Pular para o conteúdo principal

A folha em branco


A folha em branco. No meu caso a folha virtual, na tela do meu PC, esperando pacientemente para ser preenchida. Mas preencher com o quê? De onde vêm as ideias? Como começamos a escrever um texto? De onde os escritores tiram a inspiração para suas criações?
Todos eles, os escritores, já se depararam, em algum momento do seu processo criativo, com uma folha em branco, com a falta de inspiração para redigir uma crônica, um conto, um romance.
Muitos deles já escreveram a respeito disto. Da inspiração. Das ideias. Em alguns casos, a inspiração vem da observação atenta do cotidiano, o homem observando o homem. O homem comum, que pega ônibus, que trabalha, que chora, que torce pelo seu time, este homem que anonimamente faz histórias diárias, sejam elas tristes ou alegres. Histórias que viram crônicas!
Há aqueles escritores que fazem da História inspiração para a escrita de romances, ficção científica. Vejam o Saramago, que usa nas suas histórias ficcionais personagens da História. Lembram do Memorial do Convento e do Frei Bartolomeu de Gusmão e sua Passarola?
Há aqueles, como Gabriel García Márquez, que obtiveram a inspiração nas histórias e pessoas da própria família, confissão feita pelo autor no livro “Viver para contar”, no qual relata histórias familiares e personagens  que o inspiraram. Segundo Márquez, este deveria ter sido seu primeiro livro!
E João Cabral de Melo Neto, que em um depoimento, disse que imaginava que quando se aposentasse teria mais tempo para escrever, porque escrevia nos intervalos, mas que percebeu, ao se aposentar, quando todas as horas ficaram vagas, não tinha mais estímulo para escrever!
Cada um a seu modo, nutria sua arte de alguma forma: dos acontecimentos do cotidiano, das histórias de família, da criatividade “espremida” que brotava na falta de tempo.
Todos os escritores, inclusive estes que citei, com certeza algum dia ficaram inertes olhando uma folha em branco e pensando no que escreveriam. Isto tem até um nome: síndrome da folha em branco!
Sentei-me diante da tela do meu netbook, comecei este texto “A folha em branco” sem saber muito bem para onde iria... Mas ao escrever a primeira frase, em seguida o parágrafo todo, questionando, perguntando, elas, as perguntas, foram burilando minha mente, minhas lembranças de leituras foram aflorando, como que saindo magicamente de uma caixa até então fechada!
É assim, das nossas vivências, das nossas histórias, das nossas leituras, preenchemos a folha em branco do netbook, a folha em branco da redação solicitada pelo professor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

Documentos escolares: onde encontrá-los?

Muito já se falou a respeito da internet. Que é uma boa ferramenta. Que é perigosa, em especial para crianças, que ainda não têm senso para perceber o perigo. Além disto, já se falou também da infinidade de informações que temos acesso pela net. Vamos falar, neste texto, deste último ponto. Como ter acesso a esta infinidade de informações, chegando até a informação que se deseja. Por meio deste blog, sempre recebo perguntas de internautas sobre alguns textos, alguns assuntos, que abordei em outras postagens, pedindo maiores informações. Ontem recebi um destes questionamentos, que pedia mais informações sobre o CEEJA. Deste questionamento surgiu a ideia desta postagem. Como a pergunta era relacionada à Educação, irei tratar, nesta postagem, disto... Onde conseguir maiores informações a respeito de: escolas, históricos, documentos antigos, etc... etc... Vou focar, nesta postagem, as informações relacionadas ao Estado de São Paulo, pois cada Estado da Federação tem uma Secretaria de Educação…