Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM - parte 2


Há algum tempo escrevi um texto, o primeiro, com o mesmo título deste, que retomo agora. Uma das frases finais daquele texto foi "Ninguém irá avisá-lo a respeito de inscrição, prazos, nada!".
Esta frase era um alerta, pois é sempre interessante receber uma ajuda, orientação de alguém que vê certos problemas acontecerem diariamente.
Nesta prova do ENCCEJA, que aconteceu recentemente, dia 21 de outubro, novamente candidatos perderam a prova, acredito que por diversos motivos.
Um deles é a falta de atenção às informações, que são fornecidas aos candidatos inscritos.
Para quem se inscreveu nos primeiros dias, imprimiu o cartão de informações, mas nele a data da prova era outra, porém havia um alerta, abaixo desta data, lembrando que a data poderia sofrer alterações, portanto o candidato deveria ficar atento e retornar ao site... e acompanhar a inscrição e novas informações.
Houve candidato que não se ateve, ou nem leu isto, simplesmente guardou o papel e retomou-o na data prevista (a primeira data), quando foi ao local e soube que não haveria a prova, procurou informações no órgão de Educação local.
Certos problemas além do relatado, acontecem em todas as provas, sejam do ENCCEJA, ENEM, concursos. Um deles é o mais comum: chegar atrasado e perder a prova!
Seja qual for a prova, sempre há uma orientação, no cartão de inscrição, falando do tempo para chegar ao local, meia hora antes do início da prova. Por quê?
Porque se você sair de sua casa em cima da hora, tiver algum contratempo, fatalmente se atrasará e perderá o concurso ou a prova do Enem. Em ambos os casos o candidato sentirá uma frustração enorme, pois estudou muito, se preparou, deixou de sair com amigos, de se divertir para ficar em casa estudando.
Nestas situações não há o jeitinho brasileiro, não há nada que faça com que os portões se abram. Se você foi daqueles alunos acostumados a sempre se atrasar, achar uma desculpazinha, assinar o caderno de entrada atrasada, chegar à sala de aula sempre após o horário... será um sério candidato a cometer atrasos!
Se você realmente valoriza o esforço, a dedicação aos estudos, valorize também a pontualidade, desta forma não acontecerá com você, o que aconteceu com muitos estudantes, que levaram o portão na cara no último final de semana, quando foram aplicadas as provas do ENEM 2012.


Comentários