Que uso fazemos das novidades da internet?

A tecnologia, em especial, a internet está sempre se reinventando, surgindo coisas novas: twitter, blog, fotolog, flickr, agora: formspringme!

Não sabe o que é cada um? Nem para que serve?

Blog surgiu como um diário on line onde os adolescentes publicavam o seu cotidiano, como se fosse um substituto pra agenda, que eles utilizam pra anotar o que fizeram, colam ingressos dos shows que foram, fotos, etc... Atualmente os blogs são utilizados para os mais diversos fins: notícia, receitas, artesanato, textos literários, enfim, para tudo aquilo que a inventividade humana quiser. Há blogs de todos os assuntos, por isso sugiro alguns, que sigo ou nos quais escrevo: http://impressoesnoturnas.blogspot.com, http://gestaodosucesso.blogspot.com, http://fotocolagem.blogspot.com, http://mariacarambola.blogspot.com , http://namarianews.blogspot.com/

Fotolog é como se fosse um blog, porém o foco dele é a publicação de imagens, fotos, que também são adicionadas pelo usuário de acordo com seu gosto, podem ser fotos do cotidiano, viagens.

Flickr é um “aplicativo” do yahoo, que funciona como um álbum de fotografias, onde você vai guardando suas fotos, colocando algumas observações, legendas, comentários, sendo que pode optar por deixar tudo isso aberto ao público ou restrito a alguns amigos.

O twitter (http://twitter.com ) usa a seguinte frase “What’s happening?” Abaixo dela o usuário tem um espaço com exatos 140 caracteres para responder à questão. Em geral as pessoas que utilizam o twitter falam o que estão fazendo naquele momento: trabalhando, escrevendo, levantando, tomando café...

A sensação entre os adolescentes agora é o formspringme (http://www.formspring.me/). Lembra-se do famoso e antigo caderninho de enquetes? Aquele que continha uma pergunta em cada página e era repassado para as colegas de turma responderem? O formspringme funciona mais ou menos assim. Começa com a frase “Ask me” ou em bom português: pergunte-me. Nele os usuários ou visitantes enviam perguntas, que cada um vai respondendo. No caso dos adolescentes as perguntas são sobre assuntos os mais variados: pais, amigos, virgindade, sexo, escola, “roles”, shows, gostos: música, livros, etc...

Conheci esses dois últimos por meio de minha sobrinha, como todas as adolescentes da mesma idade, amante de novidades, viciada em internet, em especial das novidades. Confesso que o que li, acessando o twitter dela e de outros adolescentes não me estimulou muito.

Mas, há sempre um mas... Há pessoas que descobriram outras utilidades para o twitter e o formspringme. No caso do twitter as empresas descobriram rapidinho uma utilidade prática e lucrativa para ele: a propaganda de produtos, serviços, eventos. Há também escritores, como Luis Fernando Veríssimo, que utiliza esse recurso com inteligência, como mais uma forma de escrever. Quando puder acesse o twitter dele: http://twitter.com/LuisFVerissimo . Quem conhecer outros twitteiros talentosos como Veríssimo, envie-me! Quero conhecer melhor o twitter, mas levada pelos dedos de gente criativa.

E o formspringme? Nada contra o uso que os adolescentes fazem dele, porém penso que expor a vida pessoal na internet, detalhando local de residência, escola onde estuda, compromissos e muito mais não seja bom, porque os coloca em risco, pois assim como cidadãos acessam esses locais buscando informações, lazer, há aqueles indivíduos que acessam esses locais para obter informações e planejar crimes.

Há quem use o formspringme para informar, como é o caso da Diretoria de Ensino da Região de São Vicente ( http://www.formspring.me/DERSV ), que utiliza essa ferramenta para responder perguntas de professores e funcionários da Rede Pública Estadual. Nesse espaço há respostas para questões sobre legislação estadual referente à Educação.

Comentários