ESTOU DE MUDANÇA!

E por esse motivo a palavra mudança aguçou minha curiosidade, pois me levou a pesquisar os diversos significados da palavra.
Encontrei:




Começando dos primeiros significados, relacionados ao fato de transferir-se de um lugar para outro, que pode ser de uma casa para outra, de uma cidade para outra, de um país para outro.
Ainda o significado “deslocar, pôr em outro lugar”. A mudança envolve a organização de utensílios, que serão postos em outro lugar: casa, cidade, país; mas também o fato de nos colocarmos nesses lugares.
Em seguida, novo significado, mas que tem estreita ligação com o primeiro citado, porque quando falamos em dar outra direção, desviar, está implícito o movimento, a saída de um lugar, uma direção para uma nova.
Enfim vem o transformar ou transformar-se. Toda mudança seja de casa, de emprego, de namorado, de marido... implica uma transformação, nem que seja mínima, no meu caso acredito em grandes transformações.Acredito primeiramente na minha transformação, que em contato com outras pessoas, outras paisagens, ambientes, serei afetado por eles, serei transformada.
Nesse contato entre pessoas acontecerá também a transformação do outro, mesmo que ele não perceba. Uma palavra dita ou não. Um olhar. Um gesto. Um silêncio. Uma pausa no diálogo. Um sorriso. Uma lágrima.
E é assim com pequenas mudanças diárias que vamos nos transformando, nos fazendo, nos renovando. Como dizia Paulo Freire o homem não está pronto, ele está em processo de vir a ser, em transformação. Não sei as palavras foram exatamente estas, pois não decoro as falas, o autor, o número da página, mas lembro-me bem do quanto me impressionou essa idéia do ser em transformação.

Comentários