Pular para o conteúdo principal

Escola pública e elite

Ontem recebi uma mensagem falando de um projeto de Lei de Cristóvam Buarque (http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82166) , ex-ministro da Educação, no qual ele propõe que todo servidor público eleito (vereador, deputado, senador, prefeito) sejam obrigados, por lei, a matricular seus filhos na escola pública, o que, segundo o projeto, corrigirá um problema histórico, pois desde os primórdios de nossa história, os filhos dessas pessoas, funcionários públicos, colocam seus filhos na escola particular, porque a consideram de melhor qualidade, que tem melhor infra-estrutura para receber seus filhos.
Por terem seus filhos frequentando escolas particulares, não tem envidado maiores esforços para melhorar a qualidade de escola pública, pois nela estão os filhos do povo, dos pobres.
Gostei muito dessa ideia do Cristóvam, dessa forma, se for aprovado o projeto, quem sabe não veremos então os nossos governantes, legisladores realmente criando condições para melhorar a escola pública de fato, não apenas no discurso, na propaganda.
A esse respeito, sobre Educação, vi na revista Nova Escola, uma matéria falando sobre o que melhora a escola, a aprendizagem dos alunos, logo no início da matéria, li um trecho que me intrigou muito e que tem a ver com o discutido acima. A revista defende que não há, necessariamente, impacto sobre a aprendizagem o fato de estudar em uma escola com boa infra-estrutura.
Se isso realmente fosse verdade, por que os filhos da elite brasileira freqüentam escolas particulares, que possuem seguranças uniformizados em seus portões? Por que as escolas são bonitas, limpas, bem organizadas? Por que há então funcionários para mantê-las sempre limpas? Por que há então boas bibliotecas e quadras esportivas? Por que em todos os espaços há funcionários suficientes para realizar os trabalhos para o bom andamento das atividades docentes e dicentes?
Será que um Diretor de escola particular precisa abandonar seus afazeres para abrir o portão da escola? Ou mesmo para fechá-lo? Ou ainda atender no guichê da Secretaria? Será que o vice-diretor ou diretor auxiliar, seja qual for o nome, precisa deixar o seu trabalho para fazer as vezes de um inspetor ou bedel?
Como vêem o Projeto de lei citado acima, pode não ser uma solução para a Educação pública, mas vai obrigar os dirigentes a pensarem melhor os destinos da escola pública, em qualquer lugar desse nosso imenso País.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas sobre provas para eliminação de matérias e ENCCEJA E ENEM

Escrevi uma postagem com dicas para concurseiros de primeira viagem, mas analisando os atendimentos diários que faço no meu trabalho, pensei em escrever outro(s) texto(s) com dicas ou orientações sobre outros assuntos, pois mesmo com tanta informação disponível, as pessoas continuam sem conhecimentos básicos, que podem ajudá-las a resolver problemas simples do seu cotidiano, que vão desde onde procurar a informação, como também onde cobrar seus direitos.
Para começar esta série de textos, vou falar um pouco das provas para eliminação de matérias. As pessoas buscam muito este tipo de avaliação, na qual, desde que atinjam as médias, eliminam todo o ensino fundamental ou todo o ensino médio.
Para quem pretende eliminar o ensino fundamental - Ciclo II (antigo ginásio, 5ª a 8ª série, 6º ao 9º ano atualmente) poderá fazê-lo por meio do Encceja, que é uma avaliação de eliminação de matérias, ou seja, o candidato pode ir eliminando áreas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Hum…

ENCCEJA 2017 – ELIMINAÇÃO DE MATÉRIAS – CONCLUSÃO ENSINO FUNDAMENTAL – CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Se este texto for útil para você, deixe seu comentário, dizendo se gostou, como encontrou este blog.

Se você precisa concluir o Ensino #Fundamental ou Ensino #Médio, não tem condições de frequentar a escola, tem 15  ou 18 anos, poderá se inscrever para as provas do #Encceja, que o MEC voltará a aplicar neste ano. Por meio desta prova você pode obter a #conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou ainda, eliminar as matérias, nas quais conseguir acertar ao menos 50% das questões em cada área, inclusive na redação. Importante salientar, que a partir deste ano o #Enem deixará de servir para certificação do Ensino Médio, portanto se você precisa concluir o Ensino Médio aproveite e faça o #Encceja2017. Outra informação muito importante, para quem reside no Estado de São Paulo, é que após realizar a prova do encceja e não passar em todas as áreas, poderá procurar, a qualquer momento, um dos CEEJAS existentes. O CEEJA é uma Centro de Educação de Jovens e Adultos, que é um projeto, cuja fr…

Super heroína: minha mãe

Pela nossa vida procuramos modelos, ídolos, heróis com super poderes, mas não vemos os heróis e heroínas ao nosso redor. Quem são? Onde se escondem? O que fazem? Minha mãe é uma dessas pessoas: uma heroína! Por vários motivos, por isso falarei de alguns deles. Retirante, aos 19 anos, em uma viagem muito longa, com quase toda família, deixou o interior do Pernambuco, Serrita, veio para o interior do Paraná, Terra Rica, naquele tempo ainda distrito de Paranavaí, pequenina, ruas de terra, casas de madeira, o mato sendo desmatado. Vida dura, sem conforto! Casou-se aos 21, em um ano já tinha seu primeiro filho, enfrentava diariamente os desafios da primeira maternidade, os problemas com o marido, rude, mas trabalhador e honesto. Dois anos e pouco depois do primeiro filho, já tinha o segundo, mais dois anos, o terceiro filho, mais dois anos: eu nasci. Nesta época ela tinha dupla jornada: na roça trabalhando na enxada ao lado de meu pai (dos filhos pequenos) e quando chegava em casa, ainda tinh…