Pular para o conteúdo principal

Aos candidatos a alunos de Pedagogia

Você pretende fazer este curso?
Primeiro: informe-se sobre o mesmo. Saiba para qual(is) série(s) este profissional pode ministrar aulas.
De posse desta informação consiga a próxima. Em qual(is) escola(s) de sua região existem classes para este profissional, ou seja, se informe sobre sua área e oportunidades de atuação. Note que aqui estamos falando especificamente do magistério!
Em seguida verifique, em algum site, ou mesmo com um Diretor de Escola e/ou um Supervisor de Ensino como é a carreira deste profissional. Como o Pedagogo inicia sua carreira no Magistério, quais as possibilidades para ele: sala de aula? Direção de escola? Supervisão?
Se na sua cidade não existe os profissionais acima citados, informe-se com a faculdade/universidade onde pretende estudar. Não se matricule sem saber, o que fazer no futuro com ele (o curso).
Tenha em mente, que ninguém inicia a carreira no magistério como Diretor de Escola. Também, ao menos no Estado de São Paulo, ninguém inicia a carreira como Supervisor de Ensino (profissional existente no Estado de São Paulo, que supervisiona as escolas, o sistema). Existe uma trajetória profissional, que se inicia em sala de aula, na docência, ou seja, “com o giz na mão”!
Já tem aqui uma informação preciosa! A trajetória.
Você gosta de trabalhar com crianças de 6 anos incompletos até 10 anos? Tem paciência para ouvi-los perguntando todos os dias “Prô, é para copiar à lápis?” “Tia, é para pular linha como você fez na lousa?” “Tia, é para deixar parágrafo de um dedinho?”
Tem paciência para ouvir de um aluno, que ele está com problemas, que a mãe está muito doente, que ele está muito triste? Saberá dar atenção a ele neste momento tão difícil para uma criança?
Conseguirá acompanhar a aprendizagem de cada aluno, orientando-os, auxiliando-os a progredirem na leitura e na escrita? Mesmo você não gostando de Matemática, conseguirá fazer seu aluno aprender esta matéria tão importante? Também conseguirá fazer seu aluno amar a leitura, mesmo tendo pais, que não leem em casa?
Por que estas perguntas? Porque o aluno público alvo do Pedagogo são os alunos do chamado ensino fundamental – anos iniciais, ou seja, alunos do 1º ao 5º ano.
Aceitará criar estratégias diferenciadas para tornar o aprendizado da tabuada algo interessante? Passará dias/noites corrigindo atividades e atualizando informações do rendimento dos alunos nos diários de classe?
Quando for se informar sobre sua área (região de trabalho) vá a um local, que seja responsável pela Educação na região, pode ser a secretaria/diretoria de educação do município ou uma Diretoria de Ensino (estas no Estado de São Paulo); no Paraná são os NREs (Núcleos Regionais de Ensino).
Como o Pedagogo pode iniciar sua carreira? Se você mora no Estado de São Paulo, no interior do Estado, por exemplo, terá que prestar concurso público em alguma prefeitura, pois a maioria das escolas de ensino fundamental – anos iniciais foram municipalizadas, ou seja, transferidas para os municípios. Poderá também tentar ministrar aulas em uma escola particular, mas estas escolas, via de regra, procuram profissionais, que têm experiência na área.
Se não conseguir prestar concurso público, ou se prestar um e não passar, não se desespere!
Primeiro: se organize para estudar para o próximo! Veja qual a bibliografia no edital de concurso e nos anteriores, verifique quais livros permanecem como requisito em todos eles e inicie suas leituras por estes. Quando sair novo edital veja quais os novos livros solicitados e tente ler cada um deles. Se não tiver como comprá-los, procure uma biblioteca pública e veja o que consegue. Se ainda assim não conseguir nada, tente ao menos ler um bom resumo destes livros, registrar as palavras chave, os principais conceitos expostos pelos autores, pois tudo isto irá ajudá-lo em uma prova objetiva e na dissertativa, se houver.
Uma dica: na hora da prova analise as alternativas, com base nas leituras feitas, escolha uma. Não tente colocar suas opiniões, escolhendo aquela, que melhor se adapta ao seu ponto de vista. Em um concurso, uma avaliação, seja qual for, ninguém quer saber o seu ponto de vista, até porque seu nome não consta da bibliografia do citado concurso!
Segundo: paralelamente aos estudos você poderá ser professor eventual ou substituto em uma escola. Se informe a respeito!
No caso das redes públicas o tempo, que você trabalha como eventual/substituto em escola estadual/municipal conta pontos para sua classificação durante processos de inscrição para atribuição de aulas.
Outra coisa. Não pense que começará sua carreira na principal escola de sua cidade. Naquela escola central, tradicional, onde você sonhava estudar/trabalhar! Lá, provavelmente, estão aqueles docentes em final de carreira, que já têm muitos, muitos, mais pontos do que você! Provavelmente professores efetivos!
Esta autora que vos fala começou sua carreira viajando de balsa todos os dias entre dois Estados e trabalhando (e sobrevivendo) com 12 aulas! Durante um ano! Ia trabalhar de ônibus, mas no outro dia precisava pegar carona, pois se pagasse o ônibus de volta não sobraria quase nada para se sustentar e ajudar sua família!
Que sua opção seja bem pensada, ponderada, para o seu bem e de seus futuros alunos e colegas de trabalho!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ENEM/ENCCEJA

Fiz duas postagens, muito acessadas, falando sobre o Enem e o Encceja, duas importantes avaliações para alunos que pretendem eliminar matérias ou o curso todo. Sempre acompanho todos os comentários postados em todas as matérias e respondo a todos. Tento fazer isto o mais rápido possível e responder aos questionamentos dos leitores do Blog, entretanto ao ler as perguntas notei que são enviadas, com um texto um pouco diferente, questões já respondidas por mim, portanto bastaria ao interessado, ler os comentários e buscar a resposta a sua questão. Sei que todos temos uma vida muito corrida, que nem sempre as pessoas dispõem de tempo para ficar lendo, por isto reúno aqui todas estas dúvidas, que organizei por assunto. Pretendo desta forma a auxiliar todos que acessam o blog em busca de mais informação e respostas para suas dúvidas. Faço isto, pois estamos novamente em tempos de Encceja, o que gera nas pessoas uma ansiedade e uma busca por maiores informações. Para aqueles que desejarem, tiv…