Pular para o conteúdo principal

Invasão dos pisos intertravados

Na cidade onde moramos as praças, reformadas ou novas, têm seus pisos de piso intertravado. O calçadão de uma avenida famosa também. Até aí, tudo bem.
Vi, no jornal regional, cenas de outra cidade da região, maior, onde aparecia parte de um calçamento e... lá estava ele! O mesmo tipo de piso.
Estivemos, nesta semana, em uma cidade do interior de Minas. Na principal avenida da cidadezinha o calçamento do canteiro central estava sendo todo trocado. Muito bom! Estava precisando dar uma renovada! Adivinhem qual o tipo de material utilizado?
Não sou contra melhorar a infraestrutura dos canteiros centrais, praças, calçadas.


O que vi, nas cidades citadas, é um calçamento feito de tal forma, que rapidamente os pisos colocados se soltam, pois os mesmos estão sendo colocados sem nada para fixá-los no local. Como se o fato de levarem este nome “intertravado” fosse resolver o problema.
Aqui em nossa cidade, no calçadão, vemos alguns se soltando, em especial, aqueles que foram recortados para locais próximos a postes, margens das calçadas.
Na cidade onde estivemos, onde os pisos estavam ainda sendo colocados, se via o mesmo problema. Calçamento recém-colocado e alguns soltos, sendo levados, talvez, nos pés dos transeuntes, que necessariamente transitam e transitarão por estes espaços, afinal as calçadas, calçadões servem para isto: tráfego de pessoas.
Quais as consequências disto? Reformas de praças, calçadas, que acabaram de ser feitas! E o que mais? O tempo vai mostrar, se estes pisos continuarão nos seus devidos lugares.
Será que os profissionais, que estão executando o serviço de colocação do pisos intertravados foram orientados e capacitados para tal trabalho? Será que dispunham de todos os materiais e máquinas necessários para realizá-lo com qualidade? Cadê os engenheiros das Prefeituras, que deveriam acompanhar as obras públicas? Cadê os fiscais de obras?
Este dinheiro, não é pouco, utilizado para fazer estas e outras obras nas cidades pelo Brasil afora é meu! É seu! É nosso! Ele é oriundo dos muitos e pesadíssimos impostos, que pagamos direta ou indiretamente! Quero que seja bem gasto!
Veja na sua cidade. Será que tem obras usando este material? Como está sendo feito?

Há sites de empresas, que fornecem tais pisos, nos quais se orienta a colocação correta dos mesmos. Até vídeos demonstrando a execução de um serviço são disponibilizados nestes sites. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

Documentos escolares: onde encontrá-los?

Muito já se falou a respeito da internet. Que é uma boa ferramenta. Que é perigosa, em especial para crianças, que ainda não têm senso para perceber o perigo. Além disto, já se falou também da infinidade de informações que temos acesso pela net. Vamos falar, neste texto, deste último ponto. Como ter acesso a esta infinidade de informações, chegando até a informação que se deseja. Por meio deste blog, sempre recebo perguntas de internautas sobre alguns textos, alguns assuntos, que abordei em outras postagens, pedindo maiores informações. Ontem recebi um destes questionamentos, que pedia mais informações sobre o CEEJA. Deste questionamento surgiu a ideia desta postagem. Como a pergunta era relacionada à Educação, irei tratar, nesta postagem, disto... Onde conseguir maiores informações a respeito de: escolas, históricos, documentos antigos, etc... etc... Vou focar, nesta postagem, as informações relacionadas ao Estado de São Paulo, pois cada Estado da Federação tem uma Secretaria de Educação…