Esquadrilha da Fumaça cruza os Bons Ares e encanta população

A Cidade dos Bons Ares fez ontem 156 anos. Houve alguns eventos para comemorar esta data tão importante para os munícipes, entre eles o “Cruzando os Bons Ares”, que constou de atividades relacionadas aos ares, ao sonho mais antigo do ser humano: voar. Sonho de Ícaro e seu pai, Dédalo, que construíram asas com penas de aves coladas com cera, para com elas realizar o sonho humano: voar como os pássaros. Dédalo, antes do voo, orientou o filho “Voe, mas não chegue muito perto do sol, porque ele derreterá a cera.” Mas Ícaro, jovem, transgressor, embevecido com a beleza deste momento de liberdade, não obedeceu. O final todos conhecemos: a cera derreteu e o jovem e imprudente Ícaro morreu, após a queda vertiginosa.



Sabemos que esta história, conhecida por muitos, faz parte da mitologia Grega, tão antiga, quanto o sonho do homem. Sonho que habitava a mente privilegiada do gênio da Renascença: Leonardo da Vinci, que criou, desenhou várias engenhocas para voar e delas surgiram algumas bem conhecidas nossas como a asa delta e o helicóptero.


O que isto tem a ver com as festividades do aniversário de Botucatu? Tudo! Neste dia vimos, no Aeroporto da cidade, o homem voando de diversas formas: girocóptero, avião, paraglider, paratrike, paraquedas. Como se não bastasse tudo isto, o show nos céus teve seu ápice com a famosíssima “Esquadrilha da Fumaça”, que pelo terceiro ano seguido cortou os céus botucatuenses, desenhando formas, cores, bem como mostrando a habilidade destes aviadores da Força Aérea Brasileira, que ao voar, ao se exibirem, deixaram a todos paralisados, olhando o céu muito, muito azul, vendo-os habilmente em rota de colisão... mas cada avião indo para um lado e um “ooooooooohhhhhh” da multidão. Quanta emoção! Quanta beleza! Quanta habilidade!


Ícaro deveria, quem sabe, estar olhando tudo isto e pensando “Valeu a pena!”


Quer curtir um pouco da festa? Então aproveite algumas das fotos abaixo.



GIROCÓPTERO E PILOTO DEVONCIR












 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




ÀS MARGENS DA CASTELINHO LOTAÇÃO PARA ASSISTIR




ABAIXO CÓPIA DE MENSAGEM RECEBIDA:



Boa tarde, Sra Maria!

Agradecemos pela sua presença em nossa demonstração e também por divulgar as belas fotos em seu blog.

Fumaça... Já!

Atenciosamente,
Esquadrão de Demonstração Aérea
Seção de Comunicação Social
Estrada de Aguaí, km 39
Caixa Postal 1083
CEP 13631-972 - Pirassununga/SP
fone/fax: 55 (19) 3565-7236

Comentários