Invasão dos pisos intertravados

Na cidade onde moramos as praças, reformadas ou novas, têm seus pisos de piso intertravado. O calçadão de uma avenida famosa também. Até aí, tudo bem.
Vi, no jornal regional, cenas de outra cidade da região, maior, onde aparecia parte de um calçamento e... lá estava ele! O mesmo tipo de piso.
Estivemos, nesta semana, em uma cidade do interior de Minas. Na principal avenida da cidadezinha o calçamento do canteiro central estava sendo todo trocado. Muito bom! Estava precisando dar uma renovada! Adivinhem qual o tipo de material utilizado?
Não sou contra melhorar a infraestrutura dos canteiros centrais, praças, calçadas.


O que vi, nas cidades citadas, é um calçamento feito de tal forma, que rapidamente os pisos colocados se soltam, pois os mesmos estão sendo colocados sem nada para fixá-los no local. Como se o fato de levarem este nome “intertravado” fosse resolver o problema.
Aqui em nossa cidade, no calçadão, vemos alguns se soltando, em especial, aqueles que foram recortados para locais próximos a postes, margens das calçadas.
Na cidade onde estivemos, onde os pisos estavam ainda sendo colocados, se via o mesmo problema. Calçamento recém-colocado e alguns soltos, sendo levados, talvez, nos pés dos transeuntes, que necessariamente transitam e transitarão por estes espaços, afinal as calçadas, calçadões servem para isto: tráfego de pessoas.
Quais as consequências disto? Reformas de praças, calçadas, que acabaram de ser feitas! E o que mais? O tempo vai mostrar, se estes pisos continuarão nos seus devidos lugares.
Será que os profissionais, que estão executando o serviço de colocação do pisos intertravados foram orientados e capacitados para tal trabalho? Será que dispunham de todos os materiais e máquinas necessários para realizá-lo com qualidade? Cadê os engenheiros das Prefeituras, que deveriam acompanhar as obras públicas? Cadê os fiscais de obras?
Este dinheiro, não é pouco, utilizado para fazer estas e outras obras nas cidades pelo Brasil afora é meu! É seu! É nosso! Ele é oriundo dos muitos e pesadíssimos impostos, que pagamos direta ou indiretamente! Quero que seja bem gasto!
Veja na sua cidade. Será que tem obras usando este material? Como está sendo feito?

Há sites de empresas, que fornecem tais pisos, nos quais se orienta a colocação correta dos mesmos. Até vídeos demonstrando a execução de um serviço são disponibilizados nestes sites. 

Comentários