Dezembro. Que mês é este? Que nome é este?

Estamos no mês de dezembro. Mas você já parou para se perguntar porque este mês tem este nome? Vejamos: o ano tem doze meses, este mês, dezembro, é o décimo segundo. Explicou alguma coisa? E outubro? E novembro? 
Os mais atentos, muitos deles professores de Português, poderão estudar o radical da palavra, a raiz, a origem. Por exemplo, se usarmos como exemplo o mês de novembro, isolarmos o "mbro", o que sobra é o NOVE. E outubro? Não te lembra nada? Octo? Oito? Dezembro, o mês em questão, se analisarmos usando este raciocínio, teremos DEZembro, logo seria o décimo mês do ano. Mas por que o décimo se ele é o décimo segundo?
Para respondermos a esta questão teremos que voltar muito, muito tempo atrás na História. Rever a origem dos calendários, como cada um era organizado, quantos meses tinham, o porquê do nome de cada mês. Ficou curioso? Quer saber mais? Então vamos mergulhar nesta História!
Ao longo da História da Humanidade sempre houve um grande interesse em medir o tempo, contar os dias, os meses, as horas, tendo como principal influência as necessidades relacionadas à agricultura, um exemplo disto aconteceu no Egito Antigo, onde o  calendário era organizado de acordo com a variação das águas do Rio Nilo. 
Há mais de 5000 anos os Sumérios organizaram um calendário com 360 dias e 12 meses, que era "inspirado em um sistema hexadecimal que ordenava seu sistema numérico"(Site Brasil Escola). 
Na História foram muitos os calendários, até chegarmos no calendário atual: o Gregoriano, em homenagem ao Papa Gregório XIII, que, aconselhado por astrônomos, decretou, através da bula Inter gravissimas, de 24 de fevereiro, a reforma do calendário, que é o mais perfeito e utilizado até hoje, apesar de algumas deficiências como a duração variada dos meses, bem como a variação de dias trabalhados nos meses.
Para responder à questão dos nomes dos meses, que iniciou este texto, vou utilizar, abaixo um texto da Revista Mundo Estranho, cujo site fonte é: http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_286266.shtml , que acessei em: 14-12-2010.
"

Qual é a origem dos nomes dos meses?

alterar tamanho da fonte
diminuir tamanho da fonte
aumentar tamanho da fonte
Tudo começou na Roma Antiga, alguns séculos antes da Era Cristã. No primeiro calendário romano, estabelecido no século VII a.C., o ano tinha 304 dias e era dividido em dez meses - a contagem começava em março e terminava em dezembro. Com o passar do tempo, porém, o sistema foi criando uma defasagem porque o ano solar tem, na verdade, 365,25 dias. Na época do imperador Numa Pompílio, ainda no século VII a.C., a contagem estava 51 dias atrasada em relação ao início das estações. Pompílio criou, então, mais dois meses - janeiro e fevereiro - e o ano passou a ter 354 dias, mas não demorou para ocorrer outro desajuste. Em uma nova tentativa de acertar o calendário, o imperador Júlio César (100-44 a.C.) introduziu, em 46 a.C., o ano de 365 dias, baseado em um modelo utilizado pelos egípcios, sem alterar os nomes dos meses.
Os primeiros seis haviam sido nomeados em homenagem a deuses e festividades romanas e os seguintes, de acordo com sua ordem numérica - mas julho e agosto foram posteriormente rebatizados em homenagem a Júlio César e seu sucessor, César Augusto (63 a.C.-14 d.C.).

Matemática mística

Deuses e números batizaram as divisões do ano
JANEIRO
Homenagem a Jano, deus de duas faces, uma voltada para a frente e outra para trás. Protetor das entradas e saídas, ele era considerado também deus dos princípios e começos - como a primeira hora do dia e o primeiro mês do ano
FEVEREIRO
Referência ao festival celebrado nessa época do ano, em Roma, chamado Februália, ou Purificação - ocasião em que eram oferecidos sacrifícios aos mortos, para apaziguá-los
MARÇO
Dedicado a Marte, deus da guerra. Nesse mês - o primeiro do ano antes da reforma feita por Pompílio -, escudos sagrados eram levados pelos sacerdotes em volta da cidade, em homenagem à divindade
ABRIL
Existem duas hipóteses. A primeira diz que o nome seria uma homenagem a Afrodite, deusa do amor, a quem o mês é consagrado. A segunda afirma que ele seria derivado da palavra latina aperire, referência à abertura das flores, já que, nesse período, é primavera no hemisfério norte
MAIO
Deusa responsável pelo crescimento das plantas e mãe de Mercúrio, Maia era a divindade celebrada nessa época do ano
JUNHO
Deusa do casamento e do parto, Juno era considerada a protetora das mulheres, especialmente das esposas legítimas
JULHO
Inicialmente chamado de Quintilis, por ser o quinto mês, foi rebatizado em homenagem ao imperador Júlio César, em 44 a.C.
AGOSTO
nome original Sextilis foi substituído, em 8 d.C., para homenagear o imperador César Augusto, que reformou a estrutura de governo do Império Romano, além de somar a ele novos territórios
SETEMBRO
nome vem do latim septem, ou sete. Esse era o sétimo mês do primeiro calendário romano, antes da reforma de Pompílio
OUTUBRO
Vem do latim octo, ou oito. Era o oitavo mês antes da reforma de Pompílio
NOVEMBRO
Vem do latim novem
DEZEMBRO
Vem do latim decem, ou dez. Era o décimo e último mês do primeiro calendário romano"

Comentários