domingo, 24 de novembro de 2019

PONDERAÇÕES SOBRE O SERVIDOR PÚBLICO


Historicamente o funcionalismo público é vítima de críticas negativas vindas de todos os lados. Se você é leitor, não apenas de sites/blogs, muito provavelmente poderá ter lido em livros de literatura (romances, ficção) caracterizações negativas do servidor público. Só para citar um autor o famoso Lima Barreto é um destes, cujos alguns personagens eram funcionários públicos.
Em geral estas críticas nivelam os servidores públicos por baixo, desta forma o pintam como preguiçoso, incompetente, vagabundo, ineficiente e por aí vai.
Além da literatura houve (ainda há) programas humorísticos, que retratam caricaturalmente o servidor público usando as mesmas tintas descritas acima.
Não para por aí... Os jornais, a mídia televisiva, e outros meios, também tratam o serviço público como a pior espécie de funcionalismo.
Vamos neste artigo tentar desmistificar esta visão grotesca e mal intencionada, que se criou na mente da população, claro, com objetivos claros, que ficam cada vez mais claros nos governos atuais.
Vamos primeiro iniciar com um questionamento. Você sabe que a maioria dos servidores públicos não têm autonomia para resolver problemas diversos no seu trabalho? Que muitas decisões, que envolvem o trabalho do servidor público são decididas pelos Governadores, Secretários de Estado, Presidente e Ministros e Secretários?
Vamos voltar mais tarde a este assunto!
Mais alguns questionamentos para você, que está lendo este texto.
Talvez você não saiba mais a classe média alta e a elite deste nosso País, investem muito dinheiro na educação de seus filhos, desde a educação infantil até o ensino médio para que seus pupilos tenham excelentes notas nos vestibulares para conseguirem as vagas das UNIVERSIDADES PÚBLICAS?
Quem são os mestres/doutores das Universidades Públicas? SÃO SERVIDORES PÚBLICOS.
Quem são os médicos, que atuam nas Universidades Públicas, que ministram aulas aos filhos destas classes sociais? Quem são estes médicos, que também realizam pesquisas, que depois são levadas para seus consultórios particulares? SÃO SERVIDORES PÚBLICOS!
Quando os filhos das classes média alta e da elite, aqueles, claro, que ao final do ano, por um motivo ou outro, são retidos na escola ou recebem as médias finais e uma possível retenção, onde os responsáveis por eles vão buscar ajuda e orientações para conseguir uma revisão da escola particular sobre a vida escolar de seu filho? Estas famílias buscam, no Estado de São Paulo, as Diretorias de Ensino, onde os Supervisores de Ensino são os profissionais competentes, que realizam este e outros tipos de atribuições de atendimento ao público, seja ele oriundo de escola estadual, municipal e/ou particular.
Estas mesmas famílias quando seus filhos retornam dos intercâmbios realizados no exterior e precisam de orientações sobre os procedimentos para reconhecimento destes estudos no Brasil procuram quem? Os Supervisores de Ensino, que também orientam a respeito dos procedimentos nos casos de retorno para continuidade de estudos ou no caso da conclusão dos estudos no exterior. Além de orientar o Supervisor de Ensino recebe a documentação, confere, analisa, estuda caso a caso, pesquisa, para então dar um parecer ao Dirigente Regional de Ensino sobre a aprovação ou não destes estudos, ou seja, se eles são equivalentes ou não aos estudos realizados no Brasil. Depois há a publicação em Diário Oficial, que dá publicidade ao ato e confere aos estudos realizados no exterior a equivalência. Quem é o Supervisor de Ensino? UM SERVIDOR PÚBLICO.
Quando seu filho se engasga ou se acidente e precisa de ajuda especializada, que você chama para pedir socorro? O BOMBEIRO. E quem é o bombeiro? É um Policial Militar destacado para prestar serviços no Corpo de Bombeiros. É treinado frequentemente para realizar tais atendimentos à população em geral. O Bombeiro é o que mesmo? UM SERVIDOR PÚBLICO!
Eu poderia ir citando inúmeras outras categorias de servidores públicos, que prestam os mais relevantes serviços à população indistintamente, mesmo recebendo salários, que muitas vezes o empurram para um segundo ou um terceiro emprego. Mesmo sendo diariamente desvalorizados pelos governos, pela mídia, pela população, mesmo não recebendo as condições ideais e adequadas para realizar o seu trabalho melhor ainda!
Por que não existem estas condições?
Vamos resgatar alguns acontecimentos recentes dos últimos cerca de vinte anos. As rodovias estaduais e federais foram sendo abandonadas pelos poderes públicos (governadores e presidentes), assim foram ficando cada vez mais precárias e o povo foi sendo convencido que a concessão delas às empresas particulares as tornariam igualáveis às rodovias europeias. Isto ocorreu? Estamos ficando cada vez mais ilhados entre pedágios, que cobram preços abusivos, que não entregam um serviço com a qualidade esperada pelos usuários, além de um grande impacto nos preços dos bens e serviços!
Vamos pensar nas televisões. As televisões são empresas privadas, mas cuja utilização do sistema é feito por meio de uma concessão dos governos ao empresariado. Sendo uma concessão, que, em termos, pode ser cassada pelo governo concessor, será que iriam criticar, de fato, ações dos poderes instituídos? Assista os jornais observando como são dadas as notícias... Muitas notícias, que envolvem governos estaduais e municipais, quem leva “a pior”? Quem é objeto de críticas incisivas dos âncoras dos jornais? As prefeituras, é claro! Isto não é à toa!
Já viram na TV críticas à qualidade da educação particular? É a coisa mais rara, que existe! Só em casos de fatalidades, como aquele caso em que um aluno de cinco anos entrou armado na escola e matou outro aluno. Fora este tipo de caso as fachadas de escolas particulares não são estampadas nas notícias... Diferente do que se faz com escolas públicas!
O que vem ocorrendo em diversas cidades, há bastante tempo, na surdina? Aos poucos desmantelando a Educação Pública e terceirizando para as ONGs, INSTITUTOS, IGREJAS, que recebem os recursos públicos para gerenciar os prédios construídos com dinheiro público, desta forma contratam docentes como querem, bem como colocando na Direção das escolas as pessoas, que desejam.
E este processo de desmantelamento e precarização da Educação Pública só vai piorar com os projetos, que estão sendo delineados furtivamente nos Gabinetes dos altos escalões...
Mais uma pergunta: quem mais precisa da Educação Pública nos níveis da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio? O POVO! A POPULAÇÃO MAIS CARENTE! A POPULAÇÃO, QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR UMA ESCOLA PARTICULAR.
Mas por que tratar deste assunto?
Ouvi, neste final de semana, de uma pessoa com curso superior, aparentemente alguém bem informado, uma “brincadeirinha” falando do funcionário público como um funcionário “lerdo e preguiçoso”, mas usando como referência de servidor público o empregado de um cartório. Este sujeito, da “brincadeirinha”, não sabia, que os cartórios são empresas particulares! Se uma pessoa esclarecida não sabe o básico sobre um cartório de registros de notas, que se trata de uma empresa privada, que por isto cobra preços extorsivos até mesmo para uma simples xerox, o que esperar da população, que não tem muito acesso à informação, a não ser aquelas repetidas à exaustão pelos canais de tv aberta?
Só para concluir, quero deixar claro, que há excelentes servidores públicos, a despeito de toda precariedade do sistema e da falta generalizada de apoio. Há aqueles, que não são grandes exemplos. Assim como em qualquer local, seja público ou privado, são pessoas, que estão a frente das atribuições, desta forma, em ambos os locais temos pessoas competentes, bem preparadas, empenhadas e outras, que não se empenham, não se preparam e não executam suas atribuições da melhor forma possível! Felizmente estes últimos não são a maioria!

MAIS RESPEITO COM O SERVIDOR PÚBLICO! PORQUE RESPEITO É BOM! 
PORQUE VOCÊ TAMBÉM PRECISA DO SERVIÇO PÚBLICO OU AINDA VAI PRECISAR!

#serviçopúblico    #respeiteoservidorpúblico     #valorizeoservidorpúblico   #serviçopúblicodequalidade         #respeiteofuncionáriopúblico      #valorizeofuncionáriopúblico
#funcionáriopúblico     #servidorpúblico        

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PONDERAÇÕES SOBRE O SERVIDOR PÚBLICO

Historicamente o funcionalismo público é vítima de críticas negativas vindas de todos os lados. Se você é leitor, não apenas de sites/blog...

Você também poderá gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...