Pular para o conteúdo principal

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM - parte 2


Há algum tempo escrevi um texto, o primeiro, com o mesmo título deste, que retomo agora. Uma das frases finais daquele texto foi "Ninguém irá avisá-lo a respeito de inscrição, prazos, nada!".
Esta frase era um alerta, pois é sempre interessante receber uma ajuda, orientação de alguém que vê certos problemas acontecerem diariamente.
Nesta prova do ENCCEJA, que aconteceu recentemente, dia 21 de outubro, novamente candidatos perderam a prova, acredito que por diversos motivos.
Um deles é a falta de atenção às informações, que são fornecidas aos candidatos inscritos.
Para quem se inscreveu nos primeiros dias, imprimiu o cartão de informações, mas nele a data da prova era outra, porém havia um alerta, abaixo desta data, lembrando que a data poderia sofrer alterações, portanto o candidato deveria ficar atento e retornar ao site... e acompanhar a inscrição e novas informações.
Houve candidato que não se ateve, ou nem leu isto, simplesmente guardou o papel e retomou-o na data prevista (a primeira data), quando foi ao local e soube que não haveria a prova, procurou informações no órgão de Educação local.
Certos problemas além do relatado, acontecem em todas as provas, sejam do ENCCEJA, ENEM, concursos. Um deles é o mais comum: chegar atrasado e perder a prova!
Seja qual for a prova, sempre há uma orientação, no cartão de inscrição, falando do tempo para chegar ao local, meia hora antes do início da prova. Por quê?
Porque se você sair de sua casa em cima da hora, tiver algum contratempo, fatalmente se atrasará e perderá o concurso ou a prova do Enem. Em ambos os casos o candidato sentirá uma frustração enorme, pois estudou muito, se preparou, deixou de sair com amigos, de se divertir para ficar em casa estudando.
Nestas situações não há o jeitinho brasileiro, não há nada que faça com que os portões se abram. Se você foi daqueles alunos acostumados a sempre se atrasar, achar uma desculpazinha, assinar o caderno de entrada atrasada, chegar à sala de aula sempre após o horário... será um sério candidato a cometer atrasos!
Se você realmente valoriza o esforço, a dedicação aos estudos, valorize também a pontualidade, desta forma não acontecerá com você, o que aconteceu com muitos estudantes, que levaram o portão na cara no último final de semana, quando foram aplicadas as provas do ENEM 2012.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

Documentos escolares: onde encontrá-los?

Muito já se falou a respeito da internet. Que é uma boa ferramenta. Que é perigosa, em especial para crianças, que ainda não têm senso para perceber o perigo. Além disto, já se falou também da infinidade de informações que temos acesso pela net. Vamos falar, neste texto, deste último ponto. Como ter acesso a esta infinidade de informações, chegando até a informação que se deseja. Por meio deste blog, sempre recebo perguntas de internautas sobre alguns textos, alguns assuntos, que abordei em outras postagens, pedindo maiores informações. Ontem recebi um destes questionamentos, que pedia mais informações sobre o CEEJA. Deste questionamento surgiu a ideia desta postagem. Como a pergunta era relacionada à Educação, irei tratar, nesta postagem, disto... Onde conseguir maiores informações a respeito de: escolas, históricos, documentos antigos, etc... etc... Vou focar, nesta postagem, as informações relacionadas ao Estado de São Paulo, pois cada Estado da Federação tem uma Secretaria de Educação…