada por acessar meu blog. Leve ao CEEJA, da sua cidade/região, toda documentação que tiver, referente ao Enceja, eles farão uma análise destes documentos e poderão orientá-los sobre o que utilizar.
Anônimo disse…
E obrigado a fazer todas as matérias?

Anônimo disse…
Ola boa noite!Achei muito enteresante o seu blog ,eu me enscrivi no encceja 2014 eu gueria saber guantas perguntas eu tenho acertar em cada materia para passar.Li varios sites na internet ,uns dizem que e 10 outros 15e21?E outra pergunta guando eu fizer a prova e consiquir passar em todas as materias menos em matematica ,se eu repetir aprova como funciona eles somam anota do ano passado junto por ex :ano anterior acertei 15 e nesse ano 14 eles somam 15+14=29?Desde ja agradeco me mande um email com a resposta .gilvanepeter5@gmail.com
catléia disse…
Gilvane, acabei de postar um texto, que traz diversas informações sobre o Enem 2014, portanto acredito que poderá encontrar as respostas as suas perguntas.

http://impressoesnoturnas.blogspot.com.br/2014/05/enem-2014.html
Bianca Sacilotto disse…
Boa noite! Eu tenho 15 anos, consigo fazer o ENEM para elimanar/ concluir o ensino médio?
Desde já, obrigada!
catléia disse…
Bianca Sacilotto, fiz uma postagem esta semana, que responde sua pergunta.
http://impressoesnoturnas.blogspot.com.br/2014/05/enem-2014.html

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Unknown disse…
Boa noite! Estou com uma grave dúvida, em 2012 fiz o ENEM par obter o certificado de ensino médio e reprovei apenas na redação, dessa vez fiz o de 2014 e não consegui atingir a nota em Linguagens. Posso de alguma forma usar os dois exames feitos e obter o certificado de conclusão?
Rodrigo disse…
olá, eu fiz o ENEM 2014 e tirei nota inferior a 450 apenas em matematica e suas tecnologias, eu faço o 3° ano no EJA (ensino para jovens e adultos) no DF, eu gostaria de saber se é possível eu fazer apenas matematica, ja que nas outras materias e na redação eu tirei nota o sufuciente para concluir. assim eu iria apenas algumas vezes na escola assistir só a aula de matematica. desde já, grato.
catléia disse…
Cleiton, segundo informações de site específico sobre o Enem, as unidades certificadoras (Secretarias da Educação) aceitam somente as notas do Enem anterior, ou seja, estamos em 2015, elas certificam o Enem de 2014, entretanto você pode requerer a declaração de proficiência específica da área, assim no próximo enem não precisará fazer as disciplinas da área, na qual foi aprovado.

catléia disse…
Rodrigo, não conheço a legislação educacional do DF, mas procure se informar na Escola onde você estuda. No Estado de São Paulo só é possível cursar algumas disciplinas nos CEEJAs, escolas com cursos de presença flexível, pois nas escolas de presença regular a mesma é obrigatória em todas as matérias.
Informe-se na Escola, caso não fique satisfeito com a resposta, procure maiores informações na Secretaria da Educação do DF.
Sinto não poder ajudá-lo mais.
Giselle N. disse…
Olá, boa tarde.
Gostaria de saber se teria como eu aproveitar as notas do Enem. Tirei otmas pontuações em todas matérias, porém não me dei bem em redação por isso não pude obter o certificado de conclusão apenas o "parcial" sendo que o supletivo realizado pela secretária de educação eu fui aprovada nessas materias cortadas pela nota da redação, eu teria como usa-las? . Desde já agradeço. Sou de Recife.
catléia disse…
Giselle N., sei que pode utilizar o certificado parcial, mas no caso do Supletivo não sei informar, pois não conheço as regras do sistema, nem sei se é um supletivo do município ou do Estado. Para saber disto, o ideal é a ligar para a Secretaria de Educação responsável por esta Escola, pois lá deve ter um Supervisor de Ensino (ou Inspetor), que conheça as leis referentes ao Sistema (Municipal ou Estadual) e poderá auxiliá-la.
Espero tê-la ajudado!
Unknown disse…
Ola, meu nome é Adriana, moro em Santana do Livramento?RS fiz o Enem 2014 e minhas notas foram C.Humanas 552.8 C da natureza 470.7 \linguagem 538.3 Redação 500.0 e matemática 364.1, gostaria de saber se ainda tenho chance de pegar o certificado do ensino medio fazendo matematica em algum curso como o EJA ou outro em particular. Obrigada
catléia disse…
Adriana Sousa, boa noite! Leia a resposta que dei, no dia 14/01/2015, para o Rodrigo, que cabe a sua pergunta também.
Marbryan disse…
Olá boa noite!Primeiro parabéns pelo Blog e pela grande audiência!

Terminei meu segundo grau no ano de 2014.E segundo informações pra eu financiar uma faculdade pelo Fies, preciso prestar o Enem.A minha dúvida é o seguinte:Pra eu me inscrever no Fies eu preciso apenas ter participado do Enem, ou é necessário tirar uma boa nota no Enem? Digo isto,porque ouço comentário que só o fato de ter participado do Enem independente de uma boa nota,eu já poderia me inscrever no Fies.Será isto verdade?
E-mail:marco.boleto@bol.com.br
Marbryan
Unknown disse…
Olá... Boa noite.
Fiz o enccrja 2007 fui aprovado em todas as matérias, faltou ciências humanas... Então fiz o e nem p eliminar só essa matéria p conseguir o certificado de segundo grau. Isso é possível?
Anônimo disse…
ola eu sou estudante do eja estou cursando o 3*ano no ano passado fiz o enem mas perdi
a segunda prova queria saber se as notas da primeira prova foram contadas para eliminar materia sendo q tirei mais de 450 pontos e ja eliminei algumas em 2013
catléia disse…
Thallys Palmer, bom dia! Desculpe a demora em responder, mas estava em viagem.
No meu blog, no link abaixo, tem várias respostas para perguntas de internautas e tem a resposta também para sua pergunta. Boa leitura!
http://www.impressoesnoturnas.com.br/2014/03/principais-duvidas-sobre-enemencceja.html
catléia disse…
Anônimo, oriento a procurar a Secretaria da Educação responsável pela Escola onde estuda ou se informar na própria escola a respeito de sua dúvida, pois cada Estado/Município tem suas regras, portanto não posso falar sobre um sistema, que não foi informado de onde é.
Boa sorte!
Unknown disse…
Olá tirei 4,5 na prova de sociologia estou cursando neja 3 eu posso ficar reprovada ?
catléia disse…
Josineide, a este respeito pergunte no local, onde você estuda "NEJA". Não posso responder sobre uma escola, que não sei como funciona, nem qual a legislação que orienta esta escola. Cada Estado e/ou sistema de Ensino tem regras próprias, por isto procura a escola ou Secretaria de Educação do seu Estado ou município.
Unknown disse…
Boa noite tirei 366matematica.linguagem500.1.ciencias humanas586. Cidncias da natureza 475. Mas na redação 440.nao consegui entender direito em. Qual vo consegui concluir?
Unknown disse…
Tirei 440 na redação e 366 em matematica as outras foram acima de 450 consigo eliminar o ensino médio?
catléia disse…
No blog tem um texto intitulado "Principais dúvidas sobre ENEM/ENCCEJA,que responderá a sua pergunta.
catléia disse…
Por favor, leia resposta dada, hoje a outro internauta.
Anônimo disse…
Boa noite! Fiz eja passei em todas as matérias exceto matemática, fiz o enem e obtive pontuação suficiente para eliminar a matéria que fiquei devendo posso juntar essa nota com a no eja? Grata
catléia disse…
Anônimo, a respeito de sua pergunta, entre em contato com a Secretaria de Educação do seu Estado ou Município, onde você cursou o EJA, pois a legislação educacional varia de um Estado para o outro e de municípios também.
Anônimo disse…
Olá bom dia,gostaria de tirar uma duvida, eu fiz o encceja do ensino médio em 2008 e reprovei somente em matematica.Será que ainda consigo terminar essa materia no EJA ou tenho que fazer tudo de novo?Obrigado.
catléia disse…
Você não informou, em qual Estado mora, conheço o Sistema de Ensino do Estado de São Paulo. Você pode concluir a matéria que falta fazendo a prova do ENCCEJA (feita pelo MEC) ou informar-se se no seu Estado ou na sua cidade existe alguma escola com curso de presença flexível, onde possa cursar ao esta disciplina. BOA SORTE!
Unknown disse…
Olá
Fiz o ensino médio no supleitivo porém preciso eliminar duas matérias do ensino fundamental oque eu faço?
Já concluí o supletivo so não tiro meu certificado por causa dessas duas matérias
catléia disse…
Juliana, como não sei em qual Estado você estudou, seria interessante procurar orientações na Secretaria da Educação do município, onde reside ou procurar a Secretarua de Educação responsável pela emissão dos seus documentos do ensino fundamental.
Kelly disse…
Olá, boa noite!
Meu esposo não tem o ensino médio,fez o enem 2016 para conseguir o certificado mas não obteve nota superior a 500 na redação..a nota dele das demais matérias poderá ser usada no encceja 2017?
Unknown disse…
Olá eu fiz o Enem afim de concluir o ensino medio, mais tirei 440 na redação posso fazer somente ela ano que vem e se com essas mesmas notas posso usar pra entrar na faculdade ou terei que fazer outro Enem?
Unknown disse…
Olá boa tarde eu fiz o Enem é atingir a média 480 na redação vou precisar estudar ela novamente pelo ceeja
catléia disse…
Pâmela e Kelly, bom dia!
Pesquisei, na internet, o manual do participante do Enem 2016, mas não encontrei, acredito que o mesmo esteja disponível para vocês, que fizeram a prova, portanto as informações, que disponibilizo abaixo são referentes a 2014, encontradas no citado manual e no edital do Enem, que é publicado anualmente no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO.
Quanto a ter que realizar a redação via CEEJA, o ideal é que o interessado vá até o CEEJA da sua região ou telefone para lá e se informe a respeito, pois não conheço a legislação específica do CEEJA.

EDITAL ENEM – 2016
5.1.3 Indicar a pretensão, quando for o caso, de utilizar os resultados do Exame para fins de CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO, indicando uma das Instituições Certificadoras listadas no Anexo I deste Edital, que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados para fins de certificação, nos termos do disposto no item 16 deste Edital e na Portaria/Inep nº 179, de 28 de abril de 2014.
Portaria/Inep nº 179, de 28 de abril de 2014
Art. 1º O participante do ENEM interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:
I - indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
II - possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
III - atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
IV - atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação
Art. 2º Compete à Instituição Certificadora, mediante requerimento do participante ou do Responsável Pedagógico, emitir os certificados de conclusão e/ou declaração parcial de proficiência de acordo com estabelecido no Termo de Adesão ao processo de certificação com base nos resultados de desempenho obtidos no ENEM
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/legislacao/2014/portaria_n179_dispoe_sobre_processo_certificacao_competencias.pdf

GUIA DE CERTIFICAÇÃO - Exame Nacional do Ensino Médio
O participante do ENEM interessado em obter a declaração parcial de proficiência nas áreas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias deverá atingir em cada uma delas o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos. Para obter a declaração parcial de proficiência na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias deverá atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na prova objetiva e o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na prova de redação.
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/certificacao/2014/guia_certificacao_enem_2014.pdf
Unknown disse…
Ola,ano a passado conclui o enicial(1°e 2°ano)fiz o Enem 2016 com o objetivo de concluir o ensino médio.582,5 em ciências da natureza. 545,1 em ciências humanas.485 em linguagem. 361,9 matemática e redação 680. Porém matemática não consegui os 450 pontos. Gostaria saber como faço para paga a disciplina de matemática,e enquanto tempo.
catléia disse…
Rosana, não sei onde você mora. Procure verificar na Secretaria Municipal de Educação ou na Secretaria Estadual, quais as opções existentes na sua região. Conheço opções no Estado de São Paulo, mas cada Estado possui regras próprias e sistemas de ensino com normas diferenciadas. Boa sorte!
Anônimo disse…
Eu eliminei 4 matérias no Enem 2015 então não precisei fazer elas, eu gostaria de saber se essas matérias q eu eliminei valem para as outras séries??
catléia disse…
Leia as regras de eliminação de matérias divulgadas pela Secretaria do seu Estado. Cada Secretaria já divulgou estas regras!
Mariza disse…
Boa noite gostaria de informacoes fiz o enem ano passado passei em 4 materias tenho o meu certificado das minhas materias, vou conseguir reaproveitar essas notas ou vou ter que fazer novamente
catléia disse…
Mariza, a partir deste ano o Enem não serve mais para certificação, portanto ou você faz o ENCCEJA ou procura uma foa de concluir as disciplinas que faltam. Se você mora no Estado de São Paulo há a possibilidade de concluir no CEEJA - CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
jenny disse…
Ola vou fazer o encceja este ano para o ensino médio mas já tenho a matéria de português literaturas e inglês eliminada desde 2005 gostaria de saber se tenho que fazer novamente está matéria novamente por não ter eliminado artes e educação física ainda ?adorei o blog desde já obrigada
catléia disse…
Jenny, precisa ver, no ato da inscrição, se você tem a opção de indocar matérias concluídas. A este respeito o ideal seria ler o edital do ENCCEJA ou enviar um e-mail para o MEC ou ainda ligar no 0800 do MEC.
Unknown disse…
Olá meu nome é Valéria tenho 22 anos fiquei em dependência em matemática e gostaria de saber se tem como fazer o encceja para eliminar essa matéria. Obrigada
catléia disse…
Valéria, a este respeito procure a Direcão da escola onde estudou ou então a Secretaria da Educação responsável pela unidade escolar.
olá, boa noite. fiz o ene em 2016 e tirei as respectivas notas:
Ciencias da natureza e suas tecnologias: 492
ciencias humanas e suas tecnologias: 507
linguagens, codigos e suas tecnologias: 576
matemmatica e suas tecnologias: 571
redaçao: 460
Quero saber se posso usar essa nota para elimminar aterias no ENCCEJA, eu quais materias posso eliinar?
obrigado
catléia disse…
Bagaça Game, verifique primeiro em quais delas você foi aprovado. Depois ao fazer sua inscrição para o encceja verifique se existe a possibilidade de fazer a inscrição nas demais. Acredito que no EDITAL do Encceja exista esta informação. Pode também telefonar no 0800 do MEC e sanar esta dúvida. Boa srte!
Banda Padom disse…
Boa noite
No ano de 2000 cursei o ultimo ano do ensino médio, porém reprovei nas matérias de geografia e matemática, gostaria de saber se posso fazer somente essas matérias para concluir o ensino médio ou terei que fazer todas as provas?
catléia disse…
Banda Padom, precisa ver, no ato da inscrição, se você tem a opção de indocar matérias concluídas. A este respeito o ideal seria ler o edital do ENCCEJA ou enviar um e-mail para o MEC ou ainda ligar no 0800 do MEC.
Davi Vieira disse…
Eu tenho 18 anos, reprovei no ensino regular.
Seria possível agendar uma prova de nivelamento do 1º ano, para seguir o 2º e 3º anos através do EaD ?!

Gostaria de aprender todos os conteúdos.
E além disso ser nivelado através do ENEM, para conseguir vaga na universidade federal. Talvez faria o ENCEEJA como nivelamento.

Desde já agradeço!
Davi Vieira disse…
Eu tenho 18 anos, repeti de série.
Seria possível realizar uma prova para eliminar o 1º ano ?

Gostaria de cursar o 2º ano regular, ou concluir as duas ultimas séries através do EaD. E além disso, apreender todos os conteúdos.

Prestarei ENEM, talvez o ENCEEJA de nivelamento.
catléia disse…
Davi, o Enem não serve mais para eliminação de matérias. O ENCCEJA serve para você cursar o que não cursou. Se reprovou terá que fazer todas as provas desta avaliação. Se você for morador do Estado de São Paulo, tiver 18 anos completos, procure um CEEJA e se informe sobre esta escola. Se você for um aluno aplicado, poderá concluir o Ensino Médio no CEEJA.
Davi Vieira disse…
O aluno que reprovou no ensino regular, poderá realizar um nivelamento para eliminar a série repetida ?
Davi Vieira disse…
Eu soube, desde o ano passado que não haverá ENEM.
Gostaria de realizar O Exame Nacional de Ensino Médio como nivelamento.
Liberem os dois comentários!
Anônimo disse…
É possivel ter uma base dos conteúdos do ensino médio, caso deseje cursar universidade federal, cursando EJA presencial ?
São conteúdos reduzidos.
Existe o supletivo EAD.
Através do supletivo EAD É POSIVEL APRENDER conteúdos de ensino regular?
catléia disse…
Anônimo, como você mesmo disse a EJA, devido à sua duração ser a metade de um ano do ensino regular, é feito um recorte de conteúdos, bem como, acredito, que não se consiga muito aprofundamento, mas não é impossível, porém você precisará estudar muito em casa, caso queira passar no vestibular, mas outros alunos, mesmo estudando no ensino regular, também estudam, e muito, em casa, por horas, portanto isto dependerá, como já disse, bastante do seu empenho e da sua persistência!
Vá em frente! Estude e boa sorte nos vestibulares!
catléia disse…
Davi, a respeito de seus questionamentos:
O aluno que reprovou no ensino regular, poderá realizar um nivelamento para eliminar a série repetida ?
Resposta: não existe, que eu saiba, este tipo de nivelamento. O que você pode fazer, se tiver 18 anos completos, morar no Estado de São Paulo, procure um CEEJA, onde poderá cursar as séries que faltam, sem a necessidade de comparecimento diário na escola, só que dependerá muito de seu esforço e determinação.
Unknown disse…
ola meu nome é gilmara,eu já concluir o eja na area de exatas que é matematica e ciencias da natureza,e fiz o encceja para a area de humanas e linguagens,mas na ora da prova tive que fazer as 4 provas como fica minha situação?
catléia disse…
Julia, leia o edital do encceja. Este edital deve se encontrar no site do MEC e no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. No edital você encontrará as regras desta avaliação.
Ronald disse…
Olá, fiz o enceja esse ano e não passei em matematica, posso terminar essa materia no ceja ou como eu faço?
catléia disse…
Ronald, se estiver falando do CEEJA, sim poderá concluir esta matéria lá. Se estiver falando de CEJA (pertencente à alguma prefeitura) não sei dizer. Se for este o caso se dirija á Secretaria Municipal de Educação de sua cidade.
May Mello disse…
Olá! Meu marido fez o encceja e passou nas provas e redação exceto matemática. E possivel utilizar essas notas para eliminação de materias no CEBEJA? Obrigada!
Mariza disse…
Oi meu nome e mariza estou super ansiosa fiz o enceja 2017 consegui comcluir todas as materias mais fiquei com 8.8 em matemática oque fazer nao consegui passar mesmo? Terei que fazer a prova de matemática?
catléia disse…
Mariza,se estiver falando de CEJA,
CEBEJA (pertencente à alguma prefeitura) não sei dizer. Se for este o caso se dirija á Secretaria Municipal de Educação de sua cidade.
Anônimo disse…
Oi eu estava em dependência na materia de bilógia e fiz o encceja somente nessa matéria e consegui 139 pontos tem como conseguir o certificado? E como fazer?

catléia disse…
Anônimo, as regras de utilização das provas/notas do encceja se encontram no edital da referida avaliação. Acesse o site do MEC, encontre o edital, faça a leitura e encontrará
resposta. Tenha o cuidado de ler o edital referente ao ano que fez o encceja.
Unknown disse…
Ola tudo bem fiz o encceja ano pasado e nao pasei na redação e em 1 materia este ano tenho q fazer toda as materias novamentes e a redação ou somente a matetia q nao paseo e a redação agradeso se me responder parabena pela pagina
catléia disse…
VANDERLEIA,É PRECISO QUE VOCÊ LEIA O EDITAL DO ENCCEJA NO SITE DO MEC, POIS NÃO ME ATUALIZEI A RESPEITO...
NÃO SEI DIZER COMO FUNCIONA ESTA AVALIAÇÃO ATUALMENTE.

Postagens mais visitadas deste blog

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

O que é o material dourado?

Você, internauta, sabe o que é isto? Provavelmente não. Também não deveria saber, mas uma certa escola particular da cidade colocou isto na lista de material escolar do aluno. Isto é assunto recorrente na mídia todo início de ano: o abuso das escolas em relação ao material escolar. Na semana passada já foi assunto de pauta dos jornais televisivos. Isto não foi veiculado na mídia da região, mas presenciei um pai, que estava fazendo uma via sacra pela cidade à procura do tal material. Eu estava em uma loja de artesanato, quando ele entrou, interpelou o proprietário da loja, que estava me atendendo, perguntou se ele tinha tal material. O dono da loja imediatamente disse que nem sabia o que era isto. Perguntou se eu sabia. Respondi que sim. Falei ao pai o que era tal material, onde ele poderia encontrá-lo. Mas você, leitor, sabe o que é o tal material dourado? Nunca usei este material na escola, pois não é material didático da minha disciplina, nem o utilizei quando era criança