Pular para o conteúdo principal

Inclusão digital e analfabetismo funcional. Haverá inclusão?

Uma certa secretaria resolveu fazer uma inscrição para contratação de profissionais. Algo simples. Deveria ser simples! Esta instituição resolveu inovar e criar um cadastro totalmente “on line”, onde os candidatos fariam todo o processo de inscrição de forma digital.
Muito simples!
Os responsáveis pela área de informática e sistemas, se reuniu, elaboraram o sistema a ser usado com riqueza de detalhes: formulários para preenchimento das informações pelo candidato; recursos para upload de arquivos .pdf, .jpg, .bmp entre outros. Pensaram em tudo!
Sim, jovens cabeças pensantes! Conhecem tudo de internet, formulários on line, entre outros recursos mais sofisticados da informática.
Foram enviadas informações, comunicados às instituições subalternas, para que acompanhassem o processo e o divulgassem. Tudo resolvido, pensaram, pois imaginaram que a inclusão digital tivesse ocorrido em 100% da população, ou na maioria dela. Dentro desta maioria estariam os jovens saídos das universidades, faculdades presenciais e EAD.
Com o que as cabeças pensantes do referido órgão não contavam?
Não pensaram que:
- uma grande quantidade de jovens saem das escolas, concluem o ensino médio, e até mesmo a faculdade, ainda continuam com nível de alfabetização básico ou são analfabetos funcionais.
Este dado não é recente! Existem muitas pesquisas, que tratam dos níveis de alfabetização da população. Uma delas disponibilizada pela UOL em 2016, realizada pelo Instituto Paulo Montenegro, traz muitas informações a respeito da alfabetização no mundo do trabalho.
Na manchete do site já traziam a informação alarmante, que era melhor explicada no primeiro parágrafo:
“...apenas 8% das pessoas em idade de trabalhar são consideradas plenamente capazes de entender e se expressar por meio de letras e números. Ou seja, oito a cada grupo de cem indivíduos da população.”
Na pesquisa citada realizada pelo Instituto, temos algumas informações a respeito da alfabetização nos diversos níveis:
Sobre o nível de alfabetismo por escolaridade, o estudo destaca os seguintes pontos:
·         Entre as pessoas que não frequentaram a escola ou têm no máximo quatro anos de escolaridade, mais de dois terços (68%) permanecem nos níveis do Analfabetismo Funcional, com 49% chegando ao nível Rudimentar. O nível Elementar é alcançado por 27% deste segmento; 4% chegam ao Intermediário e 1% atinge o nível Proficiente.
·          A maior parte dos indivíduos que ingressaram ou concluíram o segundo ciclo do ensino fundamental atinge o nível Elementar de alfabetismo (53%). Vale notar, no entanto, que mais de um terço das pessoas com essa escolaridade (34%) podem ser classificadas como Analfabetas Funcionais.
·         Entre as pessoas que cursaram até o ensino médio, registramos que 48% estão no nível Elementar, 31% no Intermediário e apenas 9% demonstraram o domínio pleno nas habilidades de leitura, escrita e matemática.
·         A maioria de quem chegou ou concluiu o superior permanece nos níveis Elementar (32%) e Intermediário (42%). Somente 22% situam-se no nível pleno de alfabetismo.”

Perguntamos se esta massa enorme de pessoas que saiu do Ensino Superior nas condições acima descritas, no que tange à leitura e escrita, será que estão plenamente alfabetizados nas tecnologias digitais?
O que ocorreu então com a tal inscrição realizada por esta secretaria? Não ocorreu como imaginaram, claro!
Alguns problemas que ocorreram:
- os candidatos não conseguiram preencher totalmente o questionário ou o preencheram de forma equivocada. Quer um exemplo? Onde se solicitavam informações do perfil do candidato, um deles, pôs uma foto. Será que foi uma piadinha?
- os candidatos necessitavam fazer o upload de alguns documentos, para tanto precisariam escaneá-los ou fotografá-los e carregá-los no site. Como se tratavam de documentos, que seriam conferidos, deveriam colocar frente e verso. Que fizeram? Carregaram partes dos documentos. Carregaram só a frente. Carregaram uma página do documento e não as outras duas ou três.
- não leram as orientações para realizarem todo o processo de inscrição e não retornaram ao site para ver se a inscrição tinha sido deferida ou indeferida e perderam, no primeiro momento, o prazo.
Não sou especialista em informática, mas há bastante tempo, quando eram introduzidos os computadores nas escolas, nos anos 90, tivemos uma aula, na qual nos mostraram como eram elaborados os programas, que eram utilizados fluxogramas, visando prever problemas, corrigi-los antes de acontecerem.
Em educação atualmente se fala em “fazer um PDCA”. Sigla em Inglês de Plan, Do, Check, Act ou Adjust. Este termo é muito utilizado nas empresas privadas. Foi importado para a educação!

Agora pergunto: estas jovens cabeças pensantes, que pensaram no sistema para fazer tal inscrição, fizeram o “ciclo PDCA”? Planejaram? Fizeram? Checaram? Agiram ou Ajustaram? 

Será que estas pessoas fizeram o que faz um professor ao planejar sua aula?
- Fazem um diagnóstico da sala;
- Verificam os conhecimentos prévios de seus alunos (conhecimento que já trazem)?
- Replanejam suas aulas em função destes conhecimentos prévios;
- Mudam o vocabulário em sala de aula, de acordo com nível dos alunos.
Em português, quando vamos escrever, pensamos no nosso leitor virtual, ou seja, uma pessoa real, que não conhecemos, não vemos, mas que lerá nosso texto, poderá encontrar dificuldades durante a leitura se utilizarmos palavras muito difíceis.
E o ciclo PDCA?
Façam o que digo. Não façam o que eu faço!

Referência da imagem:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ENEM/ENCCEJA

Fiz duas postagens, muito acessadas, falando sobre o Enem e o Encceja, duas importantes avaliações para alunos que pretendem eliminar matérias ou o curso todo. Sempre acompanho todos os comentários postados em todas as matérias e respondo a todos. Tento fazer isto o mais rápido possível e responder aos questionamentos dos leitores do Blog, entretanto ao ler as perguntas notei que são enviadas, com um texto um pouco diferente, questões já respondidas por mim, portanto bastaria ao interessado, ler os comentários e buscar a resposta a sua questão. Sei que todos temos uma vida muito corrida, que nem sempre as pessoas dispõem de tempo para ficar lendo, por isto reúno aqui todas estas dúvidas, que organizei por assunto. Pretendo desta forma a auxiliar todos que acessam o blog em busca de mais informação e respostas para suas dúvidas. Faço isto, pois estamos novamente em tempos de Encceja, o que gera nas pessoas uma ansiedade e uma busca por maiores informações. Para aqueles que desejarem, tiv…