Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Trajetória do blog Impressões Noturnas

Hoje acessei o blog, verifiquei que tem quase 45.000 visitas!  Passei os olhos pelas primeiras páginas, que contêm os últimos textos, os mais recentes. Fui, então, aos primeiros disponibilizados aqui, alguns transportados de outro blog, anterior a este. Os textos mais curtos, mais sintéticos.
Acho que diante disto posso dividir este blog em fases. A primeira com textos mais sintéticos, pois tinha uma preocupação em não tornar os textos muitos longos, pois poderiam desestimular o leitor, levando-o a abandonar a leitura. Acredito que isto se devia à influência da própria internet, que publicava dicas sobre blogs e como redigir textos para eles. Os primeiros textos não se utilizavam de outros recursos, como vídeos e fotos.
A segunda fase, esta, é composta de textos mais longos, mas mais cuidados também, em todos os sentidos. Passei a pensar mais no que escrever, utilizando para tanto, informações que o próprio blog foi me dando. Passei a observar as estatísticas do blog, que mostram quais os textos mais acessados, portanto mais procurados. Também acompanho as postagens mais populares, que estão disponíveis no blog, pois elas mostram os textos mais acessados desde a abertura do blog, bem como aqueles que, pouco tempo depois de publicados, já figuram nesta lista dos mais populares.
Nesta fase a maioria dos textos tem alguns vídeos, ilustrando o assunto abordado, e fotos, todas tiradas por mim. Acredito que as fotos ajudam a falar, a transmitir algo, a emocionar, ajudam a pensar!
Também inscrevi o blog para participar do Prêmio Top Blog, por quatro vezes. Ainda não tive nenhuma premiação, mas o fato de estar na premiação também o coloca em outros sites, trazendo possíveis leitores.
Atualmente, além de divulgá-lo no Facebook, por e-mail, Google+, estou divulgando-o em uma intranet da Secretaria, onde trabalho.
Além de tudo isto, comecei a escrever sobre alguns assuntos relacionados à Educação, mais especificamente textos que trazem informações sobre avaliações estaduais, federais, documentos escolares, entre outros. Estes textos são bastante acessados, acabo recebendo perguntas dos internautas, que buscam neles mais informações, que não conseguiram em outros sites, talvez pela linguagem utilizada ou pelas informações não estarem disponíveis.
Esta experiência relatada mostra um amadurecimento em relação ao ato de escrever, assim como a administração do próprio blog.


Comentários

Rafaela Valverde disse…
Parabéns! Também observo muito minhas postagens antigas. Isso acaba sendo um auto feedback. É isso aí, caminhando para o crescimento. Abraços

Postagens mais visitadas deste blog

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

O que é o material dourado?

Você, internauta, sabe o que é isto? Provavelmente não. Também não deveria saber, mas uma certa escola particular da cidade colocou isto na lista de material escolar do aluno. Isto é assunto recorrente na mídia todo início de ano: o abuso das escolas em relação ao material escolar. Na semana passada já foi assunto de pauta dos jornais televisivos. Isto não foi veiculado na mídia da região, mas presenciei um pai, que estava fazendo uma via sacra pela cidade à procura do tal material. Eu estava em uma loja de artesanato, quando ele entrou, interpelou o proprietário da loja, que estava me atendendo, perguntou se ele tinha tal material. O dono da loja imediatamente disse que nem sabia o que era isto. Perguntou se eu sabia. Respondi que sim. Falei ao pai o que era tal material, onde ele poderia encontrá-lo. Mas você, leitor, sabe o que é o tal material dourado? Nunca usei este material na escola, pois não é material didático da minha disciplina, nem o utilizei quando era criança

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat