Visita à Fazenda Lageado - Botucatu-SP

Se você vai visitar Botucatu, cidade a 250 km de São Paulo, uma boa pedida é visitar a Fazenda Lageado, que fica ao lado do Bairro Paraíso.
Essa é uma antiga fazenda de café, que mantém ainda os prédios antigos originais da fazenda: tulhas, moinhos, casa grande, hospedaria.
O lugar é utilizado pelos moradores e visitantes para caminhadas, pois é tranqüilo, tem muito verde, rio, lagos, pássaros. A entrada da fazenda já é um cartão postal, pois parte da estrada é margeada por eucaliptos, o que deixa o local com aquele cheirinho gostoso, refresca o calor e a visão.
Há um lago em frente à antiga hospedaria, onde atualmente funciona a Incubadora Tecnológica de Botucatu, muito apreciado por famílias que vêm com suas crianças, olham os marrecos, dão comida, chamam as aves que se aproximam e fazem a alegria dos pequenos.
Mas se o seu objetivo é, além de visitar a fazenda, conhecer também o Museu do Café, que fica na antiga casa grande, então terá que se informar dos horários, porque aos domingos só abre das 12h às 17h. Essa informação você só descobre chegando lá e dando de “cara na porta”, pois ela inexiste no site da cidade de Botucatu (www.botucatu.sp.gov.br ), onde existem poucas informações sobre a fazenda e os demais roteiros apresentados. No centro da cidade há um Centro de Informações Turísticas, mas no citado site não  há essa informação, nem o endereço do mesmo. Não sei nem se ele fica aberto aos finais de semana!
No site da Prefeitura, logo na primeira página, há um guia turístico para o visitante, que pode ser impresso ou feito o download. Nesse guia você encontra todos os roteiros de passeios na região, nele constam os horários de visitação à Fazenda, como agendar visitas monitoradas, horários do Museu do Café, portanto vale a pena, antes de vir pra fazer o seu passeio, baixar o guia, se informar, até  mesmo ligar e confirmar os horários, se for um grupo de pessoas compensa uma visita agendada para aproveitar melhor e conhecer um pouco mais dessa antiga e importante fazenda de café.
Abaixo algumas fotos do local:






Comentários