Pular para o conteúdo principal

Escola particular X qualidade

Fui participar de uma feira cultural escolar, como muitas outras feiras escolares, nas quais os alunos, orientados pelos professores, pesquisam determinados temas, no dia do evento os grupos dividem-se em salas e cada grupo explica aos visitantes o assunto pesquisado, além é claro, de montarem todo um cenário relativo a pesquisa, que serve como um atrativo a mais para os pais e visitantes.
Andei um pouco pela escola, particular, olhando-a com olhos atentos, críticos, afinal o que tem essa (e outras) escolas particulares, que atraem a classe média ou classe média baixa, se é que existe essa divisão.
No caso dessa escola um dos atrativos é a mensalidade, que não é das mais caras. Mas e o que mais? Em alguns casos, turmas reduzidas de alunos, o que no entanto vai mudando quando a escola começa a crescer, a angariar mais alunos.
Em muitos casos, há escola particulares que funcionam em prédios totalmente adaptados, que antes eram casas, sobrados, que vão sendo comprados, uns próximos aos outros, vão se integrando, virando verdadeiros labirintos. Quais os problemas disso? Alguns problemas são bem evidentes para uma pessoa atenta, tais como: corredores estreitos que dificultam a circulação das pessoas, não se atende a acessibilidade.
Mas e o que mais?
Bom, no caso dessa escola, fomos assistir a uma apresentação na quadra! O que era a quadra de esportes? Um quadrado adaptado, que nem de longe lembrava uma quadra de esportes, pois não tinha o tamaho adequado, não tinha as demarcações dos diversos esportes, não tinha tabela, tinha apenas uma trave em um dos lados, o piso... esse então!!! O piso totalmente irregular, nem de longe lembra um piso de uma quadra de esportes!!!
Mas e o porquê de falar isso?
Temos nessas escolas aqueles cidadãos, que retiram seus filhos das escolas públicas, porque acreditam que colocando-os em uma escola particular terão uma educação de qualidade, que a escola, por ser particular (PAGA!) tem uma estrutura melhor...Esses pais têm orgulho de dizer: meu filho está em uma escola particular!!!
Pobres pais! Que pena que perdem uma chance valiosa de cobrar dos políticos, que eles elegem, melhor qualidade da escola públicas, que eles como contribuintes também pagam, pagam caro, mas é mais cômodo mudar os filhos de escola, fechar os olhos para esses problemas da escola particular que estão pagando!
É claro que os problemas relatados acima não dizem respeito a todas as escolas particulares, mas que "los hay, hay!".

Comentários

Pedro Nóbrega disse…
Escolas Particulares,problemas particulares... ou devem ser públicos.?!
As escolas particulares tem problemas particulares.
Serão públicos?!.

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ENEM/ENCCEJA

Fiz duas postagens, muito acessadas, falando sobre o Enem e o Encceja, duas importantes avaliações para alunos que pretendem eliminar matérias ou o curso todo. Sempre acompanho todos os comentários postados em todas as matérias e respondo a todos. Tento fazer isto o mais rápido possível e responder aos questionamentos dos leitores do Blog, entretanto ao ler as perguntas notei que são enviadas, com um texto um pouco diferente, questões já respondidas por mim, portanto bastaria ao interessado, ler os comentários e buscar a resposta a sua questão. Sei que todos temos uma vida muito corrida, que nem sempre as pessoas dispõem de tempo para ficar lendo, por isto reúno aqui todas estas dúvidas, que organizei por assunto. Pretendo desta forma a auxiliar todos que acessam o blog em busca de mais informação e respostas para suas dúvidas. Faço isto, pois estamos novamente em tempos de Encceja, o que gera nas pessoas uma ansiedade e uma busca por maiores informações. Para aqueles que desejarem, tiv…