Pular para o conteúdo principal

João Delfiol Construções

João Delfiol Construções

RETROSPECTIVA DO BLOG

Criado com o Padlet

Por que escrevo?

Há algum tempo atrás, quando estava em sala de aula, realizei um trabalho com os alunos sobre relatos autobiográficos. Um dos textos utilizados para isto começava com uma pergunta “Por que escrevo?”. A ela respondiam escritores famosos, jornalistas.
Hoje eu me fiz esta pergunta. Por que escrevo?
Começou com um simples blog, sem grandes pretensões, onde publicava alguns textos, raramente, opiniões sobre leituras. Nada mais. Esta iniciativa ficou abandonada em algum lugar do weblogger.
O tempo passou e os blogs se tornaram mais do que um diário de adolescentes. Utilizado como meio para divulgar notícias de guerras, pois era mais ágil, o texto mais informal, mas não menos verdadeiro, era o cidadão testemunhando sua História, os fatos, publicando-os.
Resolvi renovar meu blog, mudei-o de provedor. Comecei a escrever textos com mais periodicidade. Paralelo a isto, comecei a escrever textos com histórias de família, histórias ouvidas, mas sem compromisso com a realidade, sempre juntando um pouco de ficção, porque “quem conta um conto, aumenta um ponto”.
Mas porque intensifiquei a escrita? Talvez porque no computador não precise ficar rascunhando, apagando, rasurando. Escrevo, se não gostar, apago tudo, apago partes, crio outras. A escrita mais ágil, rápida, ainda por cima com o tipo de letra que eu escolher (bem diferente da minha, que muitos acham difícil de ler!), feia, sem regularidade, não é redondinha, não é bonitinha, não é bem feitinha...
Vou confessar: o computador me seduziu para a escrita!
Veja o poder desta tecnologia!
Não que não tivesse usado outras... Fiz, quando adolescente, aulas de datilografia, afinal precisava me preparar para o futuro. Tive uma máquina de escrever (que guardo com carinho) com tipos grandes, ótima para fazer estênceis para provas. O que estas aulas me ensinaram? A ter agilidade na digitação, porque sou capaz de digitar rapidamente sem ao menos olhar nas teclas!
Mas a velha e querida máquina de escrever não chegou a me seduzir para a escrita, porque estava muito ocupada em trabalhar muito, pagar contas, em sobreviver do meu parco salário de professora iniciante (não que agora seja muito maior...).
Apesar de não ganhar muito mais, algumas coisas se popularizaram, o computador e a internet estão entre elas. Ainda não para todo mundo, mas nem todo mundo quer também, afinal tem os resistentes, os excluídos.
Agora estamos aqui, diante da telinha de um PC (personal computer), falando sobre o porquê de escrever, falando de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). Mas voltemos à pergunta inicial: Por que escrevo?
Porque a escrita me dá poder, poder de dizer o que penso. Poder de registrar o que penso e o que sinto sobre minha vida, minha família, a sociedade, o mundo. Poder de socializar tudo isto, fazer da minha palavra a palavra dos outros.

Comentários

Ivan Leite disse…
Algumas coisas me identifico com as suas palavras, por exemplo: a máquina de escrever. A minha, uma Lettera da Oliveti que guardei no começo deste ano num canto da minha biblioteca na casa de minha mãe, vai ficar lá guardada por muito tempo, pois realmente a tecnologia nos seduz. Quanto ao escrever, acho que escrevemos para tornar 'físico'aos nossos leitores os pensamentos que ficariam registrados no tempo abstrato das nossas mentes.

Postagens mais visitadas deste blog

STAROUP: propagandas, história e futuro da marca

Você se lembra desta marca? Sabe de qual produto? Não?????!!!!!! Pois bem... vou refrescar a memória daqueles que estão nos "enta", dos mais jovens que nunca ouviram esta palavra. Quando eu era adolescente, o que não faz muito tempo, o jeans, que mais se ouvia falar, cujas propagandas eram inteligentíssimas, bem feitas, ainda por cima engajadas, eram da Staroup.  Uma delas foi premiada internacionalmente, porque mostrava o engajamento dos jovens, que eram ousados, corajosos, lutavam contra o regime da época: a Ditadura Militar.  Esta propaganda, famosíssima, ganhadora do Leão de Ouro em Cannes, foi pensada, pelo não menos famoso, Washington Olivetto, da Agência W. Brasil. Quer conhecê-la? Acesse e conheça! Além deste premiado, há outros. Há o comercial abaixo, que mostra a então adolescente, Viviane Pasmanter, no papel da gordinha, que quer usar um jeans da Staroup e faz uma verdadeira maratona para conseguir alcançar seu objetivo. A qualidade do vídeo não é muito bo

O que é o material dourado?

Você, internauta, sabe o que é isto? Provavelmente não. Também não deveria saber, mas uma certa escola particular da cidade colocou isto na lista de material escolar do aluno. Isto é assunto recorrente na mídia todo início de ano: o abuso das escolas em relação ao material escolar. Na semana passada já foi assunto de pauta dos jornais televisivos. Isto não foi veiculado na mídia da região, mas presenciei um pai, que estava fazendo uma via sacra pela cidade à procura do tal material. Eu estava em uma loja de artesanato, quando ele entrou, interpelou o proprietário da loja, que estava me atendendo, perguntou se ele tinha tal material. O dono da loja imediatamente disse que nem sabia o que era isto. Perguntou se eu sabia. Respondi que sim. Falei ao pai o que era tal material, onde ele poderia encontrá-lo. Mas você, leitor, sabe o que é o tal material dourado? Nunca usei este material na escola, pois não é material didático da minha disciplina, nem o utilizei quando era criança

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos. Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio. Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Nat