Pular para o conteúdo principal

Reflexões sobre inclusão

Falamos tanto de inclusão! Mas como está a inclusão na sociedade? Não vamos nem falar aqui de pessoas com transtornos de aprendizagem. Vamos nos ater às pessoas portadoras de necessidades especiais.
Você já parou para observar e pensar como é o cotidiano destas pessoas nas grandes cidades, nas pequenas e nas próprias casas? E nas famílias? E na mídia?
Tenho uma pessoa na família, que agora, com cerca de 80 anos está com perda severa de audição. Iniciou com uma perda moderada, onde percebíamos, que ela não escutava tudo o que falávamos, ou seja, perdia partes de palavras, frases, mas falando em um tom de voz um pouquinho mais alto, ainda se fazia a comunicação. Agora com a perda severa isto se aprofundou. Para assistir televisão e conseguir ouvir a programação, nem que seja um pouco, o volume da televisão precisa estar em um tom que, para os demais ditos ouvintes, incomoda muito!  Você pode então dizer “Mas os aparelhos de TV modernos tem recursos como o closed caption, portanto basta ativá-lo e a pessoa poderá acompanhar, se não toda a programação, ao menos aquela, que possui estas legendas. O aparelho de casa é moderno, ativei o recurso, mas não funcionou! 

Hoje na hora do almoço, assistindo uma televisão em uma lanchonete, verifiquei que este recurso estava ativado e funcionando. Tudo resolvido! No caso do canal, que eu estava assistindo... NADA RESOLVIDO! Não consegui entender praticamente nada das  matérias, que estavam sendo veiculadas! Propositalmente não fiquei prestando atenção na imagem! Queria analisar o recurso do ponto de vista do surdo ou da pessoa com perda severa de audição. O que vi?  “Palavras” escritas sem sentido e frases desconexas e com caracteres, símbolos e não letras! Parecia, que estava vendo palavras em russo, em grego!  Sinto pena da pessoa, que precisa deste recurso para minimamente saber, o que se passa na cidade, país, onde mora! Se ela tiver na casa poucos canais, que a limitem a assistir este... não saberá quase nada!
Dito isto, em que  este recurso tão mal utilizado, poderá ajudar a pessoa com perda severa de audição ou até mesmo o surdo?
Será que há algum órgão que acompanha e analisa a qualidade do serviço, que está sendo oferecido?
“Inclusão” de faz de conta! Faz de conta, que o surdo tem acesso à programação da televisão!
Faz de conta, que ele está incluso nas escolas e, de fato, aprendendo!
Faz de conta que as cidades são acessíveis!

Quer saber mais sobre o recurso do closed caption?  Assista:


Fonte da imagem:
https://i.pinimg.com/originals/4d/c0/42/4dc042e30521d60a433bd7589a72af17.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

Documentos escolares: onde encontrá-los?

Muito já se falou a respeito da internet. Que é uma boa ferramenta. Que é perigosa, em especial para crianças, que ainda não têm senso para perceber o perigo. Além disto, já se falou também da infinidade de informações que temos acesso pela net. Vamos falar, neste texto, deste último ponto. Como ter acesso a esta infinidade de informações, chegando até a informação que se deseja. Por meio deste blog, sempre recebo perguntas de internautas sobre alguns textos, alguns assuntos, que abordei em outras postagens, pedindo maiores informações. Ontem recebi um destes questionamentos, que pedia mais informações sobre o CEEJA. Deste questionamento surgiu a ideia desta postagem. Como a pergunta era relacionada à Educação, irei tratar, nesta postagem, disto... Onde conseguir maiores informações a respeito de: escolas, históricos, documentos antigos, etc... etc... Vou focar, nesta postagem, as informações relacionadas ao Estado de São Paulo, pois cada Estado da Federação tem uma Secretaria de Educação…