Nova novela das seis e as crianças


Novela das seis. Primeiro capítulo. Cenas belíssimas da paisagem do Sul. Cenas com o casal protagonista no melhor estilo de um filme famoso, onde duas crianças ficam presas em uma ilha paradisíaca, lembram-se deste filme? A Lagoa Azul.  O casalzinho, criados juntos, mas não irmãos, descobrem o amor. Esta também é a tônica da novela.
No primeiro capítulo o casalzinho da novela também nada em uma lagoa paradisíaca, azul, mocinho de samba-canção, mocinha de camisola transparente ou camisete, não importa! A transparência mostrando os seios fartos, desnudos, o corpo.
A que veio a novela? Será que teremos no decorrer dos capítulos a belíssima paisagem do Rio Grande do Sul? Ou voltaremos aos capítulos gravados em estúdio?
Os “mocinhos”, jovens apaixonados, que sofrerão muito por viver um amor condenado pela família, continuarão juntos? O amor sobreviverá?
As cenas com belos corpos expostos no horário das 18h00 terão sequência?
Não sei se observaram, mas sumiram das telas de tv aquelas tarjas verdes, vermelhas, amarelas, que indicavam a faixa etária dos programas.
Você que assiste (está assistindo esta novela) deixaria seus filhos (as) menores assistindo a estas cenas? Você as considera adequadas para o horário?
Muito se tem falado das consequências da erotização das crianças, mas e nós com isto?
Há algum tempo assisti a uma palestra da Lidia Aratangy, na qual ela falava que os pais se esqueceram de que a TV tem um botão “power” (liga/desliga).  
Trabalhei em uma escola, há uns anos atrás, onde tivemos problemas com crianças de primeira série com um comportamento muito “avançado” para a idade. Uma sexualidade bastante aflorada. Conversando com uma das mães, descobrimos que a criança tinha tv à cabo no próprio quarto, que os pais iam dormir, segundo ela verificavam se a criança dormia.
Conversando com outra mãe, do mesmo grupo de crianças, descobrimos que este comportamento já vinha acontecendo na creche, instituição assistencial, de onde os alunos vinham.
Será que os pais pararam para pensar que criança é curiosa? Que criança pode, após os pais se deitarem, religar a tv e assistir programas inadequados para a idade dela?
E a novela?
É a mesma situação! Quem pode dizer se a criança pode assistir ou não são os pais/responsáveis por ela.
A televisão lança mão de muitos artifícios para prender seu público, seja ele composto de homens, mulheres, crianças.
Cabe a nós apertar aquele botãozinho mágico: LIGA/DESLIGA!

Comentários