Pular para o conteúdo principal

Que uso fazemos das novidades da internet?

A tecnologia, em especial, a internet está sempre se reinventando, surgindo coisas novas: twitter, blog, fotolog, flickr, agora: formspringme!

Não sabe o que é cada um? Nem para que serve?

Blog surgiu como um diário on line onde os adolescentes publicavam o seu cotidiano, como se fosse um substituto pra agenda, que eles utilizam pra anotar o que fizeram, colam ingressos dos shows que foram, fotos, etc... Atualmente os blogs são utilizados para os mais diversos fins: notícia, receitas, artesanato, textos literários, enfim, para tudo aquilo que a inventividade humana quiser. Há blogs de todos os assuntos, por isso sugiro alguns, que sigo ou nos quais escrevo: http://impressoesnoturnas.blogspot.com, http://gestaodosucesso.blogspot.com, http://fotocolagem.blogspot.com, http://mariacarambola.blogspot.com , http://namarianews.blogspot.com/

Fotolog é como se fosse um blog, porém o foco dele é a publicação de imagens, fotos, que também são adicionadas pelo usuário de acordo com seu gosto, podem ser fotos do cotidiano, viagens.

Flickr é um “aplicativo” do yahoo, que funciona como um álbum de fotografias, onde você vai guardando suas fotos, colocando algumas observações, legendas, comentários, sendo que pode optar por deixar tudo isso aberto ao público ou restrito a alguns amigos.

O twitter (http://twitter.com ) usa a seguinte frase “What’s happening?” Abaixo dela o usuário tem um espaço com exatos 140 caracteres para responder à questão. Em geral as pessoas que utilizam o twitter falam o que estão fazendo naquele momento: trabalhando, escrevendo, levantando, tomando café...

A sensação entre os adolescentes agora é o formspringme (http://www.formspring.me/). Lembra-se do famoso e antigo caderninho de enquetes? Aquele que continha uma pergunta em cada página e era repassado para as colegas de turma responderem? O formspringme funciona mais ou menos assim. Começa com a frase “Ask me” ou em bom português: pergunte-me. Nele os usuários ou visitantes enviam perguntas, que cada um vai respondendo. No caso dos adolescentes as perguntas são sobre assuntos os mais variados: pais, amigos, virgindade, sexo, escola, “roles”, shows, gostos: música, livros, etc...

Conheci esses dois últimos por meio de minha sobrinha, como todas as adolescentes da mesma idade, amante de novidades, viciada em internet, em especial das novidades. Confesso que o que li, acessando o twitter dela e de outros adolescentes não me estimulou muito.

Mas, há sempre um mas... Há pessoas que descobriram outras utilidades para o twitter e o formspringme. No caso do twitter as empresas descobriram rapidinho uma utilidade prática e lucrativa para ele: a propaganda de produtos, serviços, eventos. Há também escritores, como Luis Fernando Veríssimo, que utiliza esse recurso com inteligência, como mais uma forma de escrever. Quando puder acesse o twitter dele: http://twitter.com/LuisFVerissimo . Quem conhecer outros twitteiros talentosos como Veríssimo, envie-me! Quero conhecer melhor o twitter, mas levada pelos dedos de gente criativa.

E o formspringme? Nada contra o uso que os adolescentes fazem dele, porém penso que expor a vida pessoal na internet, detalhando local de residência, escola onde estuda, compromissos e muito mais não seja bom, porque os coloca em risco, pois assim como cidadãos acessam esses locais buscando informações, lazer, há aqueles indivíduos que acessam esses locais para obter informações e planejar crimes.

Há quem use o formspringme para informar, como é o caso da Diretoria de Ensino da Região de São Vicente ( http://www.formspring.me/DERSV ), que utiliza essa ferramenta para responder perguntas de professores e funcionários da Rede Pública Estadual. Nesse espaço há respostas para questões sobre legislação estadual referente à Educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

Documentos escolares: onde encontrá-los?

Muito já se falou a respeito da internet. Que é uma boa ferramenta. Que é perigosa, em especial para crianças, que ainda não têm senso para perceber o perigo. Além disto, já se falou também da infinidade de informações que temos acesso pela net. Vamos falar, neste texto, deste último ponto. Como ter acesso a esta infinidade de informações, chegando até a informação que se deseja. Por meio deste blog, sempre recebo perguntas de internautas sobre alguns textos, alguns assuntos, que abordei em outras postagens, pedindo maiores informações. Ontem recebi um destes questionamentos, que pedia mais informações sobre o CEEJA. Deste questionamento surgiu a ideia desta postagem. Como a pergunta era relacionada à Educação, irei tratar, nesta postagem, disto... Onde conseguir maiores informações a respeito de: escolas, históricos, documentos antigos, etc... etc... Vou focar, nesta postagem, as informações relacionadas ao Estado de São Paulo, pois cada Estado da Federação tem uma Secretaria de Educação…