Pular para o conteúdo principal

São os Sentimentos que Conduzem as Sociedades, não as Ideias

Hoje, 25/10/2011, este blog ultrapassou as 6 mil visitas, mais especificamente até o momento, as 16h43min, 6020 acessos. 
Este é um número muito expressivo, por se tratar de um blog de uma pessoa comum, como você que está lendo esta postagem agora, que não é famosa, não participou de nenhum reality show, não dança funk, não namora jogador de futebol, não escreveu nenhum livro, enfim... uma pessoa comum, que resolveu, há algum tempo, compartilhar suas impressões sobre assuntos da atualidade, do cotidiano, sobre leituras, com seus leitores.
Procuro escrever de maneira simples, comentando assuntos ou fatos, que apareceram no jornal, na tv, ou nas cidades, que me chamaram a atenção. 
Mas além de comentar estes assuntos, escrevo porque gosto, porque a palavra escrita, infelizmente, ainda não é algo à disposição de todos indistintamente, apesar de estarmos vivendo a Era do conhecimento, uma era marcada por fortes e rápidas transformações na nossa maneira de trabalhar, principalmente na forma como nos comunicamos uns com os outros, estejam os outros na mesma cidade ou do outro lado do mundo.
Escrevo também porque ao escrever, exercito esta capacidade, esta habilidade, travo com as palavras esta luta, mas que não considero vã, pois ao pensar, escrever, exercito minha mente intensamente, busco as melhores palavras, as construções que melhor expressam o meu pensamento, aquilo que pretendo transmitir.
A todos vocês, a quem escrevo neste momento, que estiveram no blog uma vez, voltaram e voltam diversas vezes; aqueles que comentam minhas postagens seja pelo próprio blog, ou ainda quando encontram comigo (estes são mais raros) ou enviando e-mail, a todos vocês, internautas, muito obrigada!!!! 
Vocês diariamente fazem parte da minha história e eu passo a fazer parte da sua. Divido com vocês minhas impressões, pois como dizia Pessoa:


"As sociedades são conduzidas por agitadores de sentimentos, não por agitadores de ideias. Nenhum filósofo fez caminho senão porque serviu, em todo ou em parte, uma religião, uma política ou outro qualquer modo social do sentimento. 
Se a obra de investigação, em matéria social, é portanto socialmente inútil, salvo como arte e no que contiver de arte, mais vale empregar o que em nós haja de esforço em fazer arte, do que em fazer meia arte. "

Fernando Pessoa, in 'Notas Autobiográficas e de Autognose'




Obs. Título emprestado de Fernando Pessoa. 
Citação do site: http://www.citador.pt/textos/sao-os-sentimentos-que-conduzem-as-sociedades-nao-as-ideias-fernando-pessoa , ACESSO EM: 25/10/2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

Documentos escolares: onde encontrá-los?

Muito já se falou a respeito da internet. Que é uma boa ferramenta. Que é perigosa, em especial para crianças, que ainda não têm senso para perceber o perigo. Além disto, já se falou também da infinidade de informações que temos acesso pela net. Vamos falar, neste texto, deste último ponto. Como ter acesso a esta infinidade de informações, chegando até a informação que se deseja. Por meio deste blog, sempre recebo perguntas de internautas sobre alguns textos, alguns assuntos, que abordei em outras postagens, pedindo maiores informações. Ontem recebi um destes questionamentos, que pedia mais informações sobre o CEEJA. Deste questionamento surgiu a ideia desta postagem. Como a pergunta era relacionada à Educação, irei tratar, nesta postagem, disto... Onde conseguir maiores informações a respeito de: escolas, históricos, documentos antigos, etc... etc... Vou focar, nesta postagem, as informações relacionadas ao Estado de São Paulo, pois cada Estado da Federação tem uma Secretaria de Educação…