Homenagem a quem?


A cidade fez aniversário ontem. Muita gente a parabenizou! 
Nos degraus da sede do poder local estavam as autoridades, claro, fizeram seus discursos, nos quais propalaram  o muito que fizeram pela cidade, bem como o muito, que ainda irão fazer pelo povo!
Desfiles de militares com seu melhor traje, viaturas, instituições assistenciais, e por fim... as escolas, cujos alunos se prepararam por um bom tempo para fazer bonito nesta data.
A cidade, dias antes, já vinha sendo preparada para esta data. Limpeza das praças centrais, recapeamento da avenida, onde seriam realizadas as festividades. Pintura nova nas ruas, podas de árvores, corte da grama.
Shows, muita gente, muita música, comidas, bebidas, embalagens, garrafas, latinhas, guardanapos.
Após tantas atividades, tanta gente reunida, sobra o quê? Muito lixo pelas ruas e praças! Sim, apesar de estarmos na cidade das boas escolas, ainda falta educação de muitos!
Hoje bem cedinho saí para andar pelo centro. Poucas pessoas pelos espaços públicos. Toda infraestrutura da festa lá montada! Barracas diversas, trailers, um enorme palco. Continuo andando e perto da prefeitura ouço uma música assobiada! Olho e vejo um funcionário da Prefeitura, que andava para lá e para cá som uma vassoura, uma pá e um carrinho para lixo. Pensei em falar com ele! Não falei. Continuei andando pela praça, observando e fotografando, pois a praça tinha sido limpa, pintada, as lagoazinhas com água!
Depois de andar e tirar fotos fui em direção à catedral e ouço novamente aquele assobio harmonioso. Não aguentei! Pedi ao rapaz para tirar uma foto! Ele sorriu e gentilmente permitiu. Perguntei seu nome. Ele o meu. Elogiei-o por estar trabalhando, tão cedo, em um domingo de vento gelado, ainda assim estar cantando! Ele me falou, que canta, pois assim vive mais feliz, a depressão não chega perto!
Nesta data de parabenizar a cidade a quem parabenizo? Às autoridades? Aos políticos?
Não!
Homenageio aqui o jovem José! 
Que com sua simpatia, bom humor e seu trabalho diário, assim como muitos outros josés, fazem esta cidade progredir com o suor do seu rosto, com o seu trabalho árduo! São estas pessoas, anônimas e pouco reconhecidas, que limpam a cidade, cuidam de nossas praças, pintam as ruas, prédios públicos, cuidam do calçamento, recolhem o lixo. São estes trabalhadores, que constroem esta cidade  e suas riquezas!

José, muito obrigada pelo seu trabalho!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ENEM/ENCCEJA