Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ENEM/ENCCEJA

Fiz duas postagens, muito acessadas, falando sobre o Enem e o Encceja, duas importantes avaliações para alunos que pretendem eliminar matérias ou o curso todo.
Sempre acompanho todos os comentários postados em todas as matérias e respondo a todos. Tento fazer isto o mais rápido possível e responder aos questionamentos dos leitores do Blog, entretanto ao ler as perguntas notei que são enviadas, com um texto um pouco diferente, questões já respondidas por mim, portanto bastaria ao interessado, ler os comentários e buscar a resposta a sua questão.
Sei que todos temos uma vida muito corrida, que nem sempre as pessoas dispõem de tempo para ficar lendo, por isto reúno aqui todas estas dúvidas, que organizei por assunto. Pretendo desta forma a auxiliar todos que acessam o blog em busca de mais informação e respostas para suas dúvidas.
Faço isto, pois estamos novamente em tempos de Encceja, o que gera nas pessoas uma ansiedade e uma busca por maiores informações.
Para aqueles que desejarem, tiverem tempo, ler todas as postagens sobre este assunto, elas se encontram nas “Postagens populares” neste blog. Basta escolher o texto, clicar no link e será redirecionado para ele.
Boa leitura e boa avaliação a todos!

Obs. Os textos entre aspas são dos autores, postados nos comentários. Foram copiados e colados, sem correções.

I – Reprovação na redação reprova em outras matérias?

  1. “Minha esposa passou em todas as matérias do Encceja 2013, mas, infelizmente obteve 4.5 em Redação, existe alguma possibilidade dela fazer somente essa Disciplina em algum Curso particular ou do Estado para eliminar e conseguir aprovação.”
  2. “A Soma necessária é 450(prova)+500(redação). O que seria 950. Porem tirei apenas 440 na redação mas tirei 553.7. Será que a nota da prova não compensa a nota da redação?”
Resposta:
A respeito dos seus questionamentos, segundo informações do site do Inep, ao ser reprovada em redação, sua esposa automaticamente foi reprovada em toda a área de Linguagens e Códigos, portanto precisará fazer novamente a prova do Encceja nesta área ou, se houver esta possibilidade no seu estado, cursá-las em um curso de EJA de presença flexível (Centros de Ensino de Educação de Jovens e Adultos). Verifique junto à Secretaria Estadual ou Municipal de Educação se há algum curso de EJA de presença flexível, caso contrário terá que refazer a prova do Encceja na área citada.

  1. “Eu tirei acima de 450,00 nas provas do enem menos na redação :/ e eu curso o terceiro ano ainda e queria tirar matematica do meu componente curricular da escola, tem como eu consegui tirar essa matéria pela minha nota ?”
Resposta:
- reprova em redação significa reprova em todas as matérias da área de Linguagens e Códigos, portanto nas disciplinas desta área você não foi aprovado;
- quanto à matemática, precisa entrar em contato com a Direção da Escola, verificar o que consta no Regimento Escolar a este respeito.
O Regimento é o documento da escola, no qual constam as normas legais (relativo à leis) que organizam a escola. Este documento, para ter validade, precisa estar homologado pela Diretoria de Ensino, no caso das escolas estaduais, particulares e municipais (ou pela Secretaria Municipal de Educação) do Estado de São Paulo, ou pelo órgão responsável pela Supervisão das escolas no seu Estado.

II – Material para estudar para o ENCCEJA

  1. Eu procuro provas anteriores do ENCCEJA, pois minha mãe irá realizar as provas e infelizmente no site do inep eu só consegui encontrar os gabaritos das mesmas. Pesquisei no google e encontrei apenas provas mais antigas (2004, 2005), e não tenho certeza, mas estudar com material de estudo desatualizado costuma não ser uma boa.
Resposta:
No site do INEP você encontra materiais de estudo, que poderá baixar para sua mãe. Eles se encontram no seguinte link: http://portal.inep.gov.br/web/encceja/materiais-para-estudo
Neste site https://sites.google.com/site/enemchute/apostilas-do-encceja, segundo informações, há apostilas do Encceja de 2009, mas não acessei o material, não sei, portanto se é confiável, uma vez que no site do Inep não disponibilizam mais este material.
 
Espero que tenha ajudado!

III – Aproveitamento de notas das avaliações do ENCCEJA/ENEM

  1. Eu fiz o enem 2013 para conseguir o certifiado de enino médio...porem tirei duas notas baixa...em Ciências da Natureza e suas Tecnologias 406.3 e Matemática e suas Tecnologias 448.7...Gostaria de saber se é possivel eu refazer apenas esses dua materias eliminando assim as demais ,ja que tirei a nota exigida pelo enem...E qual a instituição que eu poderia fazer se é possivel...grato.
Resposta:
Pesquisei no site do INEP, encontrei no documento "Orientações para obtenção de certificação de conclusão do Ensino Médio" a resposta a sua pergunta:
"Para efeito de certificação é permitido o aproveitamento de estudos – obtidos por processos de escolarização formal – e de outras formas reconhecidas oficialmente de eliminação de componentes curriculares. Por exemplo, o participante poderá utilizar os resultados de edições anteriores do ENEM (a partir de 2009) e de outros Exames da mesma natureza para obter a certificação, como o Encceja ou outros exames supletivos, em atendimento ao que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira."
Segundo este documento, o texto acima, a partir de 2009 é permitido o aproveitamento de estudos de outras avaliações, exames supletivos, mas acredito que precisará ver, no ato da nova inscrição do ENEM, se haverá esta opção para você.
Você não informou onde mora, mas poderá ver na sua cidade, se existe algum sistema público de supletivo de presença flexível (em SP temos os CEEJAS, Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), no qual o aluno estuda em casa, vai até a escola tirar dúvidas com professores de plantão, depois realiza avaliações e elimina as disciplinas, que faltam para concluir o ensino fundamental e/ou o ensino médio.
A este respeito informe-se com a Secretaria de Educação do seu Estado ou do seu município. 
Espero tê-lo ajudado!
Boa sorte! Muito sucesso nos estudos!!!

  1. hj fui no ceeja fazer minha inscriçao para o provao no estado de rondonia, e a atendente falou que eu poderia usar asminhas notas do enem para eliminar materias. mais ai que ta a pergunta. no ano de 2013 eu nao fiz.no ano de 2012 eu fiz apenas um dia e passei nas duas materias(ciencias humanas e suas tecnologias eciencias da natureza e suas tecnologias.. e no ano de 2011 eu passei nas 4 provas e reproveiem redaçao... sera que eu posso usar asnotas do enem de 2011?”
Resposta:
Leve ao CEEJA, da sua cidade/região, toda documentação que tiver, referente ao Enceja, eles farão uma análise destes documentos e poderão orientá-los sobre o que utilizar.

IV – Critérios de Certificação

  1. “Gostaria de esclarecer uma dúvida, eu vou me inscrever para a prova do Encceja esse ano também : data de 6 a 28/3 e as provas em 31/05 e 01/06. Gostaria de saber se consigo me inscrever no Enem para concluir o ensino médio também, sendo que provavelmente não terei nem feito a prova do Encceja muito menos obtido o resultado da prova antes de encerrar as inscrições para o Enem, é possível me inscrever mesmo assim? Acho que até a data da prova do Enem eu já estarei com o resultado em mãos da prova do Encceja...”
Resposta:
Quanto a sua pergunta, acredito que possa fazer a inscrição sim, afinal como será impedido de realizá-la? Mas precisa verificar quais os critérios do ENEM para receber o certificado. Um deles é a idade, ou seja, ter 18 anos até a data da primeira prova do ENEM. 
Pesquisei em alguns sites, que tratam do assunto, que orientam a respeito da documentação para solicitar a certificação, mas não encontrei orientações a respeito no site do Inep, nem no manual do enem 2013.
Você deve, no ato da inscrição, ler toda documentação sobre o enem 2014: editais, portarias, manuais. Espero tê-lo ajudado!

V – Encceja e validação no GDAE (somente para moradores do Estado de São Paulo)

  1.  “Eu estou com uma duvida enorme eu fiz o encceja no ano 2008 e até hoje meu nome não está no GDAE ,teria que estar lá ?Não fiquei devendo nenhum documento.”
Resposta:
Por favor, entre em contato com a Diretoria Regional de Ensino da sua região, pois lá existe alguém que poderá ajudá-la nesta questão. Procure o Plantão da Supervisão ou o Núcleo de Vida Escolar.


Comentários

Unknown disse…
Oi gostaria de tirar uma dúvida fiz o Enem 2016 e acabei não obtendo o certificado do ensino médio por causa de duas notas a baixo agr no ano de 2017 fiz o Enceeja gostaria de saber se posso usar as materias eliminadas no Enem com as q eu eliminei no Enceeja para o Certificado do Ensino médio! Obrigada
catléia disse…
Dahra, nesta mesma postagem tem a rwsoosta a sua pergunta, mas confirme se as regras do encceja continuam assim lendo o edital do encceja 2017. Procure este documento no Google, leia-o e achatá a resposta.

Postagens mais visitadas deste blog

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

O que é o material dourado?

Você, internauta, sabe o que é isto? Provavelmente não. Também não deveria saber, mas uma certa escola particular da cidade colocou isto na lista de material escolar do aluno. Isto é assunto recorrente na mídia todo início de ano: o abuso das escolas em relação ao material escolar. Na semana passada já foi assunto de pauta dos jornais televisivos. Isto não foi veiculado na mídia da região, mas presenciei um pai, que estava fazendo uma via sacra pela cidade à procura do tal material. Eu estava em uma loja de artesanato, quando ele entrou, interpelou o proprietário da loja, que estava me atendendo, perguntou se ele tinha tal material. O dono da loja imediatamente disse que nem sabia o que era isto. Perguntou se eu sabia. Respondi que sim. Falei ao pai o que era tal material, onde ele poderia encontrá-lo. Mas você, leitor, sabe o que é o tal material dourado? Nunca usei este material na escola, pois não é material didático da minha disciplina, nem o utilizei quando era criança

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat