Pirambóia x Anhembi

Hoje nossa saída fotográfica foi para Pirambóia, distrito da cidade de Anhembi, esta última famosa na região pela Festa do Divino, que ocorre em  meados de maio, atrai milhares de pessoas, que acompanham o encontro das canoas e a procissão, em busca de milagres ou para agradecer as graças recebidas.
Segundo os moradores de Pirambóia este simpático distrito já foi cidade e Anhembi, distrito, em tempos passados.
Mas o que há para ver e fotografar em Pirambóia? Fomos em busca de casas antigas e de ver a Igreja Matriz, que dizem ser muito antiga. Encontramos algumas casas das décadas de 1920 e 1930. A Igreja só pudemos ver por fora, pois segundo um morador, com o qual conversei, esta se encontra em reforma há muito tempo, por este motivo as missas estão sendo celebradas no salão paroquial, que fica ao lado. Segundo este mesmo morador já foram feitas festas para arrecadar dinheiro para as obras da Matriz, mas não se sabe, o que teria sido feito do dinheiro...
Infelizmente só quem usa a Igreja são os muitos pombos e outros pássaros, que ficam nas suas laterais.
Como era muito cedo, as portas estavam trancadas e não tivemos como ver o estado do interior da Matriz. Dizem que era muito bonita!
Pirambóia, como verão em uma foto, já teve uma estação de trem da Estrada de Ferro Sorocabana, como Juquiratiba, em Conchas. Estes locais já tiveram seus tempos de glória, de muito movimento, muita gente morando e trabalhando no local, devido à estrada de ferro.
Segundo um destes sites sobre Pirambóia haveria uma rivalidade histórica entre o ex-município de Pirambóia e o atual município de Anhembi. Uma curiosidade desta rivalidade aconteceu este ano, pois o município passou a ter dois feriados da padroeira: um feriado da Padroeira da cidade de Anhembi; outro criado este ano, há pouco tempo, feriado da Padroeira de Pirambóia.
Se você quiser saber mais sobre Pirambóia e ver outras fotos, acesse o site da Prefeitura de Anhembi: http://www.anhembi.sp.gov.br/portal/cidade/3/Distrito-de-Piramboia
Se quiser saber mais sobre a Estação de Pirambóia: http://www.estacoesferroviarias.com.br/p/piramb-vel.htm


















Comentários