Prédios antigos de Botucatu: algumas considerações

Botucatu, ou Ybitu Katu, cidade dos bons ares. Já esteve nesta cidade? Andou por suas ruas? Se sim, com certeza viu alguns prédios antigos, uns bem cuidados, outros nem tanto. Não sei quais são realmente históricos, mas gosto muito de ver algumas destas construções, pois há uma riqueza de detalhes nas fachadas, nos jardins, nos  vitrais.
A mais conhecida, a Catedral de Santana, lembra muito a Catedral da Sé (São Paulo). Olhando-a por fora, não parece ser muito grande, nem muito suntuosa, mas no interior vemos os vitrais, os altares, o órgão. É muito bonita, vale a pena conhecer!
Uma vez tomei um táxi, comentei com o taxista a respeito da beleza da Catedral, mas ele me disse que a igreja mais bonita da cidade é a de Nossa Senhora de Lourdes. Algumas vezes tentei olhá-la por dentro, mas nem sempre fica aberta, em horários de missa não gosto de entrar, porque atrapalharia o ritual, se de repente começasse a andar, observar os detalhes e tirar fotos.
Dia desses consegui entrar na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, mas não estava com a máquina fotográfica, por isso só tenho fotos do exterior, mas o interior é muito bonito, apesar que achei-o meio escuro, não sei se foi só impressão. Há enormes pinturas da Via Crucis, cujas molduras, grossas e escuras, combinam com os bancos. As pinturas também são escuras, acredito que seja o estilo do pintor. Acho que tudo acaba compondo um clima de recolhimento, meditação.
Além das igrejas, que aqui são muitas, há  outras construções igualmente interessantes. Uma delas é a antiga estação ferroviária (http://www.estacoesferroviarias.com.br/b/botucatu.htm ), no centro da cidade, mas como acontece na maioria das cidades, está totalmente abandonada e depredada, o que é uma pena, pois o prédio é grande, imponente. Recentemente foi cedido para a Prefeitura, por dez anos, mas a utilização do espaço ainda está sendo discutida. Enquanto isso, o patrimônio se deteriora mais ainda! 
Há também o prédio, do Estado, onde atualmente funciona o Fórum da cidade. O Prédio fica no centro de uma praça bem arborizada, no centro da cidade, mas infelizmente a aparência exterior não é das melhores, o piso ao redor do prédio é uma calamidade, nada acessível. Recentemente, na Câmara dos Vereadores, foi protocolado um pedido de melhorias na iluminação da área. O Prédio ficará vazio em breve, porque está sendo construído um outro para receber definitivamente o Fórum, mas ainda não se definiu o que será feito desta construção antiga, histórica. 
Se me perguntassem o que fazer com um destes prédios, teria uma sugestão, sonho de uma Prof.ª, a Rosemeire Raimundo, que visualiza, no prédio atual do Fórum, um Museu da Cidade de Botucatu. Acredito que uma cidade com tanta História merece ter um museu para socializar fotos, jornais, livros, desta forma fortaleceria os vínculos entre a cidade e os cidadãos. Além disso, seria um importante instrumento para ações educativas, tais como: visitas monitoradas, exposições de fotografias antigas (e atuais) sobre a cidade, entre outras ações.
Santo André, cidade do ABC paulista, tem um museu com a história da cidade, que era uma antiga escola estadual, uma referência para museus deste tipo. Muito organizado, com serviço de captação de documentos e objetos, serviço de apoio educacional. A historiadora Suzana Kleeb  é responsável pelo Museu.
As boas experiências, como esta, deveriam servir de norte para outras cidades. Afinal, um país sem memória, não sabe o país que é!
Abaixo algumas fotos destas construções:





Comentários