Escola particular X qualidade

Fui participar de uma feira cultural escolar, como muitas outras feiras escolares, nas quais os alunos, orientados pelos professores, pesquisam determinados temas, no dia do evento os grupos dividem-se em salas e cada grupo explica aos visitantes o assunto pesquisado, além é claro, de montarem todo um cenário relativo a pesquisa, que serve como um atrativo a mais para os pais e visitantes.
Andei um pouco pela escola, particular, olhando-a com olhos atentos, críticos, afinal o que tem essa (e outras) escolas particulares, que atraem a classe média ou classe média baixa, se é que existe essa divisão.
No caso dessa escola um dos atrativos é a mensalidade, que não é das mais caras. Mas e o que mais? Em alguns casos, turmas reduzidas de alunos, o que no entanto vai mudando quando a escola começa a crescer, a angariar mais alunos.
Em muitos casos, há escola particulares que funcionam em prédios totalmente adaptados, que antes eram casas, sobrados, que vão sendo comprados, uns próximos aos outros, vão se integrando, virando verdadeiros labirintos. Quais os problemas disso? Alguns problemas são bem evidentes para uma pessoa atenta, tais como: corredores estreitos que dificultam a circulação das pessoas, não se atende a acessibilidade.
Mas e o que mais?
Bom, no caso dessa escola, fomos assistir a uma apresentação na quadra! O que era a quadra de esportes? Um quadrado adaptado, que nem de longe lembrava uma quadra de esportes, pois não tinha o tamaho adequado, não tinha as demarcações dos diversos esportes, não tinha tabela, tinha apenas uma trave em um dos lados, o piso... esse então!!! O piso totalmente irregular, nem de longe lembra um piso de uma quadra de esportes!!!
Mas e o porquê de falar isso?
Temos nessas escolas aqueles cidadãos, que retiram seus filhos das escolas públicas, porque acreditam que colocando-os em uma escola particular terão uma educação de qualidade, que a escola, por ser particular (PAGA!) tem uma estrutura melhor...Esses pais têm orgulho de dizer: meu filho está em uma escola particular!!!
Pobres pais! Que pena que perdem uma chance valiosa de cobrar dos políticos, que eles elegem, melhor qualidade da escola públicas, que eles como contribuintes também pagam, pagam caro, mas é mais cômodo mudar os filhos de escola, fechar os olhos para esses problemas da escola particular que estão pagando!
É claro que os problemas relatados acima não dizem respeito a todas as escolas particulares, mas que "los hay, hay!".

Comentários

Pedro Nóbrega disse…
Escolas Particulares,problemas particulares... ou devem ser públicos.?!
As escolas particulares tem problemas particulares.
Serão públicos?!.