Pular para o conteúdo principal

Fotografia e reflexão

Sou apaixonada por fotografia. Fotografo desde minha adolescência, mas sempre fotos de família, de viagens, mas inicialmente sem pretensões artísticas, além do registrar as pessoas e a História da família.
Decidi neste ano investir nesta paixão, aprender mais sobre a fotografia, porque até então vinha fotografando por instinto, sem muita técnica.
Fiz um curso de mais ou menos 10 dias, pago, em uma escola especializada em cursos técnicos e livres. Aprendi algumas coisas, mas acredito que poderia ter aprendido mais se o tempo do curso tivesse sido melhor gerenciado pelo docente.
Agora iniciei um curso gratuito, oferecido pela Secretaria de Cultura da cidade. Estamos tendo aulas teóricas e práticas, pois a proposta do curso é termos metade teoria, metade prática. Somos orientados, recebemos informações, em seguida somos desafiados a colocar em prática o que aprendemos.
Neste sábado, 17/08, realizamos, em uma praça da cidade, uma atividade cuja proposta era fotografarmos o detalhe. A praça ficou repleta de gente andando, observando, fotografando os seus detalhes. Digo seus porque cada um percebeu, enxergou certos detalhes, isto se refletirá nas fotografias, que veremos na próxima aula.
Deixo abaixo os detalhes que observei. Acabei me detendo em detalhes da: arquitetura da praça, da dinâmica da praça: pessoas, animais, vegetação, lixo.  Este último item, o lixo, foi bem frequente em minhas fotos, pois parecia que tinha passado um furacão no local, tal a quantidade de lixo de todos os tipos espalhada pelo espaço: garrafas de bebida alcoólica, sacos de salgadinhos, de bolachas, copos descartáveis, cacos de vidro, garrafas pet de refrigerantes, sacos com restos. O mais impressionante que em um espaço amplo vi somente uma lixeira improvisada, amarrada a uma árvore, praticamente vazia, enquanto todo o lixo era levado pelo forte vento para lá e para cá.
No meio disto, do lixo espalhado pela praça, as pessoas passavam, chutavam uma garrafa pet aqui, um copo ali. Não vi ninguém se abaixar para pegar o lixo e jogá-lo ao local correto. Está certo que o lixo já estava lá, fruto da noite anterior, mas e nós com isto?
Necessário registrar, que permanecemos nesta praça uma hora, tempo no qual não se viu nenhum gari ou margarida realizando a limpeza!  Necessário também registrar que é uma praça importante da cidade, que fica no centro, local de grande circulação de pessoas da própria cidade e de outras da região.

Como viram, por este texto, além da fotografia, gosto muito de escrever!















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

Documentos escolares: onde encontrá-los?

Muito já se falou a respeito da internet. Que é uma boa ferramenta. Que é perigosa, em especial para crianças, que ainda não têm senso para perceber o perigo. Além disto, já se falou também da infinidade de informações que temos acesso pela net. Vamos falar, neste texto, deste último ponto. Como ter acesso a esta infinidade de informações, chegando até a informação que se deseja. Por meio deste blog, sempre recebo perguntas de internautas sobre alguns textos, alguns assuntos, que abordei em outras postagens, pedindo maiores informações. Ontem recebi um destes questionamentos, que pedia mais informações sobre o CEEJA. Deste questionamento surgiu a ideia desta postagem. Como a pergunta era relacionada à Educação, irei tratar, nesta postagem, disto... Onde conseguir maiores informações a respeito de: escolas, históricos, documentos antigos, etc... etc... Vou focar, nesta postagem, as informações relacionadas ao Estado de São Paulo, pois cada Estado da Federação tem uma Secretaria de Educação…