Encceja e CEEJA: qual a diferença?


Estamos novamente em época de avaliações para eliminação de matérias. Até o ano passado tínhamos o Encceja para o ensino fundamental (1ª à 8ª série, atualmente 1º ao 9º ano) e o Enem para o Ensino Médio.
Recentemente fomos surpreendidos com a notícia do retorno do processo chamado por alguns de eliminação de matérias, mas cujo nome é “Exames Supletivos 2012 – Ensino Fundamental e Médio”.  As inscrições foram abertas as 10h00min do dia  13/08/2012 às 18h00h do dia 27/08/2012.
Você deve estar pensando... “Quem pode participar desta avaliação?”  Por exemplo se você está cursando o Ensino Médio e está na idade correta (15 a 17 anos), você não pode, pois não tem um dos requisitos. Quais os requisitos então?
- Para o Ensino Fundamental, o candidato deverá ter 15 anos completos ou a completar na data da realização da primeira prova.
           - Para o Ensino Médio, o candidato deverá ter 18 anos completos ou a completar na data da realização da primeira prova.
Para realizar sua inscrição, deverá ter em mãos o RG e o seu CPF (documentos obrigatórios), acessar o site: http://concursos.edunet.sp.gov.br/examesupletivo2012/
Após concluir sua inscrição será emitido um protocolo com o local, horário e data PREVISTOS para a realização da prova.
Outra coisa importante é que o candidato tenha um endereço de correio eletrônico válido e que acesse periodicamente, pois algumas avaliações podem enviar comunicações por e-mail.
No Estado de São Paulo, em algumas cidades, há outras opções para quem quer estudar, mas não pode freqüentar as aulas diariamente, são os CEEJAs. Mas o que é um CEEJA?
Segundo informações do site da Secretaria de Estado da Educação o CEEJA, Centro de Estadual de Educação de Jovens e Adultos, é uma instituição de ensino de organização didático-pedagógica diferenciada e funcionamento específico, destinado a alunos que não cursaram ou não concluíram as etapas da educação básica, correspondentes aos anos finais do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio,  cujo objetivo é oferecer cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
Quer saber mais sobre o CEEJA? No link: http://faq.edunet.sp.gov.br/faq.asp?pesq=1&intCodassun=985&intClass=26&intAgrup=38 você tem um FAQ (perguntas e respostas), que explicam  TUDO sobre o CEEJA.
Se você quer horário flexível e auxílio de professores para tirar suas dúvidas, o CEEJA pode ser a resposta!
Faça uma boa escolha! Prossiga seus estudos, pois como disse um senhor, com quem conversei dia destes, “se com estudo é difícil, sem ele é mais difícil ainda!!!”

Comentários

Anônimo disse…
gostaria de saber se o ceeja é gratuito ou tem algum custo
Anônimo disse…
no ceeja o ensino é totalmente grátis?
catléia disse…
Sim, no CEEJA é totalmente grátis, porque é uma escola pública, estadual, mas com uma forma de organização diferente das escolas de ensino regular. Se não souber se existe um na sua cidade, na sua região, ligue para a Diretoria de Ensino da sua cidade, se informe. Pode se informar também pelo site da respectiva Diretoria, pois a maioria delas possui um, ou ainda, pode acessar o site da SEE (Secretaria de Estado da Educação de São Paulo) e procurar, no topo da página, em serviços mais informações, ou ainda, enviar um e-mail para lá, pedindo o telefone e endereço do CEEJA mais próximo da sua cidade!
Boa sorte!!!