Pular para o conteúdo principal

Impressões sobre concursos fotográficos e literários

Desde o ano passado estou participando de alguns concursos literários e fotográficos. Dos últimos participo pois gosto de fotografia e é um dos meus "hobbies". Dos primeiros participo pois gosto muito de escrever, de ler. 
Dessas participações obtive algumas impressões...
No caso dos concursos fotográficos, participei de dois ou três, abertos a fotógrafos profissionais e amadores não obtive êxito em premiação. Percebi que mesmo os amadores são praticamente profissionais dada à qualidade das fotos. Não são fotos tiradas sem pensar, sem planejamento, como acredito, sejam as minhas fotos. Percebe-se pelo enquadramento, pela utilização da luminosidade, até mesmo pelos equipamentos utilizados.
No caso dos concursos literários tem concursos de diversos tipos. Aí estão as surpresas... Participei também no ano anterior de alguns. Em um deles fui comunicada por e-mail, que dois textos meus haviam sido selecionados como finalistas, que tinha um prazo X para me manifestar, depositar um determinado valor para participar da coletânea, mas quando entrei em contato com os organizadores do tal concurso (dentro do prazo estipulado para manifestação) fui informada de que o prazo era outro, que portanto havia expirado e que eu não teria os meus textos publicados. Até aí, fiquei chateada, mas pensei que meu nome estaria entre os selecionadas na relação dos vencedores, mesmo que não participando da tal coletânea, porém isso não aconteceu! 
A respeito disto reclamei, reclamei do prazo, da organização, do repasse das informações, de nada adiantou!
A respeito deste concurso havia lido severas críticas em sites, listas de discussão, mas mesmo assim resolvi participar... infelizmente o que aconteceu comigo corroborou boa parte das opiniões negativas sobre o concurso.
Diante disto, caros internautas candidatos à escritores, antes de participar de qualquer concurso, leia as opiniões de quem já participou e procure desconfiar das informações dos organizadores. 
Neste ano também estou participando de outros concursos literários, mas procurando instituições e entidades sérias, ou seja, secretarias de cultura, prefeituras, bem como concursos promovidos por instituições ligadas à leitura como a CBL (Câmara Brasileira do Livro) e FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil: www.fnlij.org.br ).
Continuo tentando, porque gosto de escrever, tanto quanto gosto de fotografar!

Comentários

cvpts disse…
nao desista de escrever e de fotografar também. Não se importe se os promotores dos concursos são sérios ou não, o seu objetivo é escrever e fotografar. Vá em frente. Vc tem suas fotos publicadas em algum site. Fiquei curioso em vê-las. Também tenho como o hobby a fotografia e tenho algumas publicadas no flickr.
TDB

cvpts

cvpts@globo.com

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

Documentos escolares: onde encontrá-los?

Muito já se falou a respeito da internet. Que é uma boa ferramenta. Que é perigosa, em especial para crianças, que ainda não têm senso para perceber o perigo. Além disto, já se falou também da infinidade de informações que temos acesso pela net. Vamos falar, neste texto, deste último ponto. Como ter acesso a esta infinidade de informações, chegando até a informação que se deseja. Por meio deste blog, sempre recebo perguntas de internautas sobre alguns textos, alguns assuntos, que abordei em outras postagens, pedindo maiores informações. Ontem recebi um destes questionamentos, que pedia mais informações sobre o CEEJA. Deste questionamento surgiu a ideia desta postagem. Como a pergunta era relacionada à Educação, irei tratar, nesta postagem, disto... Onde conseguir maiores informações a respeito de: escolas, históricos, documentos antigos, etc... etc... Vou focar, nesta postagem, as informações relacionadas ao Estado de São Paulo, pois cada Estado da Federação tem uma Secretaria de Educação…